Criar uma tabela de texto

No Tableau, normalmente você cria tabelas de texto (também chamadas de tabelas de referência cruzada ou tabelas dinâmicas) ao colocar uma dimensão na divisória Linhas e outra dimensão na divisória Colunas. Em seguida, você completa a exibição arrastando uma ou mais medidas até Texto no cartão Marcas.

Uma tabela de texto usa o tipo de marca de texto. O Tableau usa esse tipo de marca automaticamente caso a exibição seja construída usando-se apenas dimensões (pressupondo-se que o tipo de marca seja definido como Automático). Para obter mais informações sobre o tipo de marca de texto, consulte Marca de texto.

Para criar uma tabela de texto que mostre as vendas totais por ano e por categoria, siga estas etapas:

  1. Conecte-se à fonte de dados Sample - Superstore.
  2. Arraste a dimensão Data do pedido até Colunas.

    O Tableau agrega as datas por ano e cria cabeçalhos de coluna.

  3. Arraste a dimensão Subcategoria até Linhas.

    O Tableau cria cabeçalhos de linha. Colunas com cabeçalhos mais linhas com cabeçalhos indicam a existência de uma estrutura de tabela válida. Para obter mais informações sobre a alteração de layout para cabeçalhos de linha e coluna, consulte Definir estrutura da tabela.

    Agora você pode adicionar uma medida à exibição para ver os dados reais.

  4. Arraste a medida Vendas até Texto no cartão Marcas.

    O Tableau agrega a medida como uma soma.

    O Tableau usa o texto como o tipo de marca. Cada célula na tabela exibe a soma das vendas para um ano e uma subcategoria específicos.

    Podemos ver que as subcategorias cadeiras e telefones registraram as maiores vendas em todos os anos.

  5. Arraste a dimensão Região até Linhas e solte-a à esquerda de Subcategoria. Um pequeno triângulo aparece para indicar que o novo campo será inserido à esquerda do campo existente.

    A exibição agora detalha as vendas por região, além de ano e subcategoria:

    As regiões estão listadas em ordem alfabética. Você pode arrastar Região à direita de Subcategoria, para organizar primeiro a exibição por subcategoria e depois por região.

    É possível usar um cálculo de tabela para mostrar porcentagens de total, em vez de valores brutos em dólar. Primeiro, você deve determinar como estruturar o cálculo.

    Neste caso, há três dimensões na exibição: Data do pedido, Subcategoria e Região.

    Embora seja possível mostrar porcentagens de total de uma única dimensão, isso pode ser algo incômodo. Por exemplo, se você mostrasse porcentagens apenas por região, as porcentagens seriam calculadas nas duas dimensões restantes: Sub-Categoria (existem 17 subcategorias) e Year(Order Date) (existem quatro anos). Assim, você dividiria o total 17 x 4 = 68 maneiras. Isso retornaria porcentagens pequenas.

    Em vez disso, mostre as porcentagens usando duas dimensões: Year(Order Date) e Região. Em seguida, os percentuais são calculados na dimensão restante, Subcategoria, ou seja, você calcula o percentual do total em cada área destacada mostrada a seguir.

    As dimensões usadas por você para estruturar seu cálculo são chamadas de campos de endereçamento e os campos nos quais você executa o cálculo são os campos de partição.

    Para obter mais informações sobre esses conceitos, consulte Noções básicas: endereçamento e particionamento.

  6. Para criar um cálculo de tabela que mostre porcentagens, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control, no Mac) no campo SUM(Sales) do cartão Marcas e selecione Adicionar cálculo de tabela.

  7. Na caixa de diálogo Cálculo de tabela, defina Tipo de cálculo como Percentual do total.

    As opções na caixa de diálogo mudam de acordo com o tipo de cálculo escolhido.

    Para obter mais informações sobre o uso de cálculos de tabela, consulte Transformar valores com cálculos de tabela.

  8. Para a definição do Cálculo, selecione Painel (Para baixo) e feche a caixa de diálogo Cálculo de tabela.

    Agora vemos porcentagens calculadas dentro de cada subcategoria, duplicadas para cada ano dentro de cada região. Os números dentro de cada área destacada totalizam 100%.

    Painel (Para baixo) é a opção apropriada porque especifica que o cálculo deve ser realizado de cima para baixo em cada painel da tabela. Como a tabela tem duas dimensões verticais, Tabela (Para baixo) calcularia o percentual do total de cima para baixo para toda a tabela, ignorando a dimensão Região.

    O painel é sempre o nível de detalhe mais refinado para a direção relevante (mesmo nível ou abaixo). Se você tivesse três dimensões no eixo vertical, talvez precisasse usar nomes de campo para definir o cálculo, porque a única dimensão mais à esquerda na divisória Linhas (definida como Tabela) e a dimensão mais à direita (definida como Painel) poderiam ser registradas com as opções estruturais.

Verifique seu trabalho! Veja as etapas de 1 a 8 abaixo.

Agradecemos seu feedback!