Clone do Tableau Server

A partir da versão 2022.3 do Tableau Server, um novo comando tsm permite criar uma cópia da configuração e topologia de uma implantação do Tableau Server e usar isso para criar uma réplica exata da implantação original. O comando tsm settings clone cria um conjunto de arquivos (a "carga útil do clone") que inclui configurações, segredos, configuração e topologia, incluindo portas que estão sendo usadas e informações sobre serviços externos.

Considerações de segurança

O comando tsm settings clone gera um conjunto de arquivos (a "carga útil do clone") que contém todos os segredos gerados por Tableau Server, bem como aqueles fornecidos pelo administrador do servidor durante a configuração, incluindo um keystore contendo pares de chaves e certificados. É extremamente importante para a segurança que você mantenha a carga útil do clone e o local de saída seguros. Para facilitar isso:

  • Se o diretório de saída não existir, o tsm o criará com acesso restrito ao usuário que está executando o comando tsm settings clone.
  • Se o diretório de saída existir quando você executar o comando, o tsm confirmará que ele pertence ao usuário que está executando o comando e que as permissões são limitadas apenas a esse usuário. Se o diretório não tiver as permissões esperadas, uma mensagem será exibida:

    The output directory '<path/to/directory>' exists, but must be restricted to owner only.

Limitações da carga útil do clone

  • A versão do Tableau Server sendo clonado deve corresponder à versão que está sendo criada. Você não pode instalar uma versão mais recente do Server usando uma carga útil de clone de uma versão mais antiga.

Usando o comando clone para criar uma cópia do Tableau Server

Criando uma cópia clonada do Tableau Server é um processo de várias etapas, com as duas etapas de alto nível sendo:

  1. Crie uma carga útil de clone da instalação do Tableau Server que deseja duplicar.
  2. Use a carga útil do clone para instalar uma segunda implantação de Tableau Server. Você é responsável por corresponder a topologia das duas instalações, adicionando nós adicionais para corresponder à implantação original.

Criando a carga útil do clone

Para gerar um conjunto de arquivos (carga útil do clone) que contém as configurações e configurações de topologia para Tableau Server , use o comando tsm settings clone. O comando recebe um único argumento, o diretório de saída onde o conjunto de arquivos deve ser salvo:

tsm settings clone --output-directory <output_directory>

Depois que a carga útil do clone for criada, você poderá usá-la ao instalar uma nova instância do Tableau Server com a configuração e topologia idênticas da instalação de origem.

Usando a carga útil do clone para criar uma cópia do Tableau Server

  1. Instale o pacote do Tableau Server no nó inicial. Não inicialize o Tableau Server. Instalar o pacote do Tableau Server

  2. Execute o script initialize-tsm e especifique o caminho para a carga útil do clone criado pelo comando tsm settings clone:

    sudo /opt/tableau/tableau_server/packages/scripts.<version>/initialize-tsm --accepteula --clone-artifact-dir=<path-to-clone-directory>

    Observação: o Tableau Server é executado como usuário do Tableau sem privilégios, portanto, o administrador deve garantir que o usuário do Tableau tenha acesso de leitura aos diretórios e arquivos clones. Na maioria dos casos, isso requer a concessão de permissões de leitura no conteúdo do diretório clone, bem como permissão de execução (para passagem) em todos os diretórios pai para "outros" .

  3. (Opcional) Instale nós adicionais para corresponder ao número de nós na instalação original (clonada) do Tableau Server. Se a instalação original tiver nós adicionais, esta etapa será necessária. Instale apenas nós adicionais para corresponder ao número na instalação original.

    1. Gere um arquivo bootstrap no nó inicial:
    2. Instale o Tableau Server em cada nó adicional e execute o script initialize-tsm:

      Instalar e configurar nós adicionais

  4. No nó inicial, conclua a inicialização:

    tsm initialize

Contêiner

A funcionalidade de clonagem é conveniente ao usar o Tableau Server em um Contêiner, especialmente quando usado com repositório e armazenamento externo. O comando clone permite que o administrador recrie rapidamente um ambiente do Tableau Server e reconecte os serviços externos.

Observação: as etapas para recriar o cluster do Tableau Server podem ser diferentes dependendo de quais tecnologias de contêiner estão sendo usadas (por exemplo: docker, docker compose ou Kubernetes).

As informações abaixo são específicas para usar o docker diretamente. Ao iniciar o contêiner do nó inicial, você precisa especificar o local da carga útil do clone usando a variável de ambiente CLONE_ARTIFACT_DIR.

Por exemplo:

docker run \
-v <path-to-clone-directory>:/docker/custom-clone-path \
-e CLONE_ARTIFACT_DIR=/docker/custom-clone-path \
-e LICENSE_KEY=<key> \
-p 8080:8080 -p 8800-9000:8800-9000 -p 27000-27010:27000-27010 \
--hostname=<static (internal) name of host machine> \
-d <Tableau Server in a Container image ID or tag>

Recriando uma implantação de vários nós do Tableau Server em um contêiner

Se a carga útil do clone vier de uma implantação de vários nós do Tableau Server, seu contêiner inicial aguardará que nós adicionais ingressem no cluster.

Configurar nós adicionais no cluster ao usar clone é o mesmo que adicionar nós em uma implantação regular e requer:

  • Montagem de volumes para compartilhar o arquivo bootstrap entre os nós
  • Especificação das variáveis de ambiente ALWAYS_WRITE_BOOTSTRAP_FILE e BOOTSTRAP_INSTALL

As etapas detalhadas para criar um ambiente de vários nós em uma implantação de contêiner podem ser encontradas aqui: Tableau Server em um Contêiner de vários nós.

Observação: a carga útil do clone só precisa ser montada e usada no nó inicial do cluster. Você não precisa montar a carga útil do clone em nós adicionais.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!