Entrar no Tableau Online

É possível entrar no Tableau Online por meio de um cliente do Tableau. Um navegador da Web, o Tableau Desktop, o Tableau Bridge e o Tableau Mobile são exemplos de clientes. Você pode entrar diretamente no seu site, ou por meio de uma exibição do Tableau inserida em uma página da Web.

Opções e etapas para fazer logon

Dependendo de como o administrador de site configurou o site do Tableau Online, será preciso fazer logon de uma das seguintes maneiras (também chamadas de tipos de autenticação):

  • Logon único

    Logon único (SSO) significa que o administrador configurou o site do Tableau Online para que você possa usar o mesmo nome de usuário e a mesma senha (credenciais) usados para outros aplicativos da sua empresa.

    Ao usar o SSO, as suas credenciais são gerenciadas fora do Tableau Online, por um provedor de identidade de terceiros. Quando você insere suas credenciais para fazer logon no Tableau Online, o IdP informa ao Tableau Online que você é um usuário aprovado.

  • Tableau

    As credenciais TableauID consistem-se em um endereço de e-mail e uma senha usados para acessar o site do Tableau Online. As credenciais também concedem acesso a outros conteúdos no site do Tableau, como vídeos de treinamento sob demanda e white papers.

  • Tableau com MFA

    Quando a autenticação multifatorial (MFA) está habilitada com a autenticação do Tableau, você usa uma combinação de suas credenciais do TableauID e um método de verificação para acessar o Tableau Online.

Como saber quais tipos de credenciais são usadas pelo seu site

Se o site estiver configurado para logon único (SSO), geralmente seu administrador de site irá notificá-lo e será possível utilizar o mesmo nome de usuário e senha usados em outros programas dentro da sua organização.

Se o seu administrador de site tiver configurado o site para usar a autenticação Tableau, você receberá um convite ao site por e-mail. Ao clicar no link no e-mail, você pode criar a sua senha. Esse endereço de e-mail e senha se tornam o seu TableauID. Além disso, se o MFA estiver ativado, você será solicitado a registrar pelo menos um método de verificação a ser usado para confirmar sua identidade sempre que fizer login.

Se você não tiver certeza de que o site está configurado ou quais credenciais devem ser usadas, verifique com o administrador de site do Tableau Online.

Para fazer logon (inclui a URL do Tableau Online)

  1. Execute uma das ações a seguir, dependendo de onde você estiver efetuando logon:

    Ao entrar: Faça isto:
    Por um navegador da Web Digite a URL do Tableau Online na barra de endereços: https://online.tableau.com
    Tableau Desktop, para publicar ou acessar o conteúdo Selecione Servidor > Fazer logon e insira a URL do Tableau Online: http://online.tableau.com
    Tableau Desktop, para fazer logon no Tableau Bridge Selecione Servidor > Iniciar cliente do Tableau Bridge.
    Aplicativo Tableau Mobile Toque em Entrar e, em seguida, toque em Conectar ao Tableau Online.
  2. Na página de logon do Tableau Online, realize uma das tarefas a seguir:

    • Se o seu site estiver configurado para usar SSO, insira seu nome de usuário.

      Você será direcionado para o formulário de logon do provedor de identidade. Insira seu nome de usuário e sua senha novamente. Você será autenticado e direcionado de volta ao Tableau Online.

    • Se o site estiver configurado para usar a autenticação do Tableau, insira o nome de usuário (endereço de e-mail) e a senha usados para o Tableau Online. Após verificar a identidade, você será redirecionado para o seu site.

      Se a autenticação multifatorial (MFA) estiver habilitada com a autenticação do Tableau, você será solicitado a verificar sua identidade usando a verificação selecionada durante o processo de registro MFA. Observação: se você estiver entrando no Tableau Online ou se registrando no MFA pela primeira vez, consulte Registrar-se para autenticação multifatorial abaixo.

  3. Se o administrador tiver adicionado você a vários sites do Tableau Online, você será solicitado a selecionar um deles.

Para sair

Para sair, selecione o seu nome de exibição no canto superior direito de qualquer página e selecione Sair.

