Tableau Server em um Contêiner - Início Rápido

Introdução

O Tableau Server em um Contêiner é a primeira oferta de servidor em contêiner do Tableau. O Tableau Server em um contêiner é uma instância multifuncional do Tableau Server em execução dentro de um contêiner Docker do Linux. Em outras palavras, um Tableau Server em um Contêiner é uma imagem de docker que executa um aplicativo completo e independente do Tableau Server. O Tableau Server em um Contêiner é o primeiro de muitos passos para aceitar a execução do Tableau Server em um ambiente de contêineres. A maneira mais fácil de entender o conceito do Tableau Server em um Contêiner é imaginá-lo como uma VM com o Tableau Server pré-instalado. A imagem é baseada em uma imagem UBI 8 (CentOS 7 para versão 2022.1 e anterior) e executa supervisord (em vez de systemd) dentro do contêiner. Quando o contêiner é iniciado, o supervisord imediatamente tenta inicializar e executar o Tableau Server. Grande parte desta documentação visa descrever como estabelecer a configuração e utilizar a automação de modo que você possa executar o Tableau Server em ambientes do Docker.

A ferramenta de configuração de Tableau Server em uma Imagem de contêiner ajuda a criar e personalizar imagens de contêiner para incluir pacotes e artefatos personalizados. Uma das funções principais da ferramenta é criar a imagem do contêiner e instalar conectores de dados personalizados. Para obter informações detalhadas sobre como usar a ferramenta de configuração, consulte Tableau Server em um Contêiner - Usar ferramenta de configuração .

Limitações para o Tableau Server em um Contêiner

  • O Tableau Server em um contêiner oferece suporte apenas à ativação de licença usando o Server ATR. A ativação offline usando o Server ATR é compatível com 2023.1 e versões posteriores. Esta funcionalidade está disponível em Contêineres, mas requer etapas extras e aprovação. Se você precisar executar o Tableau Server em um contêiner em um ambiente isolado ou off-line, entre em contato com o representante da sua conta para obter mais informações.
  • O Tableau Server em um Contêiner atualmente não é compatível com o agente da Resource Monitoring Tool (RMT).
  • O Kerberos não é compatível com o Tableau Server em um Contêiner.

Tableau Server em um Contêiner - Guia de Início Rápido

Este tópico fornece todas as etapas necessárias para executar uma implantação básica, de início rápido de uma imagem do Tableau Server em um Contêiner com o uso da linha de comando. O propósito da configuração descrita aqui é fornecer o caminho mais rápido e simples para uma instalação do Tableau Server no Linux em execução dentro de um contêiner. Para uma análise mais detalhada do que o Tableau Server em um Contêiner tem a oferecer, consulte Ferramenta de configuração Tableau Server em um Contêiner e Imagem do Tableau Server em um Contêiner.

Importante: não use o procedimento de Início rápido a seguir como um recurso independente para a implantação do Tableau Server em um ambiente de produção.

Antes de começar

Existem duas etapas básicas necessárias para usar o Tableau Server em um Contêiner:

  1. Criando a imagem de Docker

    A criação do Tableau Server em uma imagem do de Docker do Contêiner só é aceita em um sistema Linux baseado em RHEL (RHEL, CentOS ou Amazon Linux 2). Criar em quaisquer outras distribuições Linux pode ser possível, mas atualmente não foi testado e não é aceito. A criação de imagens no macOS não é compatível. A imagem criada é baseada em uma imagem UBI 8 (CentOS 7.x para versão 2022.1 e anteriores).

    Você deve ter o Docker versão 18.09 ou posterior instalado no host para criar as imagens do contêiner. Em geral, recomendamos o uso da versão estável mais recente do Docker. Algumas distribuições do Linux fornecem apenas versões mais antigas do Docker em seus repositórios de software; nesse caso, pode ser necessário instalar o Docker de uma fonte diferente. As versões do Docker anteriores à versão 18.09 não incluem recursos necessários para o Tableau Server em um contêiner.

  2. Execução da imagem do Docker

    O uso de produção do Tableau Server em um Contêiner é compatível apenas com Linux. Para prototipagem exploratória e trabalho de teste, qualquer sistema que execute imagens de Docker baseadas em Linux deve ser capaz de executar o Tableau Server em imagens de Contêiner (desde que satisfaça os requisitos de hardware e sistemas operacionais descritos em Antes da instalação...).

