O processo de Pesquisa e navegação, com base no Apache SOLR e também conhecido como searchserver, controla a pesquisa rápida, o filtro, a recuperação e a exibição de metadados de conteúdo no servidor. Para configurar alta disponibilidade para o processo de Pesquisa e Navegação, configure o processo em vários nós. A partir da versão 2021.1 do Tableau Server, a funcionalidade do processo de Pesquisa e Navegação é aprimorada pelo Serviço de exploração de conteúdo. Para obter mais informações, consulte Serviço de exploração do conteúdo do Tableau Server.

Processo

Search & Browse

Status O status do processo de Search & Browse é visível na página Status. Para obter mais informações, consulte Exibir o status de processos do servidor.
Registros Os logs gerados pelo processo do Search & Browse são encontrados em /var/opt/tableau/tableau_server/data/tabsvc/logs/searchserver. Para obter mais informações, consulte Locais de arquivo de registro e registros do Tableau Server.

O que acontece quando ocorre uma falha em um processo de Pesquisa e navegação? Os usuários ainda podem entrar no Tableau Server, mas o conteúdo da pasta de trabalho parecerá ausente. O conteúdo não está realmente ausente. Em vez disso, o conteúdo não está sendo retornado nos resultados da pesquisa; ele será exibido novamente após a reinicialização do processo de Pesquisa e navegação.

Se mais de um processo de Pesquisa e navegação for configurado e executado em vários nós quando a falha ocorrer, também ocorrerá falha nas solicitações feitas em um processo de Pesquisa e navegação com falha, mas as solicitações subsequentes serão encaminhadas para os processos de Pesquisa e navegação em funcionamento. Cada processo de Pesquisa e navegação é indexado em todos os nós do cluster, portanto, se todos os processos de Pesquisa e navegação falharem, os resultados ainda serão retornados em todos os nós.

Ajuste do processo de Pesquisa e navegação

Existem várias maneiras de alterar o funcionamento do processo de Pesquisa e navegação no Tableau Server. Na maioria dos casos, você não precisa mudar nada, mas estas são algumas alterações de configuração que você pode fazer.

Memória máxima da pilha de Pesquisa e navegação

É possível configurar as opções de Pesquisa e navegação usando a chave de configuração searchserver.javamemopts. A configuração mais importante que pode ser realizada é a que controla o tamanho da memória máxima da pilha e é especificada pela opção -Xmx. Por padrão, isso é definido pelo Tableau com base na memória física disponível para o nó do servidor que executa o serviço de Pesquisa e navegação. O valor deve ser definido o mais alto possível, com base na memória física disponível e no uso da memória, mas não deve ser superior a 24 GB.

Ao alterar o volume de memória máxima, você precisa levar em conta quaisquer outros serviços no sistema. Se você estiver com pouca memória no computador que executa o Tableau Server, deve considerar adicionar mais memória ou reduzir a topologia na máquina. Se você estiver executando a Pesquisa e navegação em um nó com poucos outros processos ou com grande volume de memória física, pode considerar aumentar o volume usado pelo serviço de pesquisa. Se você estiver executando a Pesquisa e navegação em um nó com um número de processos maior do que o padrão, deve considerar diminuir a alocação de memória máxima da pilha para evitar que o serviço tente usar mais memória do que está disponível.

Alocações de memória máxima da pilha padrão

A tabela abaixo mostra o volume padrão de memória da pilha que o Tableau aloca para Pesquisa e navegação em um nó de servidor, com base na memória disponível:

Memória do sistema Memória da pilha SOLR
<= 16 GB 1 GB
<= 32 GB 2 GB
<= 64 GB 4 GB
<= 128 GB 8 GB
> 128 GB 16 GB

Para alterar o valor de memória máxima da pilha, defina o valor -Xmx de searchserver.javamemopts usando o comando tsm configuration set.

Primeiro obtenha os valores atuais:

C:\WINDOWS\system32>tsm configuration get -k searchserver.javamemopts
-Xmx512m -Xms512m -XX:+ExitOnOutOfMemoryError -XX:-UsePerfData

Em seguida, altere o valor da opção -Xmx. Inclua, mas não altere todas as outras opções:

tsm configuration set -k searchserver.javamemopts -v "-Xmx256m -Xms512m -XX:+ExitOnOutOfMemoryError -XX:-UsePerfData"

Para obter mais detalhes sobre a chave de configuração searchserver.javamemopts, consulte searchserver.javamemopts.

Tempos limite da sessão do cliente

É possível configurar quanto tempo os clientes de Pesquisa e navegação aguardarão para estabelecer uma conexão com o servidor de Pesquisa e navegação e com o Serviço de coordenação (Zookeeper). Ambos os valores de tempo limite são definidos como valores relativamente altos, mas se você tiver problemas de navegação no conteúdo do servidor e em registros do Vizportal e do processador em segundo plano mostrarem tempos limite ao conectar-se ao SOLR, tente aumentar essas configurações. Se isso não causar impacto, você pode estar com recursos limitados no computador do Tableau Server.

searchserver.connection_timeout_milliseconds
searchserver.zookeeper_session_timeout_milliseconds

Para alterar os valores, use o comando tsm configuration set:

tsm configuration set -k searchserver.connection_timeout_milliseconds -v 

Para obter mais detalhes sobre a chave de configuração searchserver.connection_timeout_milliseconds, consulte searchserver.connection_timeout_milliseconds.

Tempo limite da verificação de integridade da conexão do Zookeeper na inicialização

Quando o Tableau Server está sendo ligado, muitos recursos são consumidos, especialmente relacionado à utilização da CPU. Se a Pesquisa e navegação não fizer uma conexão com o Serviço de coordenação (Zookeeper), ocorrerá uma falha na inicialização. Para funcionar nesse contexto, o Tableau Server realiza uma verificação de integridade no Serviço de coordenação, antes de iniciar a Pesquisa e navegação.

Se o computador do Tableau Server estiver especialmente ocupado ou se a Pesquisa e navegação não for iniciada, aumente esse valor de tempo limite.

Um erro é gravado nos arquivos control-searchserver.log quando ocorre uma falha nessa verificação de integridade: Failed zookeeper health check. Refusing to start SOLR.

Para aumentar o tempo que o Tableau Server aguarda por uma verificação de integridade bem-sucedida, defina o valor de searchserver.startup.zookeeper_healthcheck_timeout_ms usando o comando tsm configuration set.

tsm configuration set -k searchserver.startup.zookeeper_healthcheck_timeout_ms -v <nnnnnn>

Para obter mais detalhes sobre a chave de configuração searchserver.startup.zookeeper_healthcheck_timeout_ms, consulte searchserver.startup.zookeeper_healthcheck_timeout_ms.

Agradecemos seu feedback!