Você pode usar o serviço ATR (Autorização para execução) do Server para ativar o Tableau Server implantado em ambientes locais, de nuvem, contêiner ou virtuais sem faltar ativações de licenças. O serviço ATR consegue isso fornecendo concessões de curto prazo de duração configurável (duração ATR) que vinculam a licença ao dispositivo até que a data de validade da chave do produto seja cumprida. O ATR lida com o rastreamento da capacidade de ativação para que, quando houver uma alteração de hardware subjacente, não ocorram erros máximos de ativação. Esta opção é ideal para ambientes baseados em nuvem ou virtuais, mas está disponível para qualquer pessoa que possa ativar sua cópia do Tableau Server online porque o Tableau Server precisa se conectar a vários locais de Internet para fins de licenciamento. Para obter mais informações, consulte Como se comunicar com a Internet(O link abre em nova janela).

Selecione essa opção se:

  • Você planeja ativar o Tableau Server online
  • Você planeja instalar o Tableau Server na nuvem
  • Você planeja instalar o Tableau Server em uma máquina virtual ou outro ambiente não persistente
  • Você frequentemente testa instalações do Tableau Server
  • Você costuma ter erros máximos de ativação

Não use essa opção se:

  • Você planeja ativar o Tableau Server offline
  • Você planeja instalar o Tableau Server em um ambiente fisicamente isolado

Selecionar ATR para ativação do produto é uma escolha permanente que não pode ser desfeita facilmente. Para alterar isso mais tarde, você deve fazer backup, remover e, em seguida, reinstalar Tableau Server.

Observação: ao usar o ATR do Server com licenças de assinatura, você não pode atualizar as chaves do produto em Tableau Server . Para renovar uma assinatura vencida ou fazer alterações de licenciamento, você deve identificar a nova chave do produto no Portal do Cliente do Tableau e ativá-la.

Selecionar a opção ATR do Server

Você pode selecionar a opção ATR (Autorização para execução) do Server ao instalar o Tableau Services Manager (TSM) usando a interface da Web TSM ou a CLI do TSM. Para obter mais informações, consulte Instalar o TSM(O link abre em nova janela).

Definir ou alterar a duração de ATR do Server

Ao usar a ATR do Server para ativar Tableau Server, você pode alterar a duração da ATR e usar uma configuração diferente do padrão de 432000 segundos (5 dias). A duração da ATR é o tempo que o Tableau Server está autorizado a executar e será atualizado enquanto os processos do Tableau Services Manager (TSM) estiverem ativos, não exigindo nenhuma nova ativação até que as chaves tenham atingido a data de validade. Se você está criando um servidor de teste ou uma máquina virtual (VM) que terá uma vida útil curta, poderá querer encurtar a duração da ATR. Da mesma forma, se você tiver um servidor que planeja manter ativo por um longo tempo, poderá querer aumentar a duração da ATR.

Para alterar a duração da ATR, use o comando tsm licenses atr-configuration set –duration <value_in_seconds>. Para obter mais informações, consulte tsm licenses atr-configuration set(O link abre em nova janela).

Duração da ATR em segundos Mínimo Máximo Padrão
Tableau Server (contêiner) 3600 (1 hora) 2593000 (30 dias) 14400 (4 horas)
Tableau Server (não contêiner) 14400 (4 horas) 7776000 (90 dias) 432000 (5 dias)

A duração da atualização da licença varia de horária a diária, dependendo da duração da ATR.

Duração do ATR Frequência de atualização
< 4 horas a cada 15 minutos
< 24 horas toda hora
< 7 dias a cada 12 horas
> 7 dias a cada 24 horas

Você deve manter seu Tableau Server em execução o máximo possível. Caso contrário, se o Tableau Server for deixado desligado por muito tempo, o Server ATR pode reivindicar a concessão da licença e, em seguida, você precisará reaplicar sua licença.

Tableau Server no Linux

Para definir a duração da ATR e iniciar manualmente o Serviço de Ativação, execute os seguintes comandos:

  1. No nó inicial, abra uma sessão do terminal e use os comandos a seguir:

  2. tsm licenses atr-configuration set -–duration <value_in_seconds>

  3. tsm pending-changes apply

  4. sudo su -l tableau

  5. systemctl --user stop activationservice_0

  6. systemctl --user start activationservice_0

  7. Verifique se o Serviço de Ativação está em execução ao usar o comando tsm status -v. O Serviço de Ativação do Tableau Server deve ser listado como "em execução". Se o Serviço de Ativação não for iniciado, execute,

    systemctl --user restart activationservice_0

Tableau Server em um contêiner

Para definir a duração da ATR e iniciar manualmente o Serviço de Ativação, execute os seguintes comandos:

  1. No nó inicial, abra uma sessão do terminal e use os comandos a seguir:

  2. tsm licenses atr-configuration set -–duration <value_in_seconds>

  3. tsm pending-changes apply

  4. sudo su -l tableau

  5. supervisorctl stop activationservice_0

  6. supervisorctl start activationservice_0

  7. Verifique se o Serviço de Ativação está em execução ao usar o comando tsm status -v. O Serviço de Ativação do Tableau Server deve ser listado como "em execução". Se o Serviço de Ativação não for iniciado, execute,

    supervisorctl restart activationservice_0

Observação: para o Tableau Server executando em um contêiner, os valores TTL Start e TTL End refletem a concessão atual que está sendo usada pelo Tableau Server. As concessões de contêiner com menos de um dia são atualizadas a cada hora, mas as concessões mais longas podem levar até 24 horas para serem renovadas.

