Atualização de extrações para o formato .hyper

Novo formato de extração .hyper

A partir da versão 10.5, ao criar uma nova extração, ela usa o formato .hyper em vez do .tde. As extrações no formato .hyper aproveitam-se do processador de dados melhorado, que suporta o mesmo desempenho para consultas e análises rápidas que o processador anterior, mas para extrações ainda maiores.

Embora existam muitos benefícios no uso de extrações .hyper, os principais incluem os seguintes:

  • Criação de extrações maiores: é possível criar extrações com bilhões de linhas de dados. Já que as extrações .hyper podem suportar mais dados, é possível consolidar extrações .tde que anteriormente tiveram de ser criadas separadamente em uma única extração .hyper.

  • Criação e atualização de extrações mais rápidas: mesmo que o Tableau sempre tenha otimizado o desempenho da criação e atualização de extrações, a versão 2021.3 suporta a criação e a atualização de extrações de forma mais rápida para um conjunto de dados ainda maior.

  • Desfrute de um desempenho melhor ao interagir com exibições que usam fontes de dados de extração: embora o desempenho eficiente das extrações menores permaneça, agora, as extrações maiores terão um desempenho mais eficiente.

O que causa uma atualização de extração?

Embora ainda seja possível abrir e interagir com as extrações .tde na versão 2021.3, quando você realiza uma tarefa de extração em uma .tde, a .tde é atualizada para .hyper. Após a atualização de uma extração, esteja ciente das limitações de reversão:

  • Não é possível converter a extração atualizada de volta para .tde.

  • Não é possível abrir a extração atualizada em uma versão anterior do Tableau Desktop. Isso pode afetar a maneira como os usuários interagem com as extrações .tde.

  • Não é possível usar Exportar como versão no Tableau Desktop para fazer o downgrade de uma pasta de trabalho que contenha uma extração .hyper.

  • Não é possível publicar a extração como uma versão mais antiga do Tableau Desktop para o Tableau Server.

  • Não é possível abrir uma pasta de trabalho no Tableau Desktop 10.4 e anteriores, baixada do Tableau Server ou do Tableau Online por meio da opção Baixar pasta de trabalho do Tableau, se ela contiver uma extração .hyper.

Tarefas que causam uma atualização de extração

Há três maneiras distintas de uma extração .tde ser atualizada para uma extração .hyper: 1.) durante a atualização de uma extração (completa ou incremental), 2.) ao incluir dados a uma extração e 3.) quando uma extração é atualizada manualmente. Após uma extração ter sido atualizada usando o Tableau Desktop, ela não é automaticamente removida, caso a extração .tde esteja sendo referência de outras pastas de trabalho.

Além das tarefas que atualizam uma extração, as tarefas de extração realizadas fora do Tableau Desktop podem atualizar a extração .tde com a qual você interage. Isso inclui as tarefas a seguir:

  • Atualização manual (Tableau Server e Tableau Online)

  • Atualização incremental de uma fonte de dados de extração publicada a partir do Tableau Bridge (Tableau Online)

  • Atualização agendada completa ou incremental da extração da fonte de dados (Tableau Server e Tableau Online)

  • Atualização incremental agendada da extração a partir do Tableau Bridge (Tableau Online)

Impacto da atualização de extração

Ao trabalhar em um ambiente onde o número da versão do Tableau Desktop não corresponde à versão que está em uso por outros ou à versão do Tableau Server ou Tableau Online, você pode ter problemas de compatibilidade das extrações, dependendo da tarefa que quiser realizar.

Analise uma explicação detalhada dos cenários de compatibilidade da extração(O link abre em nova janela) na página de suporte do Tableau ou uma explicação de resumo abaixo para compreender melhor quando as atualizações de extração podem ocorrer e os possíveis problemas de compatibilidade que você ou outras pessoas podem ter.

Observação: nas tabelas abaixo, "10.4" representa o Tableau 10.4 e versões anteriores e "10.5”  representa o Tableau 10.5 e versões posteriores.

Tarefas usando o Tableau Desktop

Você deve conhecer os seguintes cenários de compatibilidade relacionados à extração sobre tarefas realizadas em diferentes versões do Tableau Desktop.

