Quando estiver analisando os dados em uma visualização do mapa, talvez você queira agrupar as localizações existentes para criar seus próprios territórios ou regiões, como territórios de vendas para a sua organização.

No Tableau, existem várias maneiras de criar territórios:

Opção 1: selecionar e agrupar locais em um mapa

Caso tenha criado uma visualização de mapa, você pode selecionar e agrupar as localizações (marcas) no mapa para criar seus territórios.

Por exemplo, a visualização de mapa a seguir mostra o total de vendas por CEP, para uma empresa com vendas em toda a Austrália.

A primeira coisa que pode vir à mente é: São muitos CEPs! Na verdade, há uma marca nesta visualização de mapa para cada código postal de 4 dígitos da Australia e cada uma dessas marcas tem uma agregação de SUM de Vendas. Se estiver procurando informações de vendas para cada CEP na Austrália, então, esta é a exibição para você.

No entanto, você pode não querer analisar cada localização individual em sua visualização de mapa. Em vez disso, você pode ter suas próprias áreas, regiões ou territórios, que deseja analisar como um todo. Por exemplo, talvez sua organização divida a Austrália em cinco territórios de vendas diferentes e você queira analisar o total de vendas de cada um deles.

Neste caso, como uma visualização de mapa já foi criada, você pode selecionar as localizações diretamente no mapa e agrupá-las para criar seus próprios territórios. Siga as etapas abaixo para saber como.

Etapa 1: selecionar locais no mapa para agrupar em um território

Na visualização de mapa, selecione as localizações (marcas) que você deseja agrupar em seu próprio território. Para obter mais informações sobre como selecionar marcas, consulte Selecionar marcas(O link abre em nova janela).

Etapa 2: criar o primeiro grupo (seu primeiro território)

Quando você seleciona marcas na exibição, ou focaliza uma seleção, uma dica de ferramenta é exibida. Nessa dica de ferramenta, clique no ícone Agrupar e selecione o nível de detalhes pelo qual deseja agrupar os locais.

Um novo campo de grupo é adicionado ao painel Dados com um ícone de grupo ao lado dele. Para alterar as localizações dentro do grupo a qualquer momento, clique com o botão direito do mouse no campo de grupo no painel Dados e selecione Editar grupo.

O novo campo também é adicionado a Cor no cartão Marcas.

Observe que as marcas selecionadas agora têm a mesma cor.

Etapa 3: continuar a agrupar dados para adicionar territórios

Repita as etapas 1 e 2 para criar territórios adicionais. Cada território é adicionado como um grupo em um campo de grupo criado por você na etapa 2. É possível criar quantos territórios desejar.

Etapa 4: adicionar o campo de grupo à exibição

No painel Dados, arraste o campo de grupo recém-criado para Detalhe no cartão Marcas. Em seguida, para que cada território apareça como uma marca única, também é preciso remover o(s) campo(s) geográfico(s) relacionado(s) da exibição.

Por exemplo, se você agrupou CEPs no nível Estado, País, é preciso remover os campos CEP e País da exibição.

Na imagem abaixo, observe que os campos CEP e País não estão mais em Detalhe no cartão Marcas, pois foram substituídos pelo campo CEP e País (grupo).

Neste exemplo, há cinco grupos no campo Código postal e País (grupo), assim cinco territórios aparecem no mapa. Agregações como SUM (Vendas), são computadas no nível do território, em vez de separadamente para cada local no território.

Você agora pode ver a SUM (Vendas) de cada território por cor. O território 5 tem mais vendas.

Opção 2: criar um território de um campo geográfico

Também é possível criar territórios ao criar grupos no painel Dados.

  1. No painel Dados, clique com o botão direito do mouse em um campo geográfico (como Cidade ou Estado) e selecione Criar> Grupo.

  2. Na caixa de diálogo Criar grupo, selecione os locais que você deseja incluir no seu primeiro território e clique em Agrupar. Cada grupo que você cria representa um território.