Mover uma licença de ATR do Server para outro Tableau Server

Se você quiser parar de usar sua licença em um Tableau Server existente e usá-lo em uma nova instalação do Tableau Server, você pode mover sua licença ATR do Server. Você pode querer mover licenças quando:

  • Alternar entre ambientes de desenvolvimento ou pré-produção.

  • Mover o Tableau Server para hardware atualizado.

  • Mover o Tableau Server para infraestrutura em nuvem.

  • Usar um Tableau Server efêmero, como uma máquina virtual (VM) ou contêiner.

Como funcionam as concessões do ATR?

Quando você faz login no Tableau Server e ativa-o usando sua chave do produto, a concessão do ATR permanece ativa enquanto o Controlador de Administração, também chamado de Controlador TSM, e o Serviço de Ativação estiverem em execução. Se você parar de usar o Tableau Server, como quando você desliga o computador em que o Tableau Server for instalado, você será desconectado automaticamente e a concessão do ATR expirará. O Tableau recupera a licença e libera a capacidade para novo uso após o término da duração da concessão do ATR.

Ative a mesma licença em outro Tableau Server

Você pode ter uma produção e duas instalações de não produção por licença. Se você tiver ativações não utilizadas em uma licença, poderá ativar a mesma licença em outro Tableau Server . Se você não tiver mais ativações, ainda poderá ativar a licença depois que a concessão expirar.

  1. Você tem um Tableau Server licenciado usando o ATR do Server.

  2. Pare a atualização da ativação de concessão do Tableau Server existente. Você pode fazer isso usando qualquer um dos seguintes métodos:

    • Desligue o Tableau Server existente.

    • Desinstale Tableau Server existente.

    • Desconecte o Tableau Server existente da Internet, desconectando o cabo Ethernet ou desconectando o Wi-Fi.

  3. Depois que a concessão do ATR expirar, você pode reutilizar a licença em outro Tableau Server.

  4. No novo computador, instale o Tableau Server.

    Quando solicitado, ative o Tableau Server usando a mesma licença.

Remover a chave do produto que foi ativada usando o ATR do Server

Você pode remover as chaves do produto que foram ativadas usando o ATR do Server quando quiser recuperar a capacidade da licença de uma instalação do Tableau Server e usá-la em outra. Para obter mais informações sobre como recuperar uma chave do produto, consulte Desativar a chave do produto(O link abre em nova janela).

Parar de usar o ATR do Server para ativação

Se você não quiser mais usar o método de ativação ATR do Server para um Tableau Server, você deve fazer um backup, excluir o Tableau Server existente, instalar um novo Tableau Server e, em seguida, restaurar o backup.

  1. Faça um backup completo do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Executar um backup e uma restauração completos do Tableau Server(O link abre em nova janela).

  2. Remova completamente o Tableau Server usando o script tableau-server-obliterate com a opção -l. Para obter mais informações, consulte Remover o Tableau Server do computador(O link abre em nova janela).

  3. Instale e configure Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Instalação e configuração do Tableau Server(O link abre em nova janela) e Instalar e inicializar o TSM(O link abre em nova janela).

    Navegue até o diretório de scripts:

    cd /opt/tableau/tableau_server/packages/scripts.<version_code>/

  4. Execute o seguinte script para iniciar o TSM:

    sudo ./initialize-tsm --accepteula --no-activation-service --<optional_parameters>

    O único parâmetro necessário para o script initialize-tsm é --accepteula. Inclua esse parâmetro para aceitar o Contrato de licença de usuário final (EULA) do Tableau. O EULA está disponível no local a seguir:

    /opt/tableau/tableau_server/packages/docs.<version_code>/Commercial_EULA.txt

  5. Saia e faça logon novamente no terminal antes de configurar o Tableau Server.

    Ao entrar novamente, crie uma nova sessão na qual as alterações de associação ao grupo já foram efetivadas. A nova sessão também tem acesso às variáveis do ambiente adicionadas pelo script initialize-tsm.

  6. Restaure de um backup. Para obter mais informações, consulte Executar um backup e uma restauração completos do Tableau Server(O link abre em nova janela).

Agradecemos seu feedback!