Adicionar anotações

É possível adicionar anotações a visualizações para destacar uma marca, um ponto específico, como uma localização em um mapa, ou uma área, como um cluster de marcas de dispersão.

Observação: na criação na Web, é possível criar e excluir anotações clicando com o botão direito do mouse na exibição (em uma planilha ou painel) e selecionando um ponto ou uma anotação de marca. Clique novamente com o botão direito do mouse na anotação para editá-la ou removê-la. No momento, as anotações de formatação e movimentação não são suportadas na Web.

Para adicionar e formatar outros elementos de texto em uma visualização, consulte Formatar títulos, legendas e dicas de ferramentas.

Adicionar uma anotação

Para adicionar uma anotação na visualização:

  1. Em uma planilha, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) em um ponto de dados ou em um ponto na visualização onde deseja adicionar a anotação, selecione Anotar e, em seguida, escolha o tipo de anotação.

    Existem três tipos de anotações no Tableau:

    • Marca - selecione esta opção para adicionar uma anotação associada à marca selecionada. Esta opção só estará disponível se o ponto de dados (marca) for selecionado.

    • Ponto - selecione esta opção para anotar um ponto específico na exibição.

    • Área - selecione esta opção para anotar uma área na visualização, como um cluster de exceções ou uma região de destino.

  2. Na caixa de diálogo Editar anotações, digite o texto que deseja mostrar na anotação.

    Use menu Inserir para inserir variáveis dinâmicas no texto de anotação. Por exemplo, a anotação pode exibir valores de dados que são atualizados quando os dados subjacentes mudam. As variáveis dinâmicas disponíveis são dependentes do que você estiver anotando, seja uma marca, um ponto ou uma área.

  3. Ao terminar, clique em OK.

    A visualização é atualizada com a anotação.

Editar uma anotação

Para editar uma anotação:

  1. Clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) na anotação da visualização e selecione Editar.

  2. Na caixa de diálogo Editar anotação, edite o texto da anotação e clique em OK.

Reorganizar uma anotação

Após adicionar uma anotação, é possível movê-la, redimensioná-la, ajustar a linha e mover o texto. Cada tipo de anotação pode ser reorganizado e modificado de diferentes formas. Esta seção discute como reorganizar, redimensionar e modificar cada tipo de anotação.

Anotações de marca

Ao selecionar uma anotação de marca, o corpo e a linha serão selecionados e várias alças de redimensionamento serão exibidas. Use essas alças para redimensionar o corpo e a linha.

Para reposicionar o corpo

  • Clique e arraste o corpo da anotação selecionada para uma nova posição.

Para redimensionar o corpo

  • Clique e arraste as alças de redimensionamento do corpo para a esquerda e direita. O texto e a altura serão automaticamente ajustados de acordo com a largura do corpo.

Para redimensionar a linha

  • Clique e arraste a alça de redimensionamento da linha

Anotações de ponto

Uma anotação de ponto marca um ponto específico na exibição, como uma linha de referência ou um valor em um eixo. As anotações de ponto são exibidas como texto com uma linha. Quando você selecionar uma anotação de ponto, várias alças de redimensionamento serão exibidas. Use essas alças para reposicionar e redimensionar o corpo e a linha.

Para reposicionar o corpo:

  • Clique e arraste o corpo da anotação selecionada para uma nova posição. Enquanto o corpo é movido, a linha é automaticamente redimensionada para que continue a apontar para o ponto específico selecionado.

Para redimensionar o corpo:

  • Clique e arraste as alças de redimensionamento laterais esquerda e direita. O texto e a altura serão automaticamente ajustados de acordo com a largura do corpo.

Para mover o ponto de extremidade da linha:

  • Clique e arraste o ponto final da linha de modo que aponte para a nova localização.

Anotações de área

Uma anotação de área é uma forma de destacar ou chamar a atenção de uma área na exibição. As anotações de área não são associadas a nenhuma marca específica; de fato, essas anotações são normalmente usadas para chamar a atenção de várias marcas. Ao selecionar uma anotação de área, várias alças de redimensionamento e duas alças de texto serão exibidas. Use essas alças para reposicionar e redimensionar a caixa e o texto.

Para reposicionar a caixa

  • Clique e arraste a caixa da anotação selecionada para uma nova posição.

Para redimensionar a caixa

  • Clique e arraste uma das alças de redimensionamento da caixa

Para reposicionar o texto

  • Clique e arraste a alça de texto central para uma nova posição.

Para redimensionar a largura do texto

  • Clique e arraste a alça de texto à direita para a esquerda e para a direita. A altura do texto será automaticamente ajustada de acordo com a largura.

Formatar anotações

É possível modificar o texto, o corpo e a linha de uma anotação. Por exemplo, é possível especificar se o corpo deve ser uma caixa, uma borda simples ou se não deve aparecer. Além disso, é possível especificar se as linhas nas anotações de marca e ponto terminam com uma seta, um ponto ou com uma linha simples.

Para formatar anotações:

  1. Selecione uma ou mais anotações, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) em uma das anotações selecionadas e, em seguida, escolha Formatar.

    O painel Formatar é exibido à esquerda da área de trabalho, sobre o painel Dados.

  2. No painel Formatar, use as listas suspensas para especificar propriedades de fonte, alinhamento de texto, estilo de linha e sombreamento.

Remover uma anotação

Para remover anotações da visualização:

  1. Selecione uma ou mais anotações na visualização.

  2. Clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) em uma das anotações selecionadas e escolha Remover.

Consulte também

Mostrar, ocultar e formatar rótulos de marca(O link abre em nova janela)

Agradecemos seu feedback!