Explorar previsões no Tableau com a extensão do painel Einstein Discovery

Use a extensão do painel Einstein Discovery para obter previsões em tempo real no Tableau. A extensão do painel gera previsões interativas, sob demanda, usando um modelo preditivo do Einstein Discovery sobre dados de origem na pasta de trabalho Tableau.

Um exemplo de painel com previsões do Einstein Discovery

Clique em marcas no painel para ver previsões dinâmicas, impulsionadores-chave e possíveis maneiras de melhorar as previsões com base em modelo preditivo do Einstein Discovery

Os autores do painel podem configurar a extensão do painel para executar previsões sobre dados agregados em uma planilha, como demonstrado na imagem acima, ou usar parâmetros para permitir que os usuários do painel explorem cenários hipotéticos com base em um único conjunto de valores de entrada.

Para obter informações sobre como adicionar a extensão do painel Einstein Discovery, consulte Adicionar e configurar a extensão do painel do Einstein Discovery neste tópico. Consulte também Requisitos para acesso.

Selecione as entradas em parâmetros para ver como esses valores podem afetar as previsões

Para obter mais informações sobre o Einstein Discovery, consulte Introdução ao Einstein Discovery(O link abre em nova janela) e Análise aprimorada com Einstein Discovery(O link abre em nova janela) na ajuda do Salesforce. Você também pode expandir seu conhecimento com o Obter insight com Einstein Discovery em(O link abre em nova janela) Trailhead(O link abre em nova janela).

Observação: o Einstein Discovery no Tableau é alimentado por salesforce.com(O link abre em nova janela). Consulte seu contrato com a salesforce.com(O link abre em nova janela) para obter os termos aplicáveis.

Use a extensão do painel do Einstein Discovery

Para explorar as previsões em um painel que usa a extensão do painel Einstein Discovery, selecione diferentes marcas ou valores de parâmetros na exibição. As previsões são atualizadas com base nos dados da sua seleção.

Você pode precisar entrar na conta do Salesforce org que tem acesso à definição de previsão usada pela extensão do painel.

No Tableau Desktop, você precisará entrar na sua conta do Salesforce toda vez que usar a extensão do painel Einstein Discovery. Se o Salesforce desconectar você da sessão automaticamente, talvez seja necessário recarregar a extensão do painel (clique na seta suspensa no objeto Extensão e selecione Recarregar).

No Tableau Cloud e no Tableau Server, você deve fazer logon apenas uma vez se suas credenciais estiverem sendo salvas com as configurações da sua conta do Tableau.

Para obter informações relacionadas, consulte Usar extensões de painel(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau.

Como ler as previsões do Einstein Discovery

A extensão do painel tem três seções:

  • Previsão — O resultado previsto
  • Principais preditores: condições que afetam o resultado previsto
  • Como melhorar isso: ações sugeridas para melhorar o resultado previsto



SeçãoDescriçãoExemplo

Previsão

A previsão reflete o objetivo do caso de uso.

O objetivo é maximizar ou minimizar o resultado. Por exemplo, seu objetivo pode ser minimizar o tempo de envio ou maximizar a receita média de vendas por envio.

Principais preditores

Condições que afetam mais significativamente o resultado previsto, em ordem decrescente de magnitude.

Uma condição é um valor de dados associado a um campo.

Um preditor consiste em uma ou duas condições. Se duas condições forem apresentadas, elas são unidas e representam a interseção dessas condições.

Verde (seta para cima) indica que o preditor melhora o resultado previsto.

Vermelho (seta para baixo) indica que o preditor piora o resultado previsto.

Como melhorar isso

Ações sugeridas que o usuário pode adotar para melhorar o resultado previsto.

As melhorias estão associadas a fatores sobre os quais os usuários podem controlar, como o método de envio ou o nível de adesão de um assinante.


Adicionar e configurar a extensão do painel do Einstein Discovery

Para configurar e usar a extensão do painel Einstein Discovery no Tableau, você precisará:

  • Acesso a uma organização Salesforce org e Tableau Desktop, Tableau Server ou Tableau Cloud.
  • Uma definição de previsão do Einstein Discovery implantada no Salesforce.
  • Dados de origem no Tableau com campos que correspondem aos campos de modelo exigidos pela definição de previsão do Einstein Discovery.
  • Uma planilha no Tableau que contém os dados de origem para a previsão.
  • Planilhas adicionais que podem ser usadas como filtros no painel.
  • A extensão do painel Einstein Discovery em um painel.