Se o seu site usa logon único, e o link de Sair não for exibido, feche a janela ou a guia do navegador. O link de Sair não aparece se o seu site e o provedor de identidade que gerencia as informações de usuário da sua empresa não estiverem configurados para suportar o logout único.

Lembrar suas credenciais de logon

Se você quiser que o Tableau Online lembre seu nome de usuário, marque a caixa de seleção Lembrar-me ao entrar. Da próxima vez que fizer logon, o Tableau irá inserir o seu nome de usuário. Você ainda precisará digitar a sua senha.

Para que o Tableau esqueça suas informações de usuário, remova os cookies usando o navegador da Web.

Dica: se sua empresa usa o logon único, não é necessário clicar em Lembrar-me. Se você não sair e retornar para o site usando o mesmo navegador, você continuará tendo o acesso direto.

Clientes conectados

Seu administrador de site tem a opção de permitir logon direto de clientes aprovados do Tableau. Veja a introdução a este tópico para consultar exemplos de clientes.

Depois de fazer logon por um cliente reconhecido, o Tableau armazena suas credenciais em um token seguro que lembra de sua conexão com o Tableau Online. Quando o token é estabelecido, você pode acessar o site do Tableau Online diretamente, sem precisar fazer logon.

Limpeza de logons salvos

  • Caso deseje se desconectar do site, saia explicitamente pelo cliente conectado. Por exemplo, no Tableau Desktop, selecione ServidorSair.

  • Para remover todas as conexões de servidor existentes no Tableau Desktop, selecione AjudaConfigurações e desempenhoLimpar os logons do servidor salvos.

Observação: os administradores de site podem cancelar a permissão dos tokens de segurança que armazenam as conexões dos usuários ao site.

Fazer logon em uma exibição inserida no Internet Explorer

Quando navegar até uma página da Web com uma exibição inserida, você verá um botão de logon na moldura onde a exibição aparecerá. Se estiver no Internet Explorer (IE) e, após inserir suas credenciais, o botão de logon não for substituído pela exibição, as configurações de segurança do navegador podem estar bloqueando o acesso à exibição.

O IE usa zonas de segurança para determinar os níveis de acesso a sites. Para mostrar as exibições inseridas do Tableau no IE, adicione os endereços do site que visitar e do Tableau Online à zona de segurança correta.

Adicionar endereços da Web às zonas de segurança do IE

  1. No Internet Explorer, navegue até o site com a exibição do Tableau.

  2. Clique no botão Ferramentas e selecione Opções da Internet.

  3. Na guia Segurança, adicione o site à zona de segurança adequada da seguinte forma:

    • Se o site que contém a exibição do Tableau for interno à sua empresa, selecione Intranet local, clique em Sites e em Avançadas. Se o site não estiver lá, adicione-o à lista Sites.

    • Se o site for externo à sua empresa, selecione Sites confiáveis, clique em Sites e adicione-o à lista Sites.

  4. Adicionar o Tableau Online:

    Selecione Sites confiáveis e na caixa de diálogo Adicionar este site à zona, insira *.online.tableau.com.

  5. Clique em Adicionar e, em seguida, clique em Fechar.

Estas etapas foram retiradas da página Zonas de segurança: adicionando ou removendo sites(O link abre em nova janela) do site da Microsoft Windows.

Observação: o link fornecido é externo ao site do Tableau. Embora façamos todos os esforços para garantir que os links para sites externos sejam precisos, atualizados e relevantes, o Tableau não pode assumir a responsabilidade pela precisão ou atualidade de páginas mantidas por fornecedores externos. Entre em contato com o site externo para obter respostas para perguntas relacionadas ao conteúdo dele.

Registrar-se para autenticação multifatorial

Para ajudar a garantir a segurança da conta, o administrador do site pode habilitar a autenticação multifatorial (MFA) com a autenticação do Tableau. Se a MFA estiver habilitada, você deve registrar pelo menos um método de verificação a ser usado para confirmar sua identidade sempre que entrar no Tableau Online. Observação: se estiver usando o Tableau Desktop ou Tableau Bridge juntamente com o Tableau Online, você deve executar a versão 2021.1 e posterior.

