Atualização do Resource Monitoring Tool

Estas instruções são para atualizar uma instalação existente do Resource Monitoring Tool do Tableau.

Em um esforço para nos alinhar com os valores de Igualdade de nossa empresa, mudamos a terminologia não inclusiva sempre que possível. Como a alteração dos termos em determinados locais pode causar uma alteração significativa, mantemos a terminologia existente, Portanto, você pode continuar a ver os termos em comandos e opções da CLI, pastas de instalação e arquivos de configuração e outras instâncias. Para obter mais informações, consulte Sobre a Ajuda do Tableau.

Observação: o Resource Monitoring Tool executa uma atualização in-loco, atualizando sua instalação atual para a versão mais recente. Não desinstale a versão existente antes da atualização.

Notas de atualização

Considere o seguinte antes de iniciar o processo de atualização:

  1. Se você estiver planejando migrar para usar um repositório externo (PostgreSQL) ou serviço de fila de mensagens externo (RabbitMQ), verifique a seção de práticas recomendadas de upgrade nos tópicos a seguir:
  2. A partir da versão 2022.3, o Resource Monitoring Tool do Tableau tem comunicações criptografadas integradas entre o RMT Server e os Agentes. No entanto, você precisará executar rmtadmin rotate-mq-certificates em todos os Agentes para habilitar o TLS. Isso se aplica ao RabbitMQ configurado localmente na mesma máquina que o RMT Server. Para obter mais detalhes sobre como fazer isso, consulte Etapas de atualização com a ativação de TLS para RabbitMQ abaixo.

  3. Você pode precisar reiniciar a máquina durante uma atualização. Isso geralmente ocorre quando os arquivos estão bloqueados e não podem ser atualizados pelo instalador. Se necessário, você será solicitado pelo instalador. Devido a essa possibilidade, você pode querer considerar fazer suas atualizações fora do horário de trabalho.

  4. Às vezes, o Resource Monitoring Tool vai modificar o banco de dados e, nesses casos, o processo de atualização incluirá uma migração de banco de dados. No caso de migração de banco de dados, você verá um banner de mensagem no topo da página na Web do RMT Server com uma estimativa de tempo para concluir o processo. Uma captura de tela de exemplo é mostrada abaixo:

    Ao expandir o banner, você pode consultar os detalhes do impacto da atualização. As alterações são exclusivas de cada versão e os detalhes mostrados são específicos da versão.

  5. O Resource Monitoring Tool é retrocompatível com as versões do Tableau Server, mas não é compatível com versões posteriores. Isso significa que a versão do Resource Monitoring Tooldeve ser igual ou posterior à versão do Tableau Server que você está monitorando.

    Por motivos de compatibilidade, a Tableau recomenda que você atualize o Resource Monitoring Tool primeiro e, em seguida, faça uma atualização do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Compatibilidade do produto com o Tableau Server.

Como atualizar o Resource Monitoring Tool

Recomendamos que você faça uma atualização in-loco de Resource Monitoring Tool. Se você desinstalar o Resource Monitoring Tool e instalar uma nova versão do banco de dados, isso pode resultar em corrupção de dados e você será solicitado a reinstalar a versão anterior e refazer o processo de atualização.

  1. Faça logon no Resource Monitoring Tool em um navegador e confirme se está funcionando, antes de iniciar a atualização.

  2. Copie a nova versão do pacote do RMT Server na máquina do RMT Server.

  3. Copie a nova versão do pacote RMT Agent para as máquinas onde você tem RMT Agents instalados. Os RMT Agents são instalados nos nós do Tableau Server que você está monitorando.

  4. Em cada nó do Tableau Server executando o Serviço do RMT Agent, mude para o usuário tabrmt-agent e interrompa o Serviço do RMT Agent:

    sudo su --login tabrmt-agent
    rmtadmin stop
    exit
  5. Alterne para o usuário tabrmt-master no RMT Server e interrompa o serviço RMT Server usando o seguinte comando:

    sudo su --login tabrmt-master
    rmtadmin stop
    exit
  6. Aguarde até que não haja nenhum processo em execução com tabrmt no nome antes de prosseguir para a próxima etapa.

    Depois que os serviços forem interrompidos, é recomendável verificar se os processos de Resource Monitoring Tool estão em execução: qualquer um com tabrmt-agent ou tabrmt-master. Isto não inclui PostgreSQL ou RabbitMQ. Você pode verificar o status usando o seguinte comando:

    rmtadmin status

  7. Execute os comandos de atualização no RMT Server. Isso atualizará a versão existente para a nova versão:

    Para distribuições semelhante a RHEL, incluindo CentOS:

    sudo yum install <pathtomasterserverinstaller>/<tabrmt-master-setup-<version>-x86_64.rpm>

    sudo /opt/tableau/tabrmt/master/install-scripts/upgrade-rmt-master --accepteula

    Para distribuições do Ubuntu:

    sudo apt install <pathtomasterserverinstaller>/<tabrmt-master-setup-<version>-amd_64.deb>

    sudo /opt/tableau/tabrmt/master/install-scripts/upgrade-rmt-master --accepteula

  8. Uma vez atualizado o RMT Server, atualize todos os RMT Agents executando o seguinte comando:

    Para distribuições semelhante a RHEL, incluindo CentOS:

    sudo yum install <pathtoagentinstaller>/<tabrmt-agent-setup-<version>-x86_64.rpm>

    sudo /opt/tableau/tabrmt/agent/install-scripts/upgrade-rmt-agent --accepteula

    Para distribuições do Ubuntu:

    sudo apt install <pathtoagentinstaller>/<tabrmt-agent-setup-<version>-amd_64.deb>

    sudo /opt/tableau/tabrmt/agent/install-scripts/upgrade-rmt-agent --accepteula

  9. Confirme se o RMT Server e os Agents estão em execução. Inicie os serviços e RMT Server e Agents se não reiniciarem automaticamente após a conclusão da atualização.

  10. Para verificar se os Agentes RMT foram atualizados, faça login em Resource Monitoring Tool em um navegador e vá para o menu Admin, selecione Environments, e clique no ícone Edit Environment para ver os detalhes do ambiente. Na guia Servers, você pode ver a versão do RMT Agent. Isso pode ser útil para determinar quais RMT Agents foram atualizados ao usar um cluster de vários nós do Tableau Server.

Etapas de atualização com a ativação de TLS para RabbitMQ

Como os agentes em versões anteriores a 2022.3 têm se comunicado usando conexão não criptografada com o serviço de fila de mensagens RabbitMQ, ao atualizar para a versão 2022.3 ou posterior, esses agentes precisam ser atualizados para usar os novos detalhes de conexão segura. As etapas para fazer isso são as seguintes:

  1. Depois de concluir as etapas de atualização descritas na seção acima, interrompa todos os agentes executando o seguinte comando:

    rmtadmin stop --agent

  2. Baixe o arquivo bootstrap para o ambiente executando o seguinte comando:

    rmtadmin bootstrap-file --env<myenvironment> --filename <The absolute or relative path including the file name>

  3. Execute o seguinte comando em cada uma das máquinas onde o Agent está instalado:

    rmtadmin rotate-mq-certificate <BOOTSTRAP_FILE> --username=<RMT Server Username> --password-file=<RMT Server Password file name>

  4. Reinicie cada máquina do Agent após executar com sucesso o comando rmtadmin rotate-mq-certificate.

Quem pode fazer isso

Para atualizar o Resource Monitoring Tool, será necessário ter as seguintes permissões:

  • Conta de usuário com acesso completo ao Sudo.
  • Administrador do Tableau Server.
  • Administrador do Resource Monitoring Tool.
Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!