Cálculos ad-hoc

Os cálculos ad-hoc são cálculos que você pode criar e atualizar enquanto trabalha com um campo em uma divisória na exibição. Os cálculos ad-hoc também são conhecidos como cálculos de tipo ou em linha.

Criar cálculos ad-hoc

Clique duas vezes em um campo existente para iniciar a edição.

Você também pode clicar duas vezes em uma divisória vazia ou em uma parte vazia da divisória para criar um novo cálculo.
Digite para atualizar a expressão ou arraste novos campos para a expressão do painel Dados ou em outras partes da exibição.

Pressione Enter, Tab ou clique fora da expressão para confirmá-la, feche o cálculo e atualize a exibição.

Pressione Ctrl+Enter (ou Command+Enter em um Mac) para confirmar a expressão e atualize a exibição sem fechar o cálculo.

Cálculos ad-hoc são compatíveis com as divisórias Linhas, Colunas, Marcas e Valores de medida, mas não com as divisórias Filtros ou Páginas.

Ao trabalhar no Tableau Desktop, os erros nos cálculos ad-hoc aparecem sublinhados em vermelho. Focalize o erro para visualizar sugestões de como resovê-lo.

Observação: os cálculos ad-hoc não são nomeados e armazenados no painel Dados, mas são salvos quando você fecha a pasta de trabalho. Se desejar salvar um cálculo ad-hoc para usá-lo em outras planilhas da pasta de trabalho, copie-o no painel Dados. No Tableau Desktop (mas não no navegador), você receberá uma solicitação para nomear o cálculo. Uma vez nomeado, o cálculo ad-hoc é igual a um cálculo criado com o editor de cálculo e está disponível em outras planilhas na pasta de trabalho. Consulte Introdução a cálculos no Tableau.

Cálculos ad-hoc de várias linhas

À medida que você digita um cálculo ad-hoc, você pode pressionar Shift+Enter para iniciar uma nova linha. Entretanto, somente a linha atual é visível no cálculo ad-hoc, podendo confundir qualquer pessoa que visualize ou edite o cálculo e não tem como saber que ele contem várias linhas.

A primeira linha de um cálculo de várias linhas ad-hoc pode ser um comentário representando um título para o cálculo. Essa é a única linha visível na divisória após a confirmação do cálculo:

//City and State
[City] + ', ' + [State]

Cálculos ad-hoc e agregação

Se o Tableau determinar que a expressão inserida é uma medida (ou seja, retorna um número), ele adiciona automaticamente uma agregação à expressão quando você a confirma. Por exemplo, se você digitar DATEDIFF('day',[Ship Date],[Order Date]) em um cálculo ad-hoc e, em seguida, pressionar a tecla Enter, verá o seguinte:

SUM(DATEDIFF('day',[Ship Date],[Order Date]))

Se você usar um campo que já seja agregado (por exemplo, SUM([Profit])) em um cálculo ad-hoc, o resultado será um cálculo de agregação. Por exemplo, ao confirmar um cálculo ad-hoc SUM([Profit])/SUM([Sales]), o resultado será:

AGG(SUM([Profit])/SUM([Sales]))

Para obter mais informações sobre os cálculos de agregação, consulte Funções de agregação no Tableau(O link abre em nova janela).

Cálculos ad-hoc para uma melhor compreensão e experimentação

Os cálculos ad-hoc costumam ser criados dinamicamente para realizar tarefas como:

  • Testar um palpite
  • Tentar uma situação hipotética
  • Depurar um cálculo complexo

Gerenciar cálculos ad-hoc

Use as seguintes teclas para gerenciar os cálculos ad-hoc.

  • Clique duas vezes em um campo existente na divisória Linhas, Colunas, Marcas ou Valores de medida para abri-lo como um cálculo ad-hoc.
  • >Clique duas vezes em outra parte de qualquer uma dessas divisórias para criar um novo cálculo ad-hoc a partir do zero.
  • Pressione a tecla Esc para cancelar um cálculo ad-hoc.
  • Pressione a tecla Enter para confirmar um cálculo ad-hoc, fechá-lo e atualizar a exibição. Pressione Ctrl+Enter para confirmar a alteração e atualize a exibição sem fechar o cálculo ad-hoc.
  • Quando estiver trabalhando no Tableau Desktop, caso exista um campo à direita do cálculo ad-hoc atual na mesma divisória, pressionar a tecla Tab abrirá esse campo como um cálculo ad-hoc. Se não existir um campo à direita do cálculo ad-hoc atual na divisória, pressione a tecla Tab para abrir um novo cálculo ad-hoc. A combinação Shift+Tab tem a mesma funcionalidade, exceto que o move para a esquerda.
  • Ao clicar duas vezes em um campo com nome em uma divisória para editá-lo, você não estará alterando o campo com nome original.

Além disso, as seguintes regras regulam o uso dos cálculos ad-hoc.

  • Somente um cálculo ad-hoc pode ser aberto de cada vez.
  • Se um campo com função geográfica ou com uma configuração do ano fiscal associada for adicionado a um cálculo ad-hoc, o cálculo ad-hoc herdará essa função ou configuração.
  • O menu de contexto do botão direito do mouse de um cálculo ad-hoc traz as mesmas opções que estariam disponíveis para qualquer outro campo do mesmo tipo na exibição, incluindo a capacidade de alterar a agregação ou formato.
  • Os cálculos ad-hoc não estão disponíveis quando você cria grupos, conjuntos, hierarquias ou parâmetros.
  • Os cálculos ad-hoc são válidos para a criação de linhas de tendências, previsões, linhas de referência, bandas e distribuições.
Agradecemos seu feedback!