Monitorar integridade e desempenho do fluxo

Depois de publicar fluxos e agendá-los para serem executados periodicamente, você quer saber que eles estão sendo executados conforme esperado e solucionar problemas. Além disso, você deseja monitorar e entender o desempenho dos seus fluxos.

Este tópico descreve os vários métodos que o Tableau Server fornece para ajudar você a monitorar seus fluxos.

Detectar problemas conforme eles ocorrem e solucioná-los

Configure o Tableau Server para enviar notificações por e-mail quando os fluxos falharem ou localizar e analisar erros no Tableau Server usando o menu Alertas ou ao revisar as páginas de fluxo dos fluxos que você está interessado. Esse tipo de monitoramento permite detectar problemas à medida que ocorrem.

Receber notificações quando um fluxo falhar:

Você pode configurar o Tableau Server para enviar notificações sobre falha de fluxo por e-mail, no site do Tableau ou no Slack. Para configurar notificações do Tableau Server e de sites, siga as instruções na Etapa 2: Configurações de fluxo para o Tableau Server.

Ver e solucionar erros

Observação: a partir da versão 2020.4.1, você pode criar e editar fluxos diretamente no Tableau Server e no Tableau Cloud. O conteúdo desta seção se aplica a todas as plataformas, a não ser se for indicado de outra forma. Para obter mais informações sobre os fluxos de criação na Web, consulte Tableau Prep na Web.

Os erros a seguir podem ocorrer ao executar um fluxo:

  • Erros de conexão: os erros de conexão geralmente acontecem quando o Tableau Server não consegue se conectar a uma ou mais entradas de dados ou não consegue fazer uma conexão em uma ou mais etapas de saída.

    • Para erros de conexão de entrada, use a opção Editar conexões, na guia Conexões para fazer alterações nos detalhes da conexão e, em seguida, execute o fluxo novamente.
    • Para erros de conexão de saída, verifique o local de saída das etapas de saída de fluxo. Se a saída do fluxo for um compartilhamento de rede, verifique se as etapas de saída estão apontando para um local seguro. Depois de fazer qualquer alteração, publique novamente o fluxo e tente executá-lo novamente.

      Observação: para corrigir erros de conexão de saída para fluxos que são de saída para um arquivo ou compartilhamento de rede, baixe o fluxo para Tableau Prep Builder, em seguida, republique-o para o seu servidor. Fluxos que são publicados em uma fonte de dados ou banco de dados publicados podem ser editados diretamente na Web.

  • Erros no fluxo: se houver erros em uma ou mais etapas do fluxo, você verá uma mensagem de erro. Você pode editar o fluxo diretamente na Web e republicá-lo. Também é possível baixar o fluxo para o Tableau Prep Builder, solucionar os erros, republicar o fluxo no servidor e executá-lo novamente.

  • Tarefas de fluxo suspensas: quando uma tarefa de fluxo agendada não é executada depois de um número determinado de tentativas, ela é suspensa. Por padrão, uma tarefa de fluxo é suspensa após 5 falhas consecutivas de tarefas de fluxo.

    Um fluxo pode ter várias tarefas agendadas atribuídas a ele, mas apenas as tarefas com falha são suspensas. Todas as outras tarefas de fluxo continuarão a ser executadas, a menos que tenham erros. Para solucionar uma tarefa suspensa, revise e resolva os erros, execute o fluxo sob demanda ou deixe que o fluxo seja executado automaticamente com base na agenda atribuída.

    Observação: os administradores do servidor podem configurar o número de tentativas antes que uma execução de fluxo seja suspensa usando a opção de conjunto de configuração tsm. Para obter mais detalhes, consulte Etapa 5: Configurações opcionais do servidor.

Você pode visualizar os erros nas seguintes páginas:

Página de Visão geral do fluxo

Nesta página você pode ver o status da execução e dos erros mais recentes. Passe o mouse sobre o texto de erro para consultar os detalhes do erro. Se uma tarefa agendada for suspensa, um ícone de aviso será exibido ao lado da agenda. Passe o cursor sobre o ícone para exibir o status.

Depois de solucionar o erro que causou a falha do fluxo ou a tarefa a ser suspensa, você pode executar o fluxo manualmente ou permitir que o fluxo seja executado com base no agendamento atribuído. Para tarefas de fluxo suspensas, clique no link Ir para a Tarefa agendada na dica de ferramenta da tarefa suspensa para navegar até a página Tarefas agendadas e clique no botão Continuar tarefas agendadas para retomar as tarefas suspensas.

