Instalar o Tableau Server com Independent Gateway

Este tópico orienta você no processo de instalação do Tableau Server Independent Gateway.

Seguir esse processo resultará em uma configuração de Independent Gateway com uma conexão direta com a implantação de back-end do Tableau Server. Você pode saber mais sobre os modos de conexão direta versus de relé no tópico Configurar o Tableau Server com Independent Gateway.

Pré-requisitos

  • Você deve ter um servidor dedicado com pelo menos 2 núcleos (4 vCPUs), 8 GB de RAM e 100 GB de espaço livre em disco.
  • Você deve usar o Tableau Server 2022.1 ou versões posteriores.
  • Você deve usar um instalador para o Gateway Independente do Tableau Server com uma versão com uma versão principal (2022.1, por exemplo) que corresponda à versão do Tableau Server. Recomendamos à correspondência com as versões de manutenção (2022.1.1 ou 2022.1.5 por exemplo), mas não é um requisito. Se a alteração de "ativos estáticos" entre as versões e as versões não corresponderem, você poderá ver algum impacto inesperado na imagem. Por exemplo, os mapas podem não estar atualizados se o Independent Gateway for uma versão anterior ao Tableau Server.
  • Você deve ter uma licença válida do Advanced Management ativada no Tableau Server. Para saber mais sobre o Advanced Management, consulte Sobre o Tableau Advanced Management no Tableau Server.
  • Por padrão, o Independent Gateway deve poder se comunicar com a implantação do Tableau Server de back-end nas portas 80 e 21319 durante a instalação. Você pode alterar essas portas padrão durante a inicialização conforme descrito posteriormente neste tópico.
  • Verifique se a implantação do Tableau Server está completa e íntegra antes de instalar e configurar o Independent Gateway.
  • Verificar não está executando nenhum outro aplicativo com reconhecimento da Web no computador em que está instalando o Independent Gateway. Por exemplo, se o httpd do Apache estiver instalado no computador, desinstale-o ou configure httpd para que ele não esteja escutando ativamente na porta 80.

Instalar o Tableau Server e o Independent Gateway

A instalação do Independent Gateway é feita usando um de pacote de instalação autônomo que inclui "tsig" como parte do nome do arquivo para distingui-lo do instalador completo do Tableau Server. É altamente recomendável que você instale o Independent Gateway após instalar o Tableau Server e confirmar que está funcionando conforme o esperado. Para instalar, você deve de administrador como usuário root (ou ser capaz de fazer sudo para root). Você pode instalar uma ou mais instâncias do Independent Gateway, mas cada uma deve ser instalada separadamente. Se você estiver instalando várias instâncias para alta disponibilidade ou para distribuir uma carga pesada de cliente, repita as etapas de instalação para cada instância.

Após a instalação, você será solicitado a executar um script chamado initialize-tsig para concluir a instalação. O script pega as informações que você fornece usando parâmetros e configura o Independent Gateway. Depois que o Independent Gateway estiver totalmente instalado, você precisará executar um comando do TSM no nó inicial do Tableau Server para configurar o servidor com detalhes sobre a instância do Independent Gateway.

A instalação do IG consiste nestas etapas:

  • Execute o instalador específico da plataforma.

  • Execute o script de pós-instalação.

  • Habilite a instância do Independent Gateway usando o TSM.

Etapa 1: baixar e instalar o Tableau Server

  1. Instalar e inicializar o TSM: siga as instruções fornecidas neste tópico e conclua as etapas de 1 a 5, que executam o programa de instalação e instalam o TSM.

  2. Ativar e registrar o Tableau Server: forneça a chave do Tableau Server e a chave do Advanced Management na etapa de ativação. Você precisará executar o seguinte comando duas vezes, primeiro com a chave do produto Tableau Server e, em seguida, a chave do produto do Advanced Management:

    tsm licenses activate -k <product key>

  3. Configurar as definições do nó inicial: siga as instruções fornecidas no tópico para configurar as configurações iniciais do nó.

Etapa 2: baixar e instalar o Independent Gateway

Instale o Tableau Server Independent Gateway com o seu gerenciador de pacotes de distribuição, depois execute um script para iniciar o Independent Gateway. O script está incluído no pacote instalado.

O Independent Gateway está instalado no diretório /opt.

  1. Faça logon com um usuário que tenha acesso sudo ao computador em que deseja instalar o Independent Gateway.

    Observação: para evitar possíveis complicações, recomendamos uma conta de usuário que não inclua caracteres especiais (por exemplo, não ASCII, "+", "-"). Isso pode causar problemas, incluindo falha na instalação completa do Independent Gateway, dependendo de como seu ambiente está configurado.

  2. Baixe o pacote do instalador .rpm ou .deb da página Downloads and notas de versão do Tableau Server.

  3. Navegue até o diretório onde você copiou o pacote .rpm ou .deb.

  4. Use o gerenciador de pacotes para instalar o pacote do Independent Gateway.

    Não instale em um local usando um link simbólico ou para um diretório em um volume de Sistema de arquivos de rede (NFS). Execute os seguintes comandos para instalar o Independent Gateway, onde <version>  é formatado como manutenção major-minor-maintenance (example: 2022-1-0):

    • Em distribuições semelhante a RHEL, incluindo CentOS:

      sudo yum update

      sudo yum install tableau-tsig-<version>.x86_64.rpm

    • Em Ubuntu:

      sudo apt-get update
      sudo apt-get upgrade
      sudo apt-get -y install gdebi-core
      sudo gdebi -n tableau-tsig-<version>_amd64.deb
      

Inicialize o Tableau Server Independent Gateway

O próximo passo é executar o script initialize-tsig.