    As imagens do Tableau Server em um Contêiner exigem os mesmos recursos de hardware do próprio Tableau Server para serem executados. Para implantações de produção, siga as recomendações mostradas em Recomendações mínimas de hardware para produção. Para trabalho exploratório, siga as recomendações mostradas para Requisitos de mínimos de hardware para instalação. Se você estiver implantando em um ambiente de nuvem pública, consulte os links na parte inferior da página Requisitos mínimos de hardware e recomendações para o Tableau Server para obter recomendações detalhadas sobre o dimensionamento da instância. Se estiver usando Docker Desktop no Windows ou macOS para trabalho exploratório, observe que os limites de recursos padrão para contêineres são definidos muito abaixo dos requisitos mínimos e precisarão ser aumentados para executar o contêiner com êxito.

Observação: o suporte do Tableau não pode ajudar com problemas em plataformas ou configurações sem suporte.

As etapas a seguir pressupõem que você tenha um sistema Linux com Docker instalado e tenha baixado a ferramenta de configuração Tableau Server em um Contêiner e um instalador RPM do Tableau Server compatível com a versão.

  1. Descompacte a ferramenta de configuração Tableau Server em um Contêiner

    A ferramenta de configuração Tableau Server em um Contêiner estará disponível como um tarball. Para carregar o arquivo tar, basta usar o comando a seguir:

    tar -xzf tableau-server-container-setup-tool-<VERSION>.tar.gz
  2. Edite o arquivo de registro para fornecer suas informações de identificação exclusivas necessárias para registrar o Tableau Server, de acordo com o Contrato de licença do usuário final. O arquivo ,reg-info.json, serve como um modelo para suas informações de registro identificáveis exclusivamente e obrigatórias e está localizado no diretório superior do Tableau Server em uma ferramenta de configuração de contêiner. Esse arquivo é usado para registrar a instância do Tableau Server em execução na imagem. Fornecer informações precisas garantirá que o processo de registro seja concluído de maneira adequada.

    O valor do campo eula é pré-preenchido com "aceitar" para indicar que você está aceitando nosso Contrato de Licença de Usuário Final (EULA). Você pode visualizar o EULA no diretório EULA da ferramenta de compilação. Conforme descrito no EULA, você deve enviar um registro de usuário identificável exclusivamente ao ativar o Tableau Server. Quando terminar de editar o arquivo de registro, os outros campos devem ter valores que reflitam suas informações exclusivas. Esse arquivo é usado para registrar a instância do Tableau Server em execução na imagem. Fornecer informações precisas garantirá que o processo de registro seja concluído e que seu envio atenda aos requisitos da concessão da licença.

    Observação: você deve aceitar o EULA para usar o Tableau Server. Se você não aceitar o EULA, não poderá executar o Tableau Server.

    O modelo de arquivo de registro reg-info.json antes de editar:

    {
    "zip" : "<value>",
    "country" : "<value>",
    "city" : "<value>",
    "last_name" : "<value>",
    "industry" : "<value>",
    "eula" : "accept",
    "title" : "<value>",
    "phone" : "<value>",
    "company" : "<value>",
    "state" : "<value>",
    "department" : "<value>",
    "first_name" : "<value>",
    "email" : "<value>"
    }
  3. Executar a imagem de contêiner do Tableau Server

    Execute o script de imagem de criação na ferramenta de configuração Tableau Server em um Contêiner

    ./build-image --accepteula -i <Tableau Server Installer>.rpm
  4. Executar a imagem do Tableau Server em um Contêiner

    1. Execute o comando docker run com todos os argumentos preenchidos. É necessário fornecer as Seguintes informações na linha de comando:

      • Chave de licença ou arquivo de chave de licença
      • Nome de usuário senha para uma nova conta de administrador inicial (você usará esses dados para entrar no Tableau Server depois ele for iniciado)
      • Um nome de host estático (interno) para o computador
      • Nome da imagem do Tableau Server em um Contêiner
    2. Quando você tiver coletado essas informações, execute este comando docker em um host de especificação mínima:

      docker run \
      -e LICENSE_KEY=<key> \
      -e TABLEAU_USERNAME=<username> \
      -e TABLEAU_PASSWORD=<password> \
      --hostname=<static (internal) name of host machine> \
      -p 8080:8080 -d <Tableau Server in a Container image ID or tag>
    3. Após 10-20 minutos, o Tableau Server será inicializado.
  5. Acesse o Tableau Server

    Quando o Tableau Server estiver completamente inicializado, verifique se o servidor está funcionando corretamente abrindo um navegador da Web e indo para http://<hostname>:8080 em que <hostname> é o nome do host da máquina que está executando a imagem.