Para configurar e usar as previsões do Einstein Discovery no Tableau, você e qualquer pessoa que esteja visualizando previsões em uma pasta de trabalho do Tableau precisarão de licenças, acesso e permissões específicos no Salesforce e no Tableau. Para obter mais informações, consulte Requisitos para acesso.

Prepare o modelo e a pasta de trabalho

  1. Crie e implante a definição de previsão do Einstein Discovery que você deseja usar. Você também pode usar uma definição de previsão que outra pessoa criou e implantou. Para obter mais informações, consulte Crie, implante e gerencie modelos(O link abre em nova janela)em ajuda do Salesforce.
  2. Crie uma pasta de trabalho do Tableau que usa uma fonte de dados com campos que podem ser mapeados para todos os campos de modelo exigidos pela definição de previsão do Einstein Discovery.
  3. Crie uma planilha que contenha os dados de origem para a extensão do painel.

    Esses dados de origem devem incluir todos os campos exigidos pela definição de previsão do Einstein Discovery para prever um resultado. Além disso, os dados de origem devem corresponder à granularidade esperada pela definição de previsão do Einstein Discovery. Por exemplo, se a definição de previsão espera as vendas por pedido individual, então os dados do Tableau devem incluir campos no nível de detalhe de pedidos individuais.

    • Planilhas aceitam previsões para várias linhas de dados (previsões em massa). A planilha pode conter os campos necessários nas divisórias de linhas ou colunas ou nas propriedades do cartão Marcas. A planilha não será visível no painel; uma exibição simples será suficiente. Por exemplo, você pode criar uma tabela de texto.



      Ou um gráfico de barras básico.



      A planilha usada como dados de origem para o modelo não pode exceder 50.000 linhas de dados. Os campos na exibição não podem ser Nomes de medida ou Valores de medida.

    • Os parâmetros aceitam previsões de linha única. Para configurar a planilha, mostre os parâmetros na exibição. Você não precisa adicionar campos à exibição para esta planilha. Por exemplo:

      Exemplo de configuração de parâmetros para dados de origem em uma planilha.

  4. Crie uma ou mais planilhas com exibições que você pode definir para Usar como filtro no painel.

    A visualização pode utilizar um subconjunto dos campos utilizados pelo modelo. Clicar em marcas nessas exibições no painel atualizará as previsões na extensão do painel.

  5. Crie o painel. Na seção Objetos, clique em Flutuante. Na seção Planilhas, arraste a planilha de dados de origem para a tela. Redimensione e esconda essa planilha para que os usuários não a vejam no painel. Arraste também uma ou mais planilhas para a tela visando servir como filtros no painel.

    Exemplo de painel sendo criado com várias planilhas.

    No menu de objeto Planilha, defina pelo menos uma planilha com uma visualização para Usar como filtro.

Configurar a extensão

  1. Na seção Objetos, selecione Flutuante e arraste o objeto Extensão para a tela do painel. Na Galeria do Tableau Exchange, selecione Einstein Discovery.

    Faça logon na sua conta do Salesforce. Depois de fazer logon, uma página da Web é aberta perguntando se você deseja permitir que sua conta do Salesforce acesse o Tableau. Clique em Permitir para continuar e, em seguida, feche a guia resultante no seu navegador.

    No Tableau Desktop, você precisará entrar na sua conta do Salesforce toda vez que usar a extensão do painel Einstein Discovery. Se o Salesforce desconectar você da sessão automaticamente, talvez seja necessário recarregar a extensão do painel (clique na seta suspensa no objeto Extensão e selecione Recarregar). Essa configuração de saída de tempo é configurável. Para obter mais informações, consulte Editar configurações de sessão em perfis(O link abre em nova janela) na ajuda do Salesforce.

    No Tableau Cloud e no Tableau Server, você deve fazer logon apenas uma vez se suas credenciais estiverem sendo salvas com as configurações da sua conta do Tableau.

  2. Configurar a extensão de painel.

    Para obter a Definição de previsão, clique em Pesquisar previsões e selecione o nome de um modelo de previsão implantado no Salesforce.

    Selecione Planilha ou Parâmetros como os dados de origem das previsões. A planilha fornece previsões baseadas em uma marca selecionada com valores agregados. Os parâmetros aceitam análises preditivas interativas e hipóteses em um único conjunto de valores de entrada.

    Para obter a Planilha, clique em Selecionar uma opção e selecione o nome da planilha com os dados de origem. Para obter os Parâmetros, nenhuma outra configuração é necessária.



    Clique em Prosseguir.

  3. Mapeie os campos do modelo para os campos na planilha. A extensão mapeará automaticamente os campos com base em nomes, quando possível.

