O Serviço de Exploração de Conteúdo do Tableau Server amplia os recursos do processo de Pesquisa e Procura e é responsável pela indexação de todo o conteúdo no Tableau Server. Esse serviço está disponível no Tableau Server 2021.1, e versões posteriores, e necessário para pesquisar e navegar em ativos externos, como bancos de dados e tabelas. Bancos de dados e tabelas só estão disponíveis se você tiver o Tableau Catalogativado.

O serviço de exploração de conteúdo é aplicável à pesquisa rápida e filtrada. Ele não é baseado em SOLR, mas depende de Elastic Search para executar suas funções.

Configuração do servidor

O Serviço de exploração do conteúdo é instalado automaticamente no nó inicial.

Configuração em vários nós

Para alta disponibilidade e melhor desempenho, recomendamos que você instale pelo menos uma instância do Serviço de exploração de conteúdo em cada nó que está executando o Servidor de Aplicativos.

Processo

Content Exploration Service

Status O status do Content Exploration Service é visível na Página de status e pode ser acessado usando a CLI TSM para visualizar. Para obter mais informações, consulte Exibir o status de processos do servidor.
Registros Registros gerados por Content Exploration Service são encontrados em /var/opt/tableau/tableau_server/data/tabsvc/logs/contentexploration. Para obter mais informações, consulte Locais de arquivo de registro e registros do Tableau Server.

 

O que acontece quando o Serviço de exploração de conteúdo falha?

Se o Serviço de exploração de conteúdo parar de funcionar, qualquer solicitação de pesquisa para o tipo de conteúdo que ele fornece não apareceria nos resultados da pesquisa. Se várias instâncias do serviço forem instaladas, as solicitações subsequentes serão roteadas para uma instância íntegra.

Um serviço de Exploração de conteúdo é reiniciado automaticamente; desde que o computador não tenha problemas, o processo do Servidor cache será reiniciado.

Ajuste de desempenho

O Serviço de exploração de conteúdo tem a capacidade de escalar conforme necessário, mas com base na memória disponível no nó. No entanto, há uma alocação de memória definida por padrão, que determina a quantidade máxima de memória que pode ser usada pelo serviço. Embora não seja normalmente recomendado que você altere essa configuração se estiver vendo problemas de desempenho devido à alocação de memória insuficiente, poderá executar os seguintes comandos para alterar a configuração máxima de alocação de memória.

Primeiro, recupere a alocação máxima de memória atual executando o seguinte comando:

tsm configuration get -k content-exploration.vmopts

Execute os seguintes comandos para alterar a alocação máxima de memória atualizando apenas o valor -Xmx. Não altere outra opção:

tsm configuration set -k content-exploration.vmopts -Xmx1024m -XX:+ExitOnOutOfMemoryError -Dspring.profiles.active=monolith

tsm pending-changes apply

Arquivos de registro

O Serviço de exploração de conteúdo cria dois conjuntos de arquivos de registro:

  • control_contentexploration*.log: esses registros conterão informações sobre a inicialização e ativação do serviço.
  • contentexploration_*.log: os erros ou problemas são registrados aqui.

Para obter mais informações, consulte Locais de arquivo de registro e registros do Tableau Server.

Precisão da pesquisa

Existem algumas maneiras de o Serviço de exploração de conteúdo ser usado para garantir que o conteúdo pesquisável fique atualizado:

  • Sempre que o conteúdo gerenciado pelo Tableau Server ou pelo Tableau Cloud é modificado, incluindo permissões, o serviço de exploração de conteúdo reindexa os documentos relevantes para manter os índices de pesquisa atualizados.
  • Uma tarefa de processador em segundo plano gerada pelo sistema que valida periodicamente se todo o conteúdo está sincronizado corretamente e reindexa quaisquer discrepâncias encontradas.

Reindexação

Durante a restauração, o processo de restauração iniciará uma reindexação completa do conteúdo e dos ativos externos gerenciados pelo Tableau Server. O processo de reindexação consome recursos de CPU que podem ser perceptíveis durante o backup e restauração.

Agradecemos seu feedback!