  1. Navegue até o diretório scripts:

    cd /opt/tableau/tableau_tsig/packages/scripts.<version_code>/
  2. Execute o seguinte script para inicializar e iniciar o Independent Gateway:

    sudo ./initialize-tsig --accepteula -c <ts_cluster_location> --<optional_parameters>

    Os únicos parâmetros exigidos para o script são initialize-tsig --accepteula e -c.

    • --accepteula - Inclua esse parâmetro para aceitar o Contrato de licença de usuário final (EULA) do Tableau. O link para o EULA está disponível no local a seguir:

      /opt/tableau/tableau_tsig/packages/docs.<version_code>/

    • -c - Você deve incluir este parâmetro para especificar a localização de rede de todos os nós no cluster do Tableau Server. Esses nós podem estar enviando solicitações de "manutenção" para o Independent Gateway. Curingas e máscaras de sub-rede podem ser usados para especificar vários nós. Para especificar vários endereços, separe os endereços por espaços e use aspas no conjunto completo. Os valores devem ser fornecidos em uma das formas aceitáveis para a diretiva "Obrigatória” httpd mod_authz_host do Apache. Para obter mais informações, consulte https://httpd.apache.org/docs/2.4/mod/mod_authz_host.html(O link abre em nova janela).

    Todos os outros parâmetros, por exemplo, portas padrão usadas por HTTP e o processo de manutenção, são opcionais e, se deixados de fora, receberão valores padrão. Revise os parâmetros e seus valores padrão antes de executar o script: Saída de ajuda para script initialize-tsig .

Etapa 3: habilitar o Independent Gateway no Tableau Server

A última etapa da instalação e configuração do Independent Gateway é habilitar o Independent Gateway no Tableau Server. Para fazer isso, use o comando TSM tsm topology external-services gateway enable -c <file> com um arquivo JSON que identifica a instância ou instâncias do Independent Gateway e fornece ao Tableau Server os detalhes necessários para a comunicação entre o servidor e o Independent Gateway.

O Tableau Server deve estar em um estado interrompido para habilitar o Independent Gateway.

O conteúdo do arquivo JSON do Independent Gateway

O arquivo JSON que você usa para habilitar as instâncias do Independent Gateway no Tableau Server precisa conter o seguinte:

  • id — O valor do id deve corresponder aotsig_instance_id para a instância específica. Se você não forneceu isso, o padrão é o nome de domínio totalmente qualificado do computador do Independent Gateway, em letras minúsculas. O valor no arquivo json deve corresponder à saída do comando hostname.
  • host — O valor do host deve ser um nome que possa ser resolvido por DNS para o computador de gateway independente que possa ser resolvido pelos nós do Tableau Server usando DNS.
  • port — A porta deve corresponder à porta de manutenção (tsig_housekeeping_port ) especificada na instância do Independent Gateway. Se você não forneceu isso durante a inicialização, o padrão é "21319".
  • protocol — O protocolo deve ser o mesmo que o protocolo de manutenção (tsig_housekeeping_port_protocol ) especificado na instância do Independent Gateway. Se você não forneceu isso durante a inicialização, o padrão é "http".
  • authsecret — O authsecret deve corresponder ao segredo criado pelo script de inicialização na instância do Independent Gateway.

O segredo de autenticação do Independent Gateway

O script de inicialização cria um segredo exclusivo e compartilhado em cada computador do Independent Gateway. Você precisa desse segredo para habilitar o Independent Gateway no Tableau Server. Copie o segredo e inclua-o em seu arquivo JSON como "authsecret".

O segredo compartilhado está localizado no arquivo tsighk-auth.conf aqui:

/var/opt/tableau/tableau_tsig/config/tsighk-auth.conf

Exemplo de arquivo JSON de Independent Gateway

O arquivo JSON deve estar no formato abaixo. Este arquivo JSON de exemplo mostra valores padrão onde há padrões. Seu arquivo deve usar os valores reais que correspondem à sua instalação do Independent Gateway e à sua organização.

{
"independentGateways": [ { "id": "<mycomputer.example.com>", "host": "<DNS name of Independent Gateway computer>", "port": "21319", "protocol": "http", "authsecret": "<shared-secret01>" }, { "id": "<mycomputer2.example.com>", "host": "<DNS name of second Independent Gateway computer>", "port": "21319", "protocol": "http", "authsecret": "<shared-secret02>" } ] }

Habilitando o Independent Gateway no Tableau Server

Para concluir a instalação do Independent Gateway, você precisa habilitá-lo usando o TSM.

  1. Copie o arquivo de configuração JSON para o nó inicial do Tableau Server.
  2. No nó inicial, abra um prompt de comando com uma conta que seja membro do grupo tsmadmin.
  3. Execute os seguintes comandos para interromper o Tableau Server, habilite o Independent Gateway usando o arquivo de configuração json e reinicie o servidor:

    tsm stop
    tsm topology external-services gateway enable -c tsig.json
    tsm start

Etapa 4: verificar o Independent Gateway no Tableau Server

Você deve conseguir navegar até a página de entrada do Tableau Server inserindo o endereço do Independent Gateway em um navegador.

Se houver um firewall entre o Independent Gateway e a implantação do Tableau Server de back-end, você precisará abrir as portas dos processos do Tableau Server para conexão direta. Consulte Conexão direta para obter mais informações.

Como alternativa, você pode optar por minimizar os requisitos de porta configurando o Independent Gateway para uma conexão de relé. Consulte Conexão de relé para obter mais informações.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!