    Para adicionar ou alterar mapeamentos, clique na caixa de pesquisa ao lado de um campo de previsão e selecione um nome na lista de campos ou parâmetros disponíveis da planilha.



    Você deve mapear todos os campos para continuar até o próximo conjunto de configurações. Se você não visualizar um campo correspondente listado, tente seguir essas etapas de solução de problemas.

    Clique em Próximo para continuar.

  4. Selecione as opções de como as previsões são exibidas.



    Rótulo de previsão: clique no campo e digite um rótulo que represente o resultado que você está prevendo, por exemplo, Probabilidade de entrega no prazo. O nome do modelo implantado é exibido por padrão.

    Unidade de pontuação de predição: digite um símbolo ou texto que indique a unidade para a pontuação de previsão. Por exemplo, %. Se a unidade for exibida antes da pontuação, selecione Unidade precede a pontuação. Por exemplo, um símbolo de moeda (como $) precederia uma quantia em moeda.

    Agregação: especifique como deseja agregar os registros selecionados (Média, Mediana ou Soma) na planilha de dados de origem. O Tableau agrega seus dados selecionados em um único conjunto de valores, que ele submete à definição de previsão do Einstein Discovery como entrada. A granularidade deve corresponder à granularidade esperada para o modelo.

    Principais preditores: especifique se exibirá preditores superiores que afetam a previsão. Você também pode especificar o número de principais preditores exibidos e se os valores de impacto são exibidos ao lado de cada preditor.

    Principais melhorias: especifique se deve exibir informações sobre as maneiras de melhorar a probabilidade do resultado previsto. Você também pode especificar o número de melhorias exibidas e se os valores de impacto são exibidos ao lado de cada melhoria. Para o percentual de limite de melhoria, especifique um número percentual (0-99) para exibir melhorias somente se melhorarem a previsão por esse percentual.

    Mostrar avisos de previsão: especifique se deve mostrar avisos sobre o modelo preditivo, como valores perdidos em campos exigidos ou valores fora dos limites.

    Para começar, considere mostrar tudo e, em seguida, refinar o que você acaba compartilhando com o seu público de painel.

  5. Clique em Concluído. O Tableau envia os dados imediatamente para a definição de previsão do Einstein Discovery e, em seguida, exibe o resultado.
  6. No painel, certifique-se de que pelo menos uma planilha esteja definida para Usar como filtro. Todas as planilhas no painel definidas para Usar como filtro conduzirão a extensão para atualizar as previsões com base na seleção atual.

Teste seu painel clicando e selecionando diferentes marcas e áreas no painel (ou selecionando diferentes valores de parâmetros) para ver qual resultado o Einstein Discovery prevê para esse subconjunto dos dados.

Salve a pasta de trabalho no Tableau Cloud ou no Tableau Server. Ou, publique o painel do Tableau Desktop no site do Tableau Cloud ou Tableau Server para compartilhá-lo com mais pessoas. Explorers e Viewers com acesso à mesma organização Salesforce e uma licença Einstein Discovery no Tableau, uma licença Tableau CRM Plus ou uma licença Einstein Forecasts poderão usar a extensão.

Mapeamento de campo de solução de problemas

Se um campo que você espera usar não estiver na lista de campos disponíveis, talvez seja necessário verificar o tipo de dados para o campo no Tableau.

O Einstein Discovery e o Tableau nem sempre reconhecem dimensões, medidas e tipos de dados da mesma forma, então pode ser necessário alterar o tipo de dados e a função (dimensão ou medida) no painel de dados da planilha para combinar com a forma de interpretação do campo pelo Einstein Discovery.

  1. Feche a janela Extensão: Einstein Discovery.
  2. Vá para a planilha de dados de origem. No painel Dados, altere o tipo de dados e a função de um campo problemático no Tableau para corresponder ao tipo de dados de campo do Einstein Discovery e à função nas configurações de mapeamento. Depois de alterar o tipo ou função de dados, você precisará substituir campos incorretos na exibição pelos campos atualizados do painel Data.
  3. No painel, clique no menu suspenso para a extensão e selecione Configurar. Vá para as configurações de mapeamento de campo e selecione os campos da lista.
  4. Se você ainda não visualizar os campos que espera na lista, volte para a planilha de dados de origem. Remova os campos que faltam para mapeamento do cartão Marcas ou das divisórias de Linhas ou Colunas.

    Em seguira, arraste os campos ausentes do painel Dados até Detalhe no cartão Marcas.

  5. Repita a etapa 3 para selecionar os campos para mapeamento.
Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!