Página Conexões

A página Conexões mostra o status mais recente e quaisquer erros de conectividade relacionados. Para corrigir erros de entrada, clique no menu Mais ações para uma obter conexão de entrada para editar a conexão e alterar o nome do servidor, porta, nome de usuário e senha.

Para corrigir erros de conexão de saída, edite o fluxo diretamente ou baixe-o no Tableau Prep Builder, corrija o caminho do arquivo e republique o fluxo para continuar a executá-lo.

Página Tarefas agendadas

Observação: é necessário ver esta guia Data Management.

Ver as tarefas agendadas atribuídas a um fluxo. Se uma tarefa agendada for suspensa, você verá o status dessas tarefas aqui e poderá retomá-las manualmente a partir desta página. Antes de retomar uma tarefa suspensa, solucione os erros no fluxo.

Detalhes dos erros não são mostrados nesta página, mas você pode consultá-los nas páginas Visão geral ou Histórico de execução. Você também pode clicar nos links na coluna Tipo de agenda para ver os detalhes do que foi programado e editar as tarefas.

Uma tarefa suspensa agendada será retomada automaticamente quando o fluxo for republicado, se você editar uma conexão para o fluxo ou se executar manualmente as tarefas de fluxo. Para retomar manualmente uma tarefa suspensa, na página Tarefas agendadas, clique em Retomar tarefas agendadas. Isso retoma todas as tarefas suspensas do fluxo.

Para retomar tarefas individuais, clique no menu Mais ações de uma tarefa agendada e selecione Retomar. Além disso, clique em Executar Agora para executar todas as tarefas do fluxo imediatamente.

Página Histórico de execução

Observação: é necessário ver esta guia Data Management.

A página Histórico de execução mostra os detalhes de todas as execuções concluídas ou em andamento para cada saída. Visualize os detalhes do erro ao focalizar com o mouse sobre os erros na coluna Erros. A coluna de duração mostra o tempo de execução do fluxo.

Observação: a partir da versão 2020.2.1, o campo Tipo de execução mostra o tipo de atualização da saída. Em versões anteriores, este campo mostrava se a saída foi executada em um cronograma ou sob demanda. Para obter mais informações sobre como configurar tipos de atualização de saída, consulte Atualizar dados de fluxo usando atualização incremental(O link abre em nova janela) .

Alertas

Quando um fluxo falha, o menu de alertas é preenchido com os detalhes de erro com a opção para executar novamente o fluxo ou baixá-lo para solucionar o problema.

Observação: proprietários de fluxo, servidores ou administradores de sites podem ver este menu.

Status de processo do Tableau Prep Conductor

  • A página de status do Tableau Services Manager (TSM) é acessível no TSM e pode ser visualizada por administradores do TSM. Você deve poder fazer logon no TSM para visualizá-la.

  • A página de status do Tableau Server aparece na interface do usuário na Web do Tableau Server e é acessível para administradores do Tableau Server. Se passar o cursor pelo indicador de status de um processo, uma dica de ferramente mostra o nome do nó e a porta onde o processo está sendo executado. A página de status do Tableau Server não mostra os processos do TSM.

    Quando o Tableau Server estiver funcionando corretamente, o Tableau Prep Conductor será exibido como Ativo ou Ocupado:

    • Ativo—o processo está funcionando como planejado.

    • Ocupado — O processo está concluindo uma tarefa.

    • Inativo —o processo está inoperante. As implicações variam, dependendo do processo.

    • Status indisponível — O Tableau Server não conseguiu determinar o status do processo.

Quem pode fazer isso

  • Administradores do Tableau Server:
    • Configurar notificações por e-mail no nível do servidor
    • Configurar notificações por e-mail para um site
    • Ver erros
    • Retomar tarefas suspensas
    • Ver alertas
    • Ver status de processos
  • Administradores do site do Tableau:
    • Configurar notificações por e-mail no nível do site
    • Ver erros
    • Retomar tarefas suspensas
    • Ver alertas
  • Proprietários de fluxo, líderes de projeto e qualquer usuário que tenha permissões para visualizar o fluxo:
    • Ver erros
    • Retomar tarefas suspensas
    • Ver alertas (proprietários de fluxo)
Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!