O Guia de implantação do Tableau Mobile
Se você for um administrador do Tableau, use este guia para implantar o aplicativo Tableau Mobile em toda a organização.
Dica: para ver os recursos do aplicativo para usuários, consulte a Visão geral do Tableau Mobile(O link abre em nova janela).
Antes de implantar
Verifique as Especificações técnicas do Tableau Mobile(O link abre em nova janela) para ver os requisitos do sistema operacional e da versão do Tableau.
Consulte os Problemas conhecidos do Tableau Mobile(O link abre em nova janela) para saber sobre os problemas abertos e recentemente corrigidos.
Implantar o aplicativo sem gerenciar dispositivos móveis
Se a sua organização não gerencia dispositivos ou aplicativos móveis, peça aos usuários que façam download do Tableau Mobile diretamente para seus dispositivos móveis da App Store ou do Google Play:
- Tableau Mobile para iOS(O link abre em nova janela) na App Store
- Tableau Mobile para Android(O link abre em nova janela) no Google Play
Quando as atualizações do Tableau Mobile estiverem disponíveis, elas são tratadas pelo serviço de atualização de cada dispositivo. Se você quiser que os usuários sempre tenham a versão mais recente, instrua para habilitar atualizações automáticas de aplicativos em suas configurações do sistema.
Observação: o Tableau Mobile não está disponível na Apple App Store na China continental.
Implantar o aplicativo com o gerenciamento de dispositivos móveis
Os sistemas do Gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) controlam dispositivos móveis inteiros, permitindo que os administradores monitorem remotamente, atualizem e removam quaisquer aplicativos e dados.
Para disponibilizar o Tableau Mobile aos usuários do catálogo de aplicativos interno, adicione-o ao seu sistema MDM seguindo as instruções a seguir:
- Ajuda do Vmware Workspace ONE(O link abre em nova janela)
- Ajuda do MobileIron(O link abre em nova janela)
- Ajuda de gerenciamento do endpoint do Citrix(O link abre em nova janela) (antigo XenMobile)
- Ajuda do Microsoft Intune(O link abre em nova janela)
Observação: embora outros provedores de MDM possam trabalhar com o Tableau Mobile, eles não são testados ou suportados pelo Tableau.
Implantar o aplicativo com o gerenciamento de aplicativos móveis
Com os sistemas de gerenciamento de aplicativo móvel (MAM), os administradores controlam e atualizam aplicativos específicos, deixando aplicativos e dados pessoais intactos.
Para disponibilizar o Tableau Mobile aos usuários do catálogo de aplicativos interno, siga as instruções do sistema MAM e adicione os aplicativos específicos do provedor listados a seguir.
Se você usar o Tableau Mobile para BlackBerry ou Tableau Mobile para Workspace ONE, incentive seus usuários a baixar a versão mais recente do aplicativo. As versões legadas (versões 19.225.1731 e anterior) não são mais suportadas.
Isenção de responsabilidade: as instruções detalhadas do MDM e do MAM estão além do escopo da documentação e do suporte do Tableau. Para obter ajuda, entre em contato com o fornecedor do MDM ou do MAM.
Configurar o Tableau Mobile para Intune com Microsoft Entra ID
Conforme anunciado pelo Microsoft Intune, Os aplicativos iOS empacotados e os aplicativos iOS que usam o SDK do aplicativo Intune exigirão o registro do aplicativo Azure AD(O link abre em nova janela). O Tableau Mobile para Intune deve ser registrado em seu ambiente Microsoft Entra ID (anteriormente Azure Active Directory) até 31 de março de 2024. Para fazer isso, o administrador do Microsoft Entra deve consentir, em nome da sua organização, que o Tableau Mobile para Intune acesse APIs que se comunicam com os pontos de extremidade do Intune. Essas APIs permitem que o Tableau Mobile para Intune recupere políticas MAM. Se você não conceder consentimento, os usuários não poderão acessar o aplicativo Tableau Mobile para Intune após 31 de março de 2024.
As implantações novas e existentes do Tableau Mobile para Intune devem concluir o procedimento a seguir para conceder consentimento.
- Preencha a Opção A ou a Opção B para dar consentimento.
Como administrador do Microsoft Entra, insira a seguinte URL, substituindo
{tenent_id}
com a ID da sua organização. Essa ID pode ser encontrada nas configurações do locatário em seu ambiente Microsoft Entra.https://login.microsoftonline.com/{tenant_id}/adminconsent?client_id=898f300f-eef0-4d51-82df-f8e51b1c82a3
O
{client_id}
na URL é a ID global do aplicativo do Tableau Mobile para Intune:898f300f-eef0-4d51-82df-f8e51b1c82a3
.Na tela Permissões solicitadas, selecione Aceitar.
Como administrador do Microsoft Entra, baixe o aplicativo Tableau Mobile para Intune(O link abre em nova janela) na loja de aplicativos iOS.
Faça logon no aplicativo Tableau Mobile para Intune.
Na tela Permissões solicitadas, selecione Consentimento em nome da sua organização e Aceitar.
No centro de administração do Microsoft Entra, selecione Aplicativos empresariais > Tableau Mobile para Intune > Permissões. Certifique-se de que o consentimento seja concedido para o Microsoft Graph e o Gerenciamento de aplicativo móvel da Microsoft.
Para obter mais informações sobre a concessão de consentimento, consulte os seguintes artigos de ajuda do Microsoft Entra:
Atribua usuários e grupos ao aplicativo Tableau Mobile para Intune e certifique-se de que os usuários adicionados tenham uma licença válida do Intune. Siga as instruções no artigo de ajuda do Microsoft Entra: Gerenciar a atribuição de usuários e grupos a um aplicativo(O link abre em nova janela).
Para validar o registro do Microsoft Entra ID, defina a chave de configuração do aplicativo
com.microsoft.intune.mam.IntuneMAMOnly.RequireAADRegistration
paratrue
. Para obter informações sobre como usar chaves de configuração de aplicativo, consulte Personalizar o Tableau Mobile com AppConfig.Atribua uma política de proteção de aplicativo ao aplicativo Tableau Mobile para Intune. Ao atribuir a política, em Aplicativos públicos, selecione Tableau Mobile para Intune para direcionar o aplicativo específico. Para obter instruções sobre como atribuir políticas de proteção de aplicativos, consulte o artigo de ajuda do Microsoft Entra: Como criar e atribuir políticas de proteção de aplicativo(O link abre em nova janela).