Usar projetos para gerenciar o acesso ao conteúdo

Quando os usuários do Tableau Desktop publicam um conteúdo em um site no Tableau Server, eles podem selecionar um projeto para publicá-lo.

Os projetos podem ser usados para navegação, organização e gerenciamento de acesso a ativos como pastas de trabalho, fontes de dados, ampliação e projetos aninhados. A partir do Tableau Cloud de outubro de 2022/Server 2022.3, se o Data Management estiver licenciado e o Catálogo estiver habilitado, um projeto também poderá conter ativos externos, como bancos de dados.

A imagem a seguir mostra o conteúdo no projeto de nível superior Operações, no ambiente de criação na Web. O projeto Operações contem alguns projetos aninhados (realçados) e pastas de trabalho publicadas. Um projeto também pode conter outros tipos de ativos.

Por que usar projetos

Os projetos auxiliam na criação de um processo escalonável para gerenciar o acesso ao conteúdo publicado em Tableau Server. As vantagens incluem:

  • Eles permitem que os administradores deleguem gerenciamento de conteúdo para líderes de projeto que trabalham com o conteúdo, sem que precisar conceder acesso de administrador às configurações do site ou servidor.
    • Os líderes de projeto podem criar projetos aninhados no projeto de alto nível e manter o conteúdo de sua equipe em uma hierarquia simples.
    • Observação: os proprietários de projeto podem excluir os projetos de nível superior que possuem. Os líderes de projeto não podem excluir projetos de nível superior.
  • Também podem facilitar a navegação do site para usuários de autoatendimento.
    • Os projetos segmentam o site do Tableau Server em áreas que oferecem aos usuários acesso com base na forma como usam os dados publicados para essas áreas ou no grupo de usuários do Tableau com o qual trabalham.
    • É possível ocultar projetos dos grupos que não precisam usá-los, criar um esquema de nomeação de projeto identificável e aproveitar as descrições dos projetos para esclarecer como usá-lo.
  • Eles permitem o controle das permissões de modo eficaz.
    • Crie grupos baseado no nível de acesso de conteúdo que os usuários no grupo precisam e defina permissões padrão nos projetos. Isso permite saber exatamente quais capacidades os novos usuários obtêm por padrão, assim como quais capacidades todos os usuários obtêm quando um novo projeto é criado.

Quando criar hierarquias de projeto (exemplo)

Muitas empresas têm diversos grupos distintos de usuários do Tableau, cada um com suas prioridades e líderes. Esses grupos podem compartilhar conteúdo da empresa inteira (ou até mesmo usar um pool de fontes de dados da empresa), mas eles usam os dados e relatórios primariamente da equipe específica. Neste caso ou em semelhantes, um exemplo de uso das hierarquias do projeto pode ser o seguinte:

  1. Você, como administrador do site ou servidor, pode criar projetos de nível superior para cada equipe distinta do Tableau.
  2. Em cada projeto de nível superior, você atribui o status de Líder do projeto aos responsáveis na equipe e altera o proprietário do projeto. Os líderes de projeto são os administradores de conteúdo, portanto, é importante que entendam como as permissões funcionam no Tableau, assim como as práticas recomendadas de gerenciamento de conteúdo do Tableau.
  3. Cada líder de projeto pode gerenciar seu projeto, criando a estrutura nele que funciona para a equipe. Isto é, eles podem criar projetos secundários necessários com base na forma como os membros da equipe colaboram e compartilham dados e relatórios.

Como administrador de site, o benefício é se concentrar na integridade do sistema. O benefício para os usuários do Tableau é que as pessoas que conhecem as práticas recomendadas de trabalho com o Tableau e os dados podem gerenciar isso para suas equipes sem precisar enviar solicitações ao setor de TI para alterar permissões ou adicionar projetos.

Por que não usar sites?

Os sites funcionam adequadamente quando o conteúdo pode ficar completamente separado durante todas as fases, e há pouca ou nenhuma sobreposição de usuários. Um exemplo bom (e comum) do uso de vários sites é criar um site para cada um de vários clientes externos, cujo conteúdo publicado você gerencia como consultor ou fornecedor.

Os projetos permitem a flexibilidade necessária para administrar dados e relatórios compartilhados, assim como usuários que possam pertencer a vários grupos. Os projetos funcionam melhor do que sites para a evolução do conteúdo, desde o desenvolvimento, montagem até a produção.

Administração no nível do projeto

Para obter mais informações sobre como administrar projetos, consulte Gerenciar permissões com projetos.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!