Usar certificação para ajudar usuários a encontrar dados confiáveis
Em um ambiente de autoatendimento com vários publicadores, é comum que um projeto no Tableau Server inclua uma variedade de conteúdo nomeado de forma semelhante ou que seja baseado nos mesmos dados ou em dados subjacentes semelhantes, ou que seja publicado sem qualquer informação descritiva sobre ele. Quando este é o caso, os analistas podem não ter confiança sobre os dados que devem usar.
Para ajudar os usuários a encontrar os dados confiáveis e recomendados para o tipo de análise que desejam realizar, você pode certificar os dados que atendem aos padrões de dados da sua empresa.
A certificação complementa o recurso Cronograma de treinamento de recomendações, oferecendo uma maneira de promover os dados por meio da curadoria.
Além de certificar fontes de dados publicadas, se você tiver licença do Data Management para Tableau Server ou Tableau Cloud:
- Se Tableau Catalog estiver habilitado, você poderá certificar bancos de dados e tabelas associados ao conteúdo do Tableau. (Para obter mais informações sobre Tableau Catalog, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server ou do Tableau Cloud.)
- A partir do Tableau 2022.1, você pode certificar conexões virtuais e tabelas de conexões virtuais.
Como a certificação ajuda os usuários a encontrar dados confiáveis
Quando você certifica um ativo, os usuários veem um emblema ou marca de seleção verde, dependendo de onde o ativo está sendo visualizado.
As fontes de dados certificadas têm uma classificação superior nos resultados de pesquisa e são adicionadas às fontes de dados recomendadas.
Além disso, você pode fornecer observações sobre o status da certificação, exibido quando os usuários clicam no crachá, ou em uma dica de ferramenta ao passarem o mouse sobre o ícone da fonte de dados na criação na Web ou no Tableau Desktop. As informações também mostram quem certificou a fonte de dados.
Criar diretrizes para selecionar os dados para certificação
Como a maioria dos recursos do Tableau, a certificação é flexível. Você pode definir para a sua empresa os critérios usados para determinar quando certificar um ativo. Ao fazer isso, documente e compartilhe suas diretrizes. As diretrizes podem ajudar você, outros administradores e líderes de projetos a serem consistentes com suas escolhas de certificação. Elas também podem ajudar os usuários a entender o que a certificação significa.
Mesmo que use os mesmos critérios de certificação em todos os projetos ou opte por definir critérios únicos para cada projeto, o importante é ser claro sobre o que a certificação significa no seu ambiente.
Quem pode certificar os dados
Para certificar uma fonte de dados, você deve:
- ser um servidor ou administrador de site ou
- ter uma função de site do Explorer (pode publicar) ou Creator e ser o proprietário do projeto ou ter o recurso Líder de Projeto no projeto que contém os dados que deseja certificar.
Para certificar conexões virtuais e tabelas de conexões virtuais, você deve ter uma licença do Data Management em seu ambiente e você deve
- ser um servidor ou administrador de site ou
- ter uma função de site do Explorer (pode publicar) ou Creator e ser o proprietário do projeto ou ter o recurso Líder de Projeto no projeto que contém os dados que deseja certificar.
Para certificar os bancos de dados ou tabelas, você deve habilitar o Tableau Catalog no ambiente e você deve
- ser um servidor ou administrador de site ou
- ter o recurso Definir permissões no banco de dados para certificar esse banco de dados ou quaisquer tabelas nesse banco de dados.
Como certificar dados
Os dados que você pode certificar dependem das permissões que você possui e se você tem uma licença do Data Management e o Tableau Catalog habilitado em seu ambiente.
- Todos os usuários com permissões podem certificar fontes de dados.
- Se você tiver a licença do Data Management, os usuários com as permissões corretas também poderão certificar conexões virtuais e tabelas de conexões virtuais.
- Se você tem uma licença do Data Management, e o Tableau Catalog estiver habilitado, os usuários com permissões também poderão certificar bancos de dados, tabelas e arquivos.
Para certificar um ativo:
Observação: a partir de fevereiro de 2024 no Tableau Cloud e no Tableau Server 2024.2, você pode adicionar e remover certificações usando a caixa de diálogo consolidada de Rótulos de dados em vez de caixas de diálogo separadas para cada tipo de rótulo. Para obter informações sobre a caixa de diálogo Rótulos de dados, consulte A caixa de diálogo Rótulos de dados.
- Pesquise ou navegue até o ativo. As etapas para navegar dependem do tipo de ativo que você deseja certificar:
- Fonte de dados ou conexão virtual - na página Explorar, selecione Todas as fontes de dados ou Todas as conexões virtuais.
- Tabela de conexão virtual - na página Explorar, selecione Todas as conexões virtuais e selecione a conexão virtual que contém a tabela de conexão virtual que você deseja certificar. Em seguida, selecione a tabela de conexão virtual.
- Banco de dados ou tabela - na página Explorar, navegue até o banco de dados ou tabela. Na página Ativos externos, selecione Bancos de dados e arquivos ou Tabelas e objetos.
- Na página, selecione o menu Mais ações (...) ao lado do nome do ativo que deseja certificar.
- Selecione Rótulos de dados > Certificação (ou Editar certificação no Tableau Server 2023.1 e versões anteriores)
- Marque a caixa de seleção Certificado. (Em versões anteriores do Tableau Server, use o botão de alternância.)
- Adicione uma mensagem, se desejar. A mensagem fornece aos usuários o contexto do status da certificação, o uso desejado para os dados ou outras informações úteis. As informações adicionadas à seção Mensagem são exibidas na dica de ferramenta ou crachá de certificação mencionada anteriormente em Como a certificação ajuda os usuários a encontrar dados confiáveis. Você pode formatar o texto em uma mensagem com negrito, sublinhado e itálico e incluir um link ou uma imagem. Para ver dicas de formatação de texto, clique no ícone de informações (i) acima do botão Salvar. (A partir de fevereiro de 2024 no Tableau Cloud, a mensagem é opcional. Versões anteriores do Tableau Cloud e do Tableau Server exigiam isso.)
- Selecione Salvar.
Personalizar certificação
A partir do Tableau Cloud de junho de 2023 e do Tableau Server 2023.3, usando o gerenciador de rótulos na página Rótulos de dados ou a API REST, um administrador pode alterar a descrição da certificação que os usuários veem na caixa de diálogo de certificação. Para obter mais informações, consulte Gerenciar rótulos de dados.