 

Tarefas

Pasta de trabalho 10.4 Pasta de trabalho 10.5
Extração .tde Extração .tde Extração .hyper
Criar novas no 10.4 Não é possível Não é possível
em 10.5 Não é possível Não é possível
Abrir no 10.4 Não é possível abrir a pasta de trabalho; você é solicitado a abri-la na versão 10.5 ou posterior Não é possível abrir a pasta de trabalho; você é solicitado a abri-la na versão 10.5 ou posterior
em 10.5
Atualização ou inclusão no 10.4 Não é possível Não é possível
em 10.5 A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper
Publicar uma pasta de trabalho do 10.5 para o Tableau Server 10.4 Não é possível publicar; na caixa de diálogo Publicar, você vê uma mensagem "o servidor está executando uma versão anterior a sua cópia do Tableau Desktop", depois você vê uma mensagem de erro "não é possível reverter a pasta de trabalho para uma versão anterior" Não é possível publicar; na caixa de diálogo Publicar, você vê uma mensagem "o servidor está executando uma versão anterior a sua cópia do Tableau Desktop", depois você vê uma mensagem de erro "não é possível reverter a pasta de trabalho para uma versão anterior"
do 10.5 para o Tableau Server 10.5 ou o Tableau Online
  do 10.4 para o Tableau Server 10.5 ou o Tableau Online    
Publicar a fonte de dados da extração do 10.5 para o Tableau Server 10.4 Não é possível publicar; a mensagem de erro "não é possível publicar, certifique-se de que esteja conectado a uma versão compatível” é exibida Não é possível publicar; a mensagem de erro "não é possível publicar, certifique-se de que esteja conectado a uma versão compatível” é exibida
do 10.5 para o Tableau Server 10.5 ou o Tableau Online
Conecte-se com uma fonte de dados publicada do 10.4 para o Tableau Server 10.5 ou o Tableau Online
do 10.5 para o Tableau Server 10.5 ou o Tableau Online

Tarefas no Tableau Server 10.5 ou Tableau Online

Ao trabalhar com extrações criadas em uma versão mais antiga do Tableau Desktop, você deve conhecer cenários de compatibilidade relacionados a extrações a seguir para tarefas realizadas no Tableau Server 2021.3 ou Tableau Online.

 

Cenário

Pasta de trabalho 10.4 Pasta de trabalho 10.5
Extração .tde Extração .tde Extração .hyper
Editar/salvar na criação na Web no Tableau Server 10.4 Não é possível Não é possível
no Tableau Server 10.5 ou Tableau Online A versão da pasta de trabalho é alterada para 10.5, a extração permanece no formato .tde
Editar/salvar na criação na Web, em seguida atualizar ou incluir no Tableau Server 10.4
no Tableau Server 10.5 ou Tableau Online A versão da pasta de trabalho é alterada para 10.5 e a extração é atualizada para o formato .hyper A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper
Baixar e abrir No Tableau Desktop 10.4 Não é possível abrir a pasta de trabalho; a mensagem de erro "esta pasta de trabalho usa uma extração .hyper e não é compatível com esta versão; abra a pasta de trabalho na versão 10.5 ou posterior" é exibida e, em seguida, é solicitado a localizar a extração Não é possível abrir a pasta de trabalho; a mensagem de erro "este arquivo foi criado por uma versão posterior; atualize o Tableau” é exibida
No Tableau Desktop 10.5
Exportar como versão com o Tableau Desktop 10.5 A opção está esmaecida A opção está esmaecida

Automatização das tarefas de criação, atualização e inclusão de extração

Ao trabalhar com extrações criadas em versões mais antigas do Tableau, você deve conhecer cenários de compatibilidade relacionados à extração ao automatizar as tarefas de criação, atualização e inclusão de extração.

 

Cenário

Extração .tde Extração .hyper
Criar nova extração usando o SDK do Tableau Não é possível
usando a API 2.0 da extração Não é possível
Atualização ou inclusão usando o utilitário de linha de comando do Tableau 10.4 Não é possível
usando o utilitário de linha de comando do Tableau 10.5 A versão da pasta de trabalho permanece inalterada, mas as extrações são atualizadas para o formato .hyper  √

Por que manter uma extração no formato .tde?

Se não for possível atualizar para o Tableau Desktop, será necessário manter a extração no formato .tde.

Como manter uma extração no formato .tde

Para manter uma extração no formato .tde, não atualize a extração. Para evitar a atualização da extração, não realize quaisquer das tarefas listadas na seção Tarefas que causam uma atualização de extração em uma extração .tde com o Tableau Desktop2021.3. Em seguida, considere as sugestões a seguir se precisar manter uma versão .tde de uma extração.

  • Realize atualizações de extrações e tarefas de inclusão de dados por meio do Tableau Desktop2021.3, mas mantenha uma versão anterior do Tableau Desktop e a capacidade de se conectar aos dados originais caso precise recriar a extração .tde.

  • Use uma versão anterior do Tableau Desktop para realizar tarefas de extração, como atualização de extrações ou inclusão de dados.