A MFA é um método de autenticação de conta seguro que exige que você prove sua identidade fornecendo duas ou mais informações de verificação, também conhecidas como “fatores”, quando você entra no Tableau Online. O primeiro fator é o nome de usuário e a senha que você usa para entrar no Tableau Online (ou seja, suas credenciais do TableauID). O fator adicional é um código gerado por um aplicativo autenticador, como o Salesforce Authenticator ou um aplicativo de código de acesso único baseado em tempo (TOTP) de terceiros.

Para comparar os métodos de verificação aceitos e revisar os requisitos de uso, consulte o tópico Métodos de verificação para autenticação multifatorial(O link abre em nova janela) na Ajuda do Salesforce.

Importante: na maioria dos casos, os métodos de verificação do Tableau Online são aplicativos autenticadores móveis que você precisa instalar em um telefone móvel.

  1. Entre no Tableau Online com o nome de usuário e a senha. Você é solicitado a se registrar para MFA.

  2. Selecione um método de verificação.

    Por exemplo, clique em Salesforce Authenticator .

  3. Siga as etapas na caixa de diálogo do Tableau Online para associar o método de verificação selecionado à sua conta do Tableau Online.

    Por exemplo, se você selecionou o aplicativo Salesforce Authenticator na etapa 2, será solicitado a fazer o seguinte:

    1. Em um dispositivo móvel iOS ou Android, baixe e instale o aplicativo Salesforce Authenticator gratuito na App Store ou Google Play.
    2. No dispositivo móvel, após a conclusão da instalação do aplicativo, abra-o e toque em Adicionar uma conta.
    3. No Tableau Online, entre na fase de duas palavras do aplicativo na caixa de diálogo e clique em Conectar.

  4. Para concluir o processo de logon, o Tableau Online solicita que você aprove a solicitação de entrada por meio do aplicativo autenticador no telefone celular. Ao aceitar a solicitação, você está verificando sua identidade. Em seguida, você é redirecionado para o seu site.

    Por exemplo, se estiver usando o método de verificação do Salesforce Authenticator, faça o seguinte:

    1. Quando o Tableau Online mostrar o seguinte prompt, responda à notificação push.


    2. No Salesforce Authenticator, verifique se os detalhes da solicitação estão corretos.
    3. Toque em Aprovar. Você é redirecionado para o seu site.

Gerenciar métodos de verificação

Depois de começar a usar a MFA, você pode gerenciar os métodos de verificação clicando no link Gerenciar métodos de verificação da MFA na página Minhas configurações da conta no Tableau Online. Nesta página, você pode adicionar ou remover métodos de verificação adicionais. Por exemplo, se você adquirir um novo celular, exclua todos os métodos de verificação do celular antigo. Se você não conseguir copiar a configuração do aplicativo autenticador restaurando-o de um backup para o seu novo telefone celular, deverá instalar e registrar um aplicativo autenticador novamente. Para obter mais informações, consulte Gerenciar suas configurações de conta(O link abre em nova janela).

Sobre códigos de recuperação

Para ajudar a reduzir o risco de um cenário de bloqueio, recomendamos que você adicione os Códigos de recuperação como backup após registrar-se na MFA. Os códigos de recuperação permitem que você entre no Tableau Online se não tiver acesso aos seus métodos usuais de verificação da MFA. Se você adicionar a opção Códigos de recuperação, uma lista de dez códigos de uso único é gerada para você que você pode usar para entrar no Tableau Online.

Importante: como a lista de códigos de recuperação não pode ser acessada depois que você adiciona a opção Recuperar códigos, copie e armazene imediatamente esses códigos em um local seguro para que você possa usá-los em situações de emergência.

Recupere o acesso ao site após ser bloqueado

Importante: recomendamos fortemente que você adicione a opção Códigos de recuperação para ajudar a evitar o bloqueio do seu site.

Se você perder todos os seus métodos usuais de verificação de MFA, deverá registrar um caso no suporte do Tableau. Para recuperar o acesso ao Tableau Online, o Suporte do Tableau deve confirmar manualmente sua identidade e redefinir o método de verificação. Para garantir um processo de recuperação de conta tranquilo, lembre-se do seguinte:

Para registrar um caso de suporte do Tableau, consulte Enviar um caso do formulário da Web(O link abre em nova janela) na base de dados de conhecimento do Tableau.

Agradecemos seu feedback!