Neste momento, você já deve ter um instância do Tableau Server em execução em um contêiner Docker. Para implantações mais avançadas e personalizadas, use a documentação abaixo para instruí-lo.

Exemplos de configuração de implantação

Docker

Uso básico do Tableau Server em um Contêiner
docker run \
-e LICENSE_KEY=<key>
-p 8080:8080
-d <Tableau Server in a Container image ID or tag>
Uso básico do Tableau Server em um Contêiner com Usuário administrador inicial automatizado
docker run \
-e LICENSE_KEY=<key> \
-e TABLEAU_USERNAME=<myadmin> \
-e TABLEAU_PASSWORD_FILE=/etc/tableau-admin-secret \
-v <full-path-to-pw-file>:/etc/tableau-admin-secret \
-p 8080:8080 -d <Tableau Server in a Container image ID or tag>
Único modo do TSM
docker run \
-e TSM_ONLY=1 \
-p 8080:8080 -d <Tableau Server in a Container image ID or tag>
Uso básico de vários nós
Nó inicial

Opção 1: use se a configuração do servidor (CONFIG_FILE ) especifica uma topologia de vários nós:

docker run \
-v <network-shared-directory>:/docker/config/bootstrap \
-v <full-path-to-config-file>:/docker/config/config.json:ro \
-e LICENSE_KEY=<key> \
-p 8080:8080 -p 8800-9000:8800-9000 -p 27000-27010:27000-27010 \
--hostname=<static (internal) name of host machine> \
-d <Tableau Server in a Container image ID or tag>

Opção 2: use se desejar uma implantação de vários nós, mesmo se a configuração do servidor não especificar a topologia de vários nós:

docker run \
-v <network-shared-directory>:/docker/config/bootstrap \
-e LICENSE_KEY=<key> -e ALWAYS_WRITE_BOOTSTRAP_FILE=1 \
-p 8080:8080 -p 8800-9000:8800-9000 -p 27000-27010:27000-27010 \
--hostname=<static (internal) name of host machine> \
-d <Tableau Server in a Container image ID or tag>
Nó adicional
docker run \
-v <network-shared-directory>:/docker/config/bootstrap \
-e BOOTSTRAP_INSTALL=1 \
-p 8080:8080 -p 8800-9000:8800-9000 \
--hostname=<static (internal) name of host machine> \
-d <Tableau Server in a Container image ID or tag>
Externalizar o uso de dados
docker run \
-v <empty-data-dir>:/var/opt/tableau \
-e LICENSE_KEY=<key> \
--hostname=<static (internal) name of host machine> \
-p 8080:8080 -d <Tableau Server in a Container image ID or tag>
Uso básico do init-container

Contêiner Init

docker run \
-v <empty-data-dir>:/var/opt/tableau \
-e LICENSE_KEY=<key> \
-e INIT_CONTAINER=1 \
--hostname=<static (internal) name of host machine> \
-p 8080:8080 -d <Tableau Server in a Container image ID or tag>

Contêiner de execução

docker run \
-v <empty-data-dir>:/var/opt/tableau \
--hostname=<static (internal) name of host machine> \
-p 8080:8080 -d <Tableau Server in a Container image ID or tag>
Restauração básica do nó único de backup
docker run \
-v <full-path-to-backup-file>:/docker/config/backup/backup-file.tsbak \
-v <full-path-to-config-only-file>:/docker/config/config.json:ro \
-e LICENSE_KEY=<key> \
-p 8080:8080 -d <Tableau Server in a Container image ID or tag>

Docker-Compose

version: '3.2'
services:
    tableau-server:
         hostname: localhost
         volumes:
              - <your-tsm-command-file>:/docker/config/tsm-commands:ro
              - <your-config-file >:/docker/config/config.json:ro
         ports:
              - "8080:8080"
         image: ${IMAGE_NAME}
         environment:
              - LICENSE_KEY=<license-key>

 

 

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!