Marketo

Este artigo descreve como conectar o Tableau aos dados do Marketo e como configurar a fonte de dados.

Observação: o Tableau está funcionando em um conector substituto. Depois de concluído, ele será adicionado a esta página.

Aviso: o conector Marketo está descontinuado desde a versão 2023.1. Você pode usar o conector até que ele seja desativado. Depois que o conector for desativado, ele será removido da interface de usuário do Tableau e todas as fontes de dados que usam o conector não funcionarão mais conforme o esperado. O conector obsoleto será desativado 1-2 versões após o conector de substituição ser disponibilizado.

Antes de começar

Antes de começar, colete estas informações de conexão:

  • Endpoint de serviço personalizado
  • ID do cliente
  • Segredo do cliente

Para obter detalhes sobre como criar as informações de serviço personalizadas que necessita para o Marketo se conectar, consulte o tópico Serviço personalizado(O link abre em nova janela) no site do Marketo.

Fazer a conexão e configurar a fonte de dados

  1. Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione Marketo. Para obter uma lista completa de conexões de dados, selecione Mais, em Para um servidor. Em seguida, execute estes procedimentos:
    1. Insira o Endpoint de serviço personalizado, a ID do cliente e o segredo do cliente.
    2. Selecione Fazer logon.
    3. Selecione Tipo de filtro: Intervalo de datas relativas ou Intervalo de datas fixas e, em seguida, selecione ou especifique o intervalo.
    4. Selecione Conectar para autorizar o Marketo a compartilhar com segurança os seus dados com o Tableau Desktop.

      Se o Tableau não conseguir fazer a conexão, verifique se as suas credenciais estão corretas. Se ainda assim não conseguir se conectar, seu computador está enfrentando problemas para localizar o servidor. Entre em contato com o administrador de rede ou do Marketo.

  2. Na página da fonte de dados, faça o seguinte:
    1. (Opcional) Selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau. Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.

    2. Em Tabela, selecione uma tabela e arraste-a até a parte superior da tela.
    3. Selecione a guia de planilha para iniciar a sua análise.

      Depois de selecionar a guia de planilha, o Tableau importa os dados criando uma extração. Observe que o Tableau Desktop suporta apenas extrações do Marketo. Você pode atualizar os dados atualizando a extração. Para obter mais informações, consulte Extrair seus dados.

      A criação das extrações pode demorar algum tempo, dependendo da quantidade de dados incluída.

API em massa recupera dados para algumas tabelas

O Tableau usa a API em massa para recuperar dados para Todas as atividades, Clientes em potencial e Clientes em potencial por Lista - <nome da lista>, reduzindo assim o número de chamadas de API. Para obter mais informações, consulte a documentação de extração em massa(O link abre em nova janela) no site da Marketo.

Você pode usar as tabelas de uso Diário e Semanal da API para monitorar o uso da API.

Usar aceleradores

Você pode usar um Acelerador para a criação rápida de painéis informativos feitos especificamente para as principais métricas de negócios no Tableau Desktop e no Tableau Cloud. Para obter mais informações, consulte Use aceleradores para visualizar dados rapidamente

As seleções do intervalo de datas podem afetar o desempenho

É tentador coletar a maior quantidade de dados possível durante uma análise, no entanto, a recuperação de registros do Marketo pode ser demorada. O Tableau não sabe quantos dados há em um intervalo de datas específico, até que recupere os dados. Por esse motivo, é necessário primeiro restringir o intervalo de datas e, depois, expandi-lo após avaliar o desempenho.

Para fornecer uma ideia geral de quanto tempo pode levar a recuperação de dados do Marketo, os testes foram conduzidos usando uma conexão de alta velocidade. Esta tabela mostra quanto tempo demorou a recuperação de um determinado número de registros em um ambiente de teste.

Número de registros

Tempo para a recuperação

1.000

4,5 segundos

10.000

45 segundos

100.000

8 minutos

1.000.000

75 minutos

Consulte também

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!