Oracle Essbase
Esse artigo descreve como conectar o Tableau a um banco de dados Oracle Essbase.
Antes de começar, colete estas informações de conexão:
Nome do servidor que hospeda o banco de dados ao qual deseja se conectar
Nome de usuário e senha
Use este conector com o Tableau Desktop em um computador com Windows.
Driver necessário
Este conector exige um driver para se comunicar com o banco de dados. Se o driver não estiver instalado no computador, o Tableau exibirá uma mensagem na caixa de diálogo de conexão com um link para a página Download do driver(O link abre em nova janela), na qual é possível encontrar links para o driver e instruções de instalação.
Inicie o Tableau e em Conectar, selecione Oracle Essbase. Para obter uma lista completa de conexões de dados, selecione Mais em A um servidor. Em seguida, execute estes procedimentos:
Insira o nome do servidor que hospeda o banco de dados.
Insira o nome de usuário e a senha para fazer logon no servidor, em seguida selecione Entrar.
Se o Tableau não conseguir fazer a conexão, verifique se as suas credenciais estão corretas. Se ainda assim não conseguir se conectar, seu computador está enfrentando problemas para localizar o servidor. Entre em contato com o administrador de rede ou de banco de dados para obter assistência.
Na página da fonte de dados, faça o seguinte:
(Opcional) Selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau. Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.
Procure ou selecione um aplicativo.
Procure ou selecione um banco de dados no aplicativo.
Selecione a guia de planilha para iniciar a sua análise.
Em alguns casos, a dimensão de contas para sua fonte de dados pode aparecer na área Dimensões do painel de Dados. Isso pode ocorrer quanto há um erro no cubo e outro campo é identificado como a dimensão de contas ou quando não existe uma dimensão de contas definida. A dimensão de contas define os campos incluídos como medidas. Para corrigir este erro, clique com o botão direito do mouse no campo e selecione Definir como dimensão de contas no menu de contexto.
Quando o Tableau é conectado a uma fonte de dados Oracle Essbase, existem três importantes recursos que você deve conhecer:
Gerações e níveis
No Tableau, você pode trabalhar com as gerações ou com os níveis de uma dimensão. As gerações de uma dimensão são todos os membros que estejam a uma distância igual da raiz da dimensão. Os níveis são todos os membros que estejam a uma distância igual das planilhas da dimensão. Para dimensões balanceadas, convém geralmente trabalhar com todas as gerações. Entretanto, se sua dimensão é irregular, faz mais sentido navegar usando níveis.
Por padrão, as gerações de cada dimensão são listadas no painel Dados. Quando você arrastar uma dimensão para uma divisória, todas as gerações que sejam ancestrais da geração selecionada (todas as gerações que estejam acima dela na hierarquia) serão automaticamente incluídas na posição.
Caso prefira navegar usando os níveis de uma dimensão, clique com o botão direito do mouse no nome da dimensão e selecione Hierarquia > Níveis.
Se você estiver usando a mesma dimensão em várias planilhas, poderá usar níveis em uma planilha e gerações em outra planilha simultaneamente. Além disso, poderá misturar gerações e níveis de diferentes dimensões na mesma planilha.
Membros compartilhados
Os membros compartilhados são membros da dimensão que aparecem em mais de um lugar em uma hierarquia. Por exemplo, Coca Diet pode fazer parte de uma geração de produtos. Mas pode ser compartilhada pela ramificação de colas dietéticas e pela ramificação de colas da hierarquia de produtos acima dela. No banco de dados, entretanto, os dados sobre Coca Diet são armazenados apenas uma vez.
Por padrão, o Tableau inclui membros compartilhados em todas as gerações (ou níveis) de uma dimensão. Isso significa que um membro compartilhado pode aparecer várias vezes em uma tabela. Se você optar por excluir os membros compartilhados, eles só aparecerão uma única vez em uma tabela. Por padrão, os membros compartilhados são incluídos em todas as dimensões. Para excluir membros compartilhados de uma determinada hierarquia de dimensão, clique com o botão direito do mouse no nome da dimensão no painel Dados e selecione Incluir membros compartilhados no menu.
A ilustração a seguir mostra parte de uma exibição de dados em que membros compartilhados são incluídos (à esquerda) e excluídos (à direita). Observe que as bebidas dietéticas são membros compartilhados.
Inclui membros compartilhados As bebidas dietéticas são listadas na hierarquia Diet Drinks e nas suas respectivas hierarquias de bebidas. | Não inclui membros compartilhados As bebidas dietéticas são listadas apenas uma vez, nas respectivas hierarquias de bebidas. |
![]() |
Definição do membro padrão
Todas as fontes de dados multidimensionais possuem membros padrão que são definidos quando a fonte de dados é criada pela primeira vez. Se você acha que está criando filtros todo o tempo para examinar os mesmos dados específicos, talvez seja útil alterar o membro padrão. Por exemplo, se você é o gerente regional da região oeste em uma empresa e só quer examinar os números de sua região, pode definir o membro padrão como a região oeste.
Para alterar o membro padrão no Tableau, clique com o botão direito do mouse em uma hierarquia de dimensão e selecione Definir membro padrão.
Na caixa de diálogo subsequente, selecione dentre as seguintes opções:
Membro padrão definido no cubo – usa o membro padrão que foi definido quando o cubo foi criado. Esta é a configuração padrão no Tableau.
(Todos) os membros da hierarquia – usa o membro ALL da hierarquia selecionada como o membro padrão.
Membro selecionado – usa o membro selecionado na metade inferior da caixa de diálogo como o membro padrão.
O membro padrão determina como o cubo é exibido. Portanto, é muito melhor do que aplicar filtros. Todos os campos serão calculados com base no membro padrão selecionado. Além disso, essas configurações de membro padrão são salvas com a conexão.
Consulte também
- Configurar fontes de dados – Adicione mais dados a esta fonte de dados ou prepare os dados antes de analisá-los.
- Criar gráficos e analisar dados – Inicie a análise de dados.