Locais de arquivo de registro e registros do Tableau Server

O Tableau Server gere arquivos de registro como uma parte normal do funcionamento. Cada serviço executado como parte do Tableau Server gera seus próprios registros. Esses arquivos de registro incluem informações sobre o que está acontecendo no servidor, o que o serviço ou processo está fazendo e se quaisquer erros ou avisos foram gerados. A extensão das informações nos registros depende de qual serviço está gravando-os, quais os níveis de registro estão definidos e o que está acontecendo no servidor.

Os arquivos de registro podem ser úteis para ajudar a identificar e corrigir problemas no Tableau Server. Em alguns casos, os administradores do sistema podem ser capazes de analisar os registros e encontrar pistas para o que está acontecendo, mas na maioria das situações os registros do Tableau Server são mais úteis para o Suporte ao Tableau. Quando você abre um caso com suporte, pode ser solicitado a enviar arquivos de registro do seu servidor.

Observação: os diretórios e registros específicos gerados pelo Tableau Server dependem da versão do servidor que você está executando e quais processos você configurou. Novos serviços e processos são adicionados periodicamente para aceitarem novas funcionalidades. Para obter detalhes sobre processos ou serviços para os quais você pode encontrar registros, consulte Processos do Tableau Server.

Arquivos de registro do Tableau Server em um cluster ativo

Como uma prática recomendada, você não deve editar ou excluir arquivos de registro em uma instalação ativa do Tableau Server. Fazer isso pode causar comportamento inesperado ou tempo de inatividade do servidor. A maioria dos registros do Tableau Server são gravados em um local no diretório de dados. Alguns registros são gravados em outros locais.

A maneira mais fácil e segura de reunir e visualizar arquivos de registro do servidor é criar um arquivo de registro, que é uma coleção de registros compactados de todos os nós em um cluster. Se você acha que pode precisar de registros antigos por qualquer motivo, por exemplo, para comparar com novos registros depois de fazer uma atualização, ou para enviar ao Tableau Support ao solucionar problemas de servidor, crie um arquivo zip e mova-o para um local seguro que não faz parte da infraestrutura do Tableau Server. Para obter mais informações sobre arquivos de registro em um arquivo de registro, consulte Arquivos de registro do Server compactados.

Os registros podem ocupar bastante espaço, especialmente em um servidor muito usado. Você pode usar o comandotsm maintenance cleanup para remover os registros que não deseja ou precisa mais, mas se você acha que pode precisar dos registros existentes, considere arquivá-los antes da limpeza.

Locais de registros primários em uma instalação do Tableau Server em execução

A maioria dos registros do Tableau Server são gravados no diretório de dados, /var/opt/tableau/tableau_server/data/tabsvc/logs/. Subdiretórios são criados para cada instância de um serviço, com um nome que inclui o nome do serviço e o código de versão. Por exemplo:

/var/opt/tableau/tableau_server/data/tabsvc/logs/backgrounder

Configuração de locais de arquivo em uma instalação do Tableau Server em execução

Além de registros para cada serviço ou processo, config um subdiretório contém informações de configuração sobre o serviço.

/var/opt/tableau/tableau_server/data/tabsvc/config/backgrounder

O Tableau Support pode pedir que você reúna alguns desses itens se estiver trabalhando com eles em um problema de servidor. O conteúdo pode ser analisado pelo Suporte.

Registros que não estão escritos no local principal

Alguns registros não fazem parte do conjunto principal de registros e são escritos para locais diferentes dos diretórios de registro normais:

  • O log do TSM. O arquivo tsm.log está localizado em <home dir>/.tableau/tsm
  • O log de instalação. O arquivo app-install.log está localizado em /var/opt/tableau/tableau_server/logs
  • O log de atualização. O arquivo app-upgrade.log está localizado em /var/opt/tableau/tableau_server/logs
  • Registros do script de bash A maioria dos scripts de bash do Tableau Server localizados no diretório /scripts (/opt/tableau/tableau_server/packages/scripts.<version>) geram seus próprios registros. Eles são gravados no diretório /var/tmp cada vez que um script é executado.

Arquivos de registro do Server compactados

Pode ser que você queira analisar os arquivos de registro do Tableau Server ou precisar enviá-los para o Suporte do Tableau, se tiver um problema com seu servidor. Use o comando tsm maintenance ziplogs para criar um arquivo compactado de arquivos de registro de todos os nós em sua instalação. Por padrão, os armazenamentos dos arquivos de registro do Tableau Server são reunidos em um arquivo compactado chamado logs.zip, mas é possível especificar um nome de arquivo diferente ao criar o armazenamento. É possível copiar o arquivo do servidor para um computador local e abri-lo aqui ou enviá-lo para o Suporte do Tableau.

Quando você abre o arquivo, um diretório é criado para cada nó no cluster, e nesse diretório estão subdiretórios para cada serviço ou processo usando esta convenção de nomeação:

<service_name>_<instance>.<version>.<build>

Se houver várias instâncias de um serviço em um nó, haverá vários diretórios para esse serviço, um para cada instância. Por exemplo, se você tiver dois Processadores em segundo plano em um nó, você verá diretórios como estes:

backgrounder_0.<version>.<build>
backgrounder_1.<version>.<build>

Os diretórios e registros específicos no arquivo zip dependem da versão do Tableau Server que você tem e de quais processos você configurou. Para obter detalhes sobre processos ou serviços para os quais você pode encontrar registros, consulte Processos do Tableau Server.

Agradecemos seu feedback!