Limites de recursos do Processador em segundo plano do Tableau Server

O recurso de limites de recursos do Processador em segundo plano do Tableau Server foi introduzido no Tableau Server 2022.1.

Visão geral e conceitos

O que é isso

O recurso de limites de recursos do Processador em segundo plano oferece a capacidade de gerenciar recursos dele mesmo e controlar como eles são usados. A partir de 2022.1, você pode definir limites no número de trabalhos em segundo plano que podem ser executados ao mesmo tempo em um site. Você também pode especificar o número de horas do Processador em segundo plano que um site pode usar para executar trabalhos por dia.

Os limites padrão podem ser aplicados a todos os locais, mas você também pode definir limites personalizados por site. Isso permite que você gerencie os recursos do Processador em segundo plano com base nos requisitos específicos de um site.

Quando usá-lo

Use esse recurso quando quiser garantir que os recursos sejam usados onde são mais necessários. Mais importante, você pode evitar que um único site consuma muitos recursos do processador em segundo plano, afetando a conclusão do trabalho ou o tempo de fila de trabalho em outros locais.

Se você estiver enfrentando um uso desequilibrado de recursos do Processador em segundo plano ou atrasos na conclusão de trabalhos em segundo plano, use esse recurso para otimizar o uso de recursos adequado às suas necessidades organizacionais e prioridades de conteúdo.

Requisitos e recomendações

  1. Esse recurso requer que o Tableau Server seja habilitado com uma licença de Advanced Management(O link abre em nova janela).
  2. Um novo processo do Tableau Server chamado Gerenciador de Limites de Recurso é necessário para impor os limites de recursos definidos. Quando você instala ou atualiza para o Tableau Server 2022.1 ou posterior, esse processo é configurado automaticamente no nó inicial.
    • Recomendamos ter pelo menos cinco processos do Processador em segundo plano no total em execução no Tableau Server para que o recurso de limites de recursos do processador em segundo plano seja executado de maneira ideal. A configuração padrão e as recomendações de topologia são descritas em detalhes no Gerenciador de limites de recursos do Tableau Server.
    • Não recomendamos adicionar mais processos do Gerenciador de Limites de Recurso ao Tableau Server. O processo instalado automaticamente no nó inicial é suficiente.

Terminologia e conceitos

  • Limites de trabalho do site: a simultaneidade de trabalhos em segundo plano e os limites de tempo de execução de um site.
  • Limites de site padrão: a simultaneidade de trabalhos padrão e os limites de tempo de execução para um site.
  • Limites de site personalizados: limites de site específicos para esse site.
  • Tipo de trabalho: o mesmo que tipo de tarefa. Inclui atualizações de extração, assinaturas e fluxos.
  • Limites de trabalhos simultâneos: o número máximo de trabalhos de um tipo específico que podem ser executados ao mesmo tempo. O número máximo é igual ao número total de processos do Processador em segundo plano implantados no Server.
  • Limite diário: o limite diário inclui os limites de tempo de execução e o tempo de reinicialização.
  • Limite de tempo de execução: é o número total de horas de trabalho do Processador em segundo plano alocadas para um site por dia. O número máximo é igual ao número total de processos do Processador em segundo plano implantados no Server multiplicado por 24, sendo 24 o número de horas em um dia inteiro.
  • Tempo de redefinição: o horário em que os limites diários são redefinidos. Isso é definido automaticamente para meia-noite UTC e não pode ser alterado.
  • Sem limite: é como se não houvesse limites de recursos configurados. Nesse caso, os trabalhos em um site que podem ser executados em paralelo podem usar todos os processos de segundo plano disponíveis no Tableau Server.

O que você pode fazer

Como um administrador do Tableau Server,

  1. Você pode especificar o limite de trabalhos simultâneos para cada tipo de tarefa – atualizações de extração, assinaturas e fluxos. Esse limite controla o número de trabalhos em segundo plano em um site que podem ser executados ao mesmo tempo, para um determinado tipo de tarefa. Os limites são exclusivos para cada tipo de tarefa, o que significa que você pode definir limites diferentes para atualizações de extração, assinaturas e fluxos.
  2. Você pode especificar o número de horas do Processador em segundo plano que um site pode usar para executar trabalhos em um período de 24 horas – o limite diário de tempo de execução do trabalho. Ao contrário do limite de trabalhos simultâneos, o limite de tempo de execução do trabalho diário é cumulativo em todos os tipos de tarefas.
  3. Você pode descobrir quantas horas do Processador em segundo plano foram usadas por um site nas últimas 24 horas.
  4. Você pode ver quando um trabalho está atrasado devido aos limites de simultaneidade definidos.
  5. Você pode identificar quando um trabalho é cancelado devido à falta de recursos disponíveis do Processador em segundo plano.

Você pode ver o status e os detalhes do trabalho na página Gerenciar trabalhos do Processador em segundo plano no Tableau Server.

