Funções de modelagem preditiva em visualizações de séries temporais
Este documento descreve as etapas necessárias para estender um eixo de tempo para o futuro, para que você possa fazer previsões de datas futuras usando funções de modelagem preditiva.
Para ver como, acompanhe o exemplo abaixo.
Etapa 1: criar uma visualização
No Tableau Desktop, conecte-se à fonte de dados salva Exemplo - Superloja, incluída no Tableau.
Navegue até a Planilha 1.
No painel Dados, arraste a dimensão Data do pedido até a divisória Colunas.
Abra o menu de contexto da medida para alterar o nível de lista para Mês e ano:
- Arraste Lucro até a divisória Linhas.
Etapa 2: criar um cálculo de previsão
Clique para abrir o menu Análise na parte superior e selecione Criar campo calculado.
No Editor de cálculo, faça o seguinte:
Nomeie o cálculo: Lucro mediano preditivo de quantil.
Insira a fórmula a seguir:
MODEL_QUANTILE(0.5, SUM([Profit]),ATTR(DATETRUNC('month', [Order Date])))
A função MODEL_QUANTILE pega determinado quantil e prevê os valores com base nos preditores inseridos. Nesse caso, o quantil é igual a 0,5, o que prevê a mediana. Queremos prever o lucro, então a expressão de destino é a SUM([Profit]). E já que queremos basear a previsão no desempenho anterior, precisamos incluir a data como preditor.
Observação: com as funções de Modelagem preditiva, você não pode misturar argumentos agregados e não agregados. Uma vez que a expressão de destino deve ser um agregado, o preditor também deve. Nesse caso, usamos ATTR(DATETRUNC('month', [Order Date])). Para obter mais informações sobre o uso das funções ATTR, consulte Quando usar a função Atributo (ATTR).Ao terminar, clique em OK.
Agora o cálculo da previsão é adicionado como campo calculado no painel Dados.
Etapa 3: adicionar o cálculo de previsão à exibição
Arraste o cálculo de previsão para a divisória Linhas à direita de SUM(Profit).
Clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control, no Mac) na medida e selecione Eixo duplo.
Para alinhar os dois eixos em um gráfico de eixo duplo para usar a mesma escala, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control, no Mac) no eixo secundário, neste caso, Lucro mediano preditivo de quantil, e selecione Sincronizar eixo. Isso alinha a escala dos dois eixos.
Etapa 4: estender o intervalo de datas e densificar os dados
A etapa final é estender o eixo horizontal para o futuro para que você possa adicionar marcas além do intervalo de datas atual.
Para isso, basta abrir o menu de contexto de uma pílula de MONTH(Order Date) e selecionar Estender o intervalo de datas.
Na caixa de diálogo Estender o intervalo de datas, vamos estender o eixo em 16 meses:
O Tableau atualizou automaticamente a exibição estendendo o eixo horizontal e inclui previsões sobre essas datas futuras:
Observe que a linha Lucro azul não se estende até o final do gráfico. No entanto, a linha laranja que representa o cálculo da previsão, Lucro mediano de previsão do quantil, se estendeaté o final do gráfico. O cálculo do lucro previsto em datas futuras é um exemplo de densificação de dados, que ocorre quando o Tableau cria marcas adicionais na exibição para compensar os valores ausentes. Os dados não são adicionados à fonte de dados subjacente. Basta gerar e adicionar as marcas à exibição.
Para obter mais informações sobre densificação de dados, consulte esta publicação de densificação de dados(O link abre em nova janela) de Data Plus Science(O link abre em nova janela).