  3. Repita a etapa 2 até que você tenha criado todos os territórios e clique em OK.

    O novo campo de grupo também é adicionado ao painel Dados.

  4. No painel Dados, arraste o campo de grupo recém-criado para Detalhe no cartão Marcas.

    Você também pode arrastar o campo até Cor ou Rótulo no cartão Marcas para ajudar a diferenciar entre cada território.

Alterar as localizações nos grupos de territórios

Se quiser alterar as localizações em seu grupo de territórios a qualquer momento, clique com o botão direito do mouse no campo de grupo no painel Dados e selecione Editar grupo.

Opção 3: fazer a codificação geográfica de um campo do território usando outro campo geográfico

Se a sua fonte de dados já contiver um campo de território personalizado, você poderá geocodificá-lo rapidamente para fazer um mapa no Tableau usando um campo geográfico existente em sua fonte de dados.

Por exemplo, a fonte de dados a seguir contém um campo de território personalizado para áreas geográficas denominado Zone geographique. Ele contém os seguintes valores, Norte, Centro e Sul.

Se você fosse trazer somente esse campo para o Tableau, ele não conseguiria reconhecê-lo como dados geográficos.

No entanto, esta fonte de dados também contém três campos geográficos que o Tableau reconhece: País, Região e Cidade.

Cada linha nessa fonte de dados contém um valor para país, região, cidade e zona geográfica. Portanto, cada localização tem um valor do campo de território personalizado atribuído.

Como o campo "Zone geographique" está incluído na pasta de trabalho com outros campos geográficos que contêm localizações que o Tableau reconhece, você pode geocodificá-lo no nível de detalhe de um desses campos.

Siga as etapas abaixo para geocodificar um campo de território usando outro campo geográfico:

Etapa 1: atribuir uma função geográfica a um campo de território

Na página da fonte de dados, clique no ícone do tipo de dados para o campo de território personalizado e selecione Função geográfica > Criar de e, em seguida, selecione um nível de detalhe para agregar ao campo.

As opções exibidas são baseadas nos campos geográficos na sua fonte de dados. Escolha o nível de agregação que você deseja usar na exibição. Se não tiver certeza de como isso afetará a sua exibição, tente vários níveis diferentes de detalhe. Sempre é possível desfazer e tentar novamente.

Depois de atribuir uma função geográfica para o campo de território, ela é adicionada ao seu respectivo lugar na hierarquia de localização. Você pode visualizar isso no painel Dados, ao ir até qualquer planilha.

Observação: você também pode clicar no ícone de tipo de dados ao lado do campo no painel Dados, a fim de geocodificar um campo de território usando o procedimento acima.

Etapa 2: adicionar o campo de território à exibição

Crie uma visualização de mapa e adicione o campo de território geocodificado recentemente no cartão Marcas. Você pode colocá-lo em Detalhe, Cor, Rótulo ou Dica de ferramenta. Observe que os campos em Detalhe determinam o nível de agregação na exibição.

O campo do território personalizado funciona como os seus outros campos geográficos.

No exemplo abaixo, o campo de território personalizado (Zone geographique) está em Detalhe e Cor no cartão Marcas. O lucro médio é mostrado para cada território (visto que o menor nível de detalhe é o campo de território).

Se você adicionar outro campo geográfico para Detalhe no cartão Marcas, como o campo do país (pagamentos), a agregação será atualizada para mostrar as informações desse nível de detalhe.

Mesclar dados do território personalizado

Se a sua fonte de dados não tiver um campo de território, você poderá combinar um campo de território com outro campo geográfico na sua fonte de dados. Para obter mais informações, consulte Combinação dos dados geográficos(O link abre em nova janela). Após mesclar o seu campo de território personalizado com outro campo, siga o procedimento na Etapa 1: atribuir uma função geográfica ao campo de território personalizado para geocodificar seu campo de território.

Agradecemos seu feedback!