O Serviço de coordenação é criado no Apache ZooKeeper(O link abre em nova janela), um projeto de código-fonte aberto, e coordena atividades no servidor, garantindo quorum no caso de falha e servindo como a fonte do "truth" relacionada à topologia, a configuração e o estado do servidor. O serviço é instalado automaticamente no nó inicial do Tableau Server, mas nenhuma instância adicional é instalada ao adicionar outros nós. Como o funcionamento bem-sucedido do Tableau Server depende que o Serviço de coordenação funcione adequadamente, recomendamos que, para instalações de servidor de três ou mais nós, você adicione instâncias adicionais do Serviço de coordenação ao implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação. Isso oferece redundância e disponibilidade aprimorada caso essa instância apresente problemas.

O Serviço de coordenação pode gerar uma grande quantidade de E/S à medida que se comunica com outros componentes do servidor, portanto, se estiver executando o Tableau Server em computadores que atendem ou excedem os requisitos mínimos de hardware, é possível instalar o Tableau Server em uma configuração que usa nós somente de Serviço de coordenação Isso significa instalar o Serviço de coordenação em nós que não executam outros processos de servidor e removê-lo de quaisquer nós que executem outros processos de servidor. Este procedimento explica como fazer isso. Você também pode executar o ensemble do Serviço de coordenação nos mesmos nós que executam outros processos do Tableau Server. Para obter detalhes sobre como fazer isso, consulte Implantar um ensemble do Serviço de coordenação.

Importante: a partir da versão 2020.1.0, houve uma mudança no processo de implantação de um ensemble do Serviço de coordenação. Se estiver executando uma versão anterior do Tableau Server, consulte a documentação dessa versão. Você pode encontrar a documentação de todas as versões compatíveis aqui: Ajuda do Tableau(O link abre em nova janela)

Pré-requisitos

Antes de continuar com os procedimentos nesse tópico, conclua os pré-requisitos a seguir:

Observação: essa operação inclui etapas que talvez precisem ser executadas com a linha de comando do TSM.

Implantar um ensemble em nós apenas do Serviço de coordenação

Uma forma de acomodar o alto impacto de E/S do Serviço de coordenação é implantar um ensemble nos nós que executam apenas o Serviço de coordenação e o Controlador de cluster. As etapas a seguir mostram como implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação em um cluster de vários nós já existente do Tableau Server.

Observação: para uma licença do Tableau Server com base em núcleo, os nós apenas do serviço de coordenação não contam em relação à contagem total dos núcleos licenciados.

  1. Acrescente mais nós ao seu cluster.

    Consulte Instalar e configurar nós adicionais.

  2. Se você adicionou os novos nós utilizando o TSM CLI, será necessário configurá-los com o Controlador de cluster (essa etapa não será necessária se os nós foram adicionados utilizando a interface de usuário da Web do TSM, pois o Controlador de cluster é adicionado automaticamente ao adicionar um nó com a interface de usuário da Web).

    No nó inicial, abra uma sessão do terminal.

  3. No nó inicial do cluster, configure os novos nós com uma instância do Controlador de cluster:

    tsm topology set-process -pr clustercontroller -n <node4> -c 1

    tsm topology set-process -pr clustercontroller -n <node5> -c 1

    tsm topology set-process -pr clustercontroller -n <node6> -c 1

    Se solicitado, faça logon como administrador do TSM.

  4. Aplique as alterações de configuração. Se as alterações pendentes exigirem uma reinicialização do servidor, o comando pending-changes apply exibirá um prompt para que você saiba que ocorrerá uma reinicialização. Esse prompt será exibido mesmo que o servidor esteja parado, porém, nesse caso, não há reinicialização. Cancele o prompt com a opção --ignore-prompt, mas isso não altera o comportamento de reinicialização. Se as alterações não exigirem uma reinicialização, elas serão aplicadas sem um prompt. Para obter mais informações, consulte tsm pending-changes apply.

    tsm pending-changes apply

    Um aviso sobre a implantação de um ensemble do Serviço de coordenação é exibido porque você implantou um cluster de vários nós. Se esse for o único aviso, é possível substituí-lo com segurança usando a opção --ignore-warnings para aplicar as alterações de configuração apesar do aviso.

                                tsm pending-changes apply --ignore-warnings
                            
  5. Confirme se todos os nós estão sendo executados:

    tsm status -v

  6. No nó inicial de um cluster, abra uma sessão de terminal e digite este comando para interromper o Tableau Server:

    tsm stop

  7. Obtenha as IDs de cada nó no cluster:

    tsm topology list-nodes -v

  8. Use o comando tsm topology deploy-coordination-service para adicionar um novo ensemble do Serviço de coordenação ao adicioná-lo a nós específicos. Especifique os nós aos quais o Serviço de coordenação deve ser adicionado. O comando também torna o novo ensemble o de “produção” (o ensemble em uso) e remove o ensemble antigo.

    Observação:um prompt "y/n” é exibido, confirmando que uma reinicialização do servidor ocorrerá. Para executar o comando sem entrada, inclua a opção --ignore-prompt.

    Por exemplo, implante o Serviço de coordenação a três nós de um cluster de seis nós:

    tsm topology deploy-coordination-service -n <node4,node5,node6>

    Aguarde até que o comando seja concluído e você retorne ao prompt do sistema.

  9. Inicie o Tableau Server:

    tsm start

Agradecemos seu feedback!