Como proprietário da tarefa, você receberá um e-mail quando seu trabalho em segundo plano for cancelado por limite de tempo de execução diário esgotado.

 

Como definir limites de recursos do Processador em segundo plano

O Tableau Server não define automaticamente limites de recurso. Até que você configure os limites de recursos, não há limitação deles no uso de recursos do processador em segundo plano.

Para definir limites de recursos pela primeira vez ou fazer alterações posteriormente, navegue até a página Configurações e selecione a guia Limites de recursos .

Você só pode configurar limites personalizados depois de configurar os limites padrão.

Com todos os locais selecionados, na página de configurações na guia de limites de recursos, há as definições das configurações.

Limites de site padrão

Os limites de site padrão são definidos no nível do servidor para que possam ser aplicados a todos os locais. As alterações nos limites de locais padrão se aplicam a todos os novos locais e a todos os locais existentes definidos para usar os limites padrão. Locais com limites personalizados não serão afetados por essa alteração.

  • Os Limites de trabalhos simultâneos e os Limites diários de tempo de execução devem ser especificados em números inteiros.
  • As alterações nos limites de site padrão entram em vigor imediatamente e não exigem a reinicialização do servidor.

Para definir limites padrão pela primeira vez, na guia Limites de recursos, selecione Definir limites padrão . Se você estiver atualizando os limites padrão existentes, selecione Editar limites padrão.

Limites de locais personalizados

Para determinados locais, você pode precisar de mais ou menos recursos do que os limites padrão. Isso depende da quantidade de conteúdo que você tem no site e da importância deles para as operações da sua empresa. Quando os valores padrão não são a capacidade correta para um site, você pode definir limites de recursos personalizados para ele. Os limites de locais personalizados podem exceder os limites padrão.

  • Os Limites de trabalhos simultâneos e os Limites diários de tempo de execução devem ser especificados em números inteiros.
  • As alterações nos limites de site personalizados entram em vigor imediatamente e não exigem a reinicialização do servidor.

Para configurar limites personalizados para um site, na guia Limites de recursos, em Ações, clique nas reticências e selecione Personalizar limites do site.

A imagem mostra uma captura de tela da lista de locais na guia de limites de recursos da página de configuração onde você pode definir limites personalizados para um site.

O que acontece depois que você configura os limites de recursos

Depois de definir os limites de recursos para seus locais, o Tableau Server monitora e acompanha o uso de recursos do processador em segundo plano e garante que os limites apropriados sejam aplicados.

Os trabalhos são colocados em uma fila quando o site está em seu limite máximo de simultaneidade e não serão executados até que um trabalho em execução nesse site seja concluído e a capacidade do Processador em segundo plano fique disponível.

Se após 12 horas ainda não houver recurso de simultaneidade disponível, os trabalhos ainda pendentes serão removidos da fila. No final do limite de tempo de execução diário, todos os trabalhos pendentes serão cancelados para o dia, e o proprietário da tarefa receberá uma notificação.

Esse recurso requer que o Tableau Server seja ativado com uma licença válida do Server Management, sem a qual os limites não são impostos. Se a licença for inválida ou desativada por qualquer motivo, os limites configurados anteriormente serão salvos e serão aplicados assim que o problema da licença for resolvido.

Quando fazer ajustes nos limites de recursos

Antes de fazer alterações na configuração, verifique se o Tableau Server está em execução e em bom estado.

Você pode usar a página de trabalhos para identificar trabalhos pendentes ou cancelados e, em seguida, determinar quais deles foram devidos a limites de recursos.

Aqui estão alguns padrões para monitorar e fazer ajustes nos limites de recursos:

  • Se você perceber que um ou mais trabalhos em um site estão sendo cancelados de forma consistente, pode ser necessário aumentar os limites diários de tempo de execução.
  • Se você estiver vendo que os trabalhos em um site estão sendo cancelados consistentemente no início do dia, isso provavelmente significa que o tempo de execução do trabalho diário não é suficiente para esse site.

  • Se você estiver vendo consistentemente vários trabalhos de um tipo específico permanecerem pendentes por um período, convém considerar aumentar os limites de trabalhos simultâneos para esse tipo de tarefa. Como alternativa, considere agendar as tarefas em diferentes períodos para que tudo não esteja sendo executado ao mesmo tempo. Além disso, você pode querer considerar a criação de agendas que são distribuídas por um período mais longo, para que as tarefas não sejam todas agendadas para serem executadas muito próximas umas das outras.
  • Se você não quiser alterar os limites de recursos nas situações descritas acima, poderá optar por ajustar a frequência de agendamento de trabalhos para execução. Por exemplo, se o trabalho estiver agendado para ser executado a cada hora, ajuste-o para ser executado em um agendamento menos frequente.

Quem pode fazer isso

Os administradores do Tableau Server podem configurar limites de recursos.

Um usuário do Tableau Server com tarefas de atualização de extração, assinatura ou execução de fluxo receberá notificações por e-mail quando os trabalhos forem cancelados.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!