  • Se possível, desabilite as agendas de atualização de extrações existentes no Tableau Server, no Tableau Online ou no Tableau Bridge até que seja possível identificar quais extrações devem ou não ser atualizadas.

O que esperar após uma atualização da extração

Após a sua extração ter sido atualizada, você pode esperar algumas alterações adicionais na versão 2021.3.

Alterações na abertura de extrações

Após uma extração .tde ser atualizada para uma .hyper, não é possível abrí-la em uma versão anterior do Tableau Desktop. Considere algumas das sugestões abaixo para ajudar a resolver problemas com relação à abertura de extrações.

  • Atualizar o Tableau Desktop para 2021.3: se possível, considere atualizar o Tableau Desktop para a versão 2021.3 para que você possa experimentar os benefícios das extrações .hyper. Para obter mais informações, consulte Atualização do Tableau Desktop(O link abre em nova janela) no Guia de implantação do Tableau Desktop.

  • Recrie a extração ao usar uma versão anterior do Tableau Desktop : para recriar a extração .tde, é obrigatória a capacidade de se conectar com os dados originais por meio de uma versão anterior do Tableau Desktop. Para obter mais informações, consulte Conectar aos dados e preparar os dados e Baixar versões anteriores do Tableau(O link abre em nova janela) na base de dados de conhecimento do Tableau.

  • Recuperação de versões anteriores de uma fonte de dados de extração ou pasta de trabalho publicada: se o histórico de revisão está habilitado no Tableau Server ou no Tableau Online, é possível baixar uma versão anterior de uma fonte de dados de extração ou pasta de trabalho publicada que use uma fonte de dados de extração. Observação: pastas de trabalho anteriores recuperadas que usam uma fonte de dados de extração são salvas no formato .twb e por isto exigirão a recriação da extração após a abertura da pasta de trabalho em uma versão anterior do Tableau Desktop. Para obter mais informações, consulte Trabalhar com revisões de conteúdo.

Alterações no compartilhamento de extrações

Quando você precisa compartilhar diretamente os dados na fonte de dados de extração com alguém (por exemplo, por e-mail ou compartilhamento de arquivo) certifique-se de salvar a extração como um arquivo .tdsx. Como alternativa, você pode salvar a pasta de trabalho com os dados da extração como um .twbx. Se você somente compartilhar o arquivo .hyper em vez do .tdsx ou .twbx, os metadados sobre a extração .hyper, como as alterações de informações de conexão e nome da coluna, estarão ausentes. Para obter mais informações, consulte Tipos de arquivos e pastas do Tableau.

Possíveis diferenças no tamanho do arquivo da extração

Embora os tamanhos de arquivo das extrações .tde possam variar dependendo da complexidade dos dados, após uma atualização de extração, os tamanhos de arquivo das extrações .hyper correspondentes também podem variar pelo mesmo motivo. Pode haver casos em que algumas extrações .hyper se tornem maiores após uma atualização de extração e outros em que elas se tornem menores.

Alterações na opção Exportar como versão

Quando a pasta de trabalho contém uma extração .hyper, a opção Exportar como versão do menu Arquivo não está disponível. Se for necessário abrir uma pasta de trabalho que contenha uma extração .hyper em uma versão anterior do Tableau, será necessário primeiro remover a extração da pasta de trabalho antes que você possa revertê-la para uma versão anterior por meio da opção Exportar como versão. Após reverter a pasta de trabalho para uma versão anterior, é necessário criar a extração .tde novamente.

Outros problemas

Para erros que você visualiza após uma atualização de extração, consulte os artigos a seguir na base de dados de conhecimento do Tableau:

Alterações na exibição após uma atualização de extração

Após uma extração ser atualizada, é possível notar algumas alterações em exibições que usem a fonte de dados da extração. Isso é porque os valores na sua extração podem ser computados de forma diferente na versão 2021.3. As alterações podem incluir menos marcas na exibição e mais valores nulos ao inspecionar os dados de resumo ou a exibição em si tem uma forma diferente. Em alguns casos raros, a exibição pode até mesmo estar vazia. Para obter mais informações sobre o tipo de alteração que você pode visualizar ao interagir com as extrações nesta versão do Tableau, consulte Alterações a valores e marcas na exibição.

Atualização manual da extração

Ao gerenciar as extrações localmente, é possível atualizar manualmente uma extração .tde para .hyper por meio do Tableau Desktop.

  1. No Tableau Desktop, abra uma pasta de trabalho que use uma extração .tde.

  2. Selecione a fonte de dados da extração no menu Dados e depois selecione Extração > Atualizar

  3. Selecione Arquivo > Salvar, que salva a pasta de trabalho e conclui a atualização da extração.
Agradecemos seu feedback!