Requisitos de acesso à Internet

O Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder foram projetados para operar com acesso à Internet. Por exemplo, o Tableau requer acesso à Internet para carregar visualizações de mapa, carregar páginas da Web em painéis e processar solicitações de licença.

Endereços e portas solicitados

O Tableau usa portas comuns (80 e 443) para fazer solicitações de Internet. Na maioria dos casos, o computador em que o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder está instalado e a rede executada já estão configurados para permitir o acesso necessário.

Se o Tableau não tiver acesso direto à Internet, garanta que os domínios listados na tabela a seguir tenham a permissão do servidor proxy no computador em que o Tableau está instalado e no firewall da rede (se houver). Além disso, certifique-se de que o servidor proxy possa acessá-los sem autenticação manual ou direta, para que os seus usuários não precisem ser autenticados sempre que acessarem a Internet.

Observação: caso publique pastas de trabalho e fontes de dados no Tableau Online, pode ser necessário adicionar o Tableau Online à lista autorizada do provedor de dados. Para obter mais informações, consulte Endereços IP do Tableau Online para autorização do provedor de dados(Link opens in a new window) na ajuda do Tableau Online.

Componente Requisito de acesso à Internet
Mapas

Tableau 2019.2:

  • mapsconfig.tableau.com
  • api.mapbox.com

Tableau 2019.1 e versões anteriores:

  • maps.tableausoftware.com

Observação: a partir do Tableau 9.1, os mapas do Tableau usam uma conexão SSL na porta 443.

Licenciamento

Usado ao ativar chaves do produto e ao registrar o produto.

  • licensing.tableau.com:443

  • atr.licensing.tableau.com:443

  • s.ss2.us

  • ocsp.rootg2.amazontrust.com

  • ocsp.rootca1.amazontrust.com

  • ocsp.sca1b.amazontrust.com

  • crt.sca1b.amazontrust.com

  • crt.rootca1.amazontrust.com

  • ocsp.sca0a.amazontrust.com

  • crt.sca0a.amazontrust.com

  • ocsp.sca1a.amazontrust.com

  • crt.sca1a.amazontrust.com

  • ocsp.sca2a.amazontrust.com

  • crt.sca2a.amazontrust.com

  • ocsp.sca3a.amazontrust.com

  • crt.sca3a.amazontrust.com

  • ocsp.sca4a.amazontrust.com

  • crt.sca4a.amazontrust.com

  • crl.rootca1.amazontrust.com

  • crl.rootg2.amazontrust.com

  • crl.sca1b.amazontrust.com

As solicitações para os domínios acima podem ser feitas na porta 80 ou 443.

Registros de falha

report-issue.tableau.com

Ativar e executar o Tableau Prep Builder

Para ativar e executar o Tableau Prep Builder quando um proxy seguro da Web estiver configurado:

  • Windows: nas configurações da sua Rede Local (LAN), selecione Ignorar servidor proxy para endereços locais.

  • MacOS: Na guia Proxies , adicione o endereço 127.0.0.1 IP à lista de hosts locais excluídos. Para obter mais informações, consulte Ignorar configurações de proxy(Link opens in a new window) no Guia do usuário do MacOS.

Registro register.tableau.com:443

Obrigatório para registrar o Tableau Prep Builder.

Painel de descoberta (opcional) https://www.tableau.com

Quando não houver acesso a esse site da Web, o Painel de descoberta não será exibido na página inicial. Se o acesso ao site da Web estiver desconectado, os links no painel ficarão inativos.

Mapas

Se o domínio ou portas dos mapas estiverem bloqueados, user os mapas offline. Para obter mais informações, consulte Selecionar mapas em segundo plano(Link opens in a new window) na Ajuda do Tableau.

Licenciamento

Importante: o serviço de licenciamento do Tableau foi transferido para um novo data center em 6 de outubro de 2018. Isso significa que os ambientes que exigem configuração especial (lista segura de IP estático, por exemplo) para acessar o licensing.tableau.com precisarão ser atualizados para que você possa ativar, atualizar ou desativar uma chave do produto do Tableau. Para obter mais informações, consulte a Comunidade do Tableau(Link opens in a new window).

A habilitação do acesso à Internet para licenciamento é opcional. Se o domínio de licenciamento estiver bloqueado, o processo de ativação de licenciamento solicita a ativação offline, que precisa de acesso à Internet usando um computador diferente. Para obter mais informações, consulte Instalar o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder da interface do usuário.

Se o domínio de licenciamento estiver bloquado e o Tableau Desktop foi ativado offline, o processo de atualização requer uma chave de produto atualizada. Para obter mais informações, consulte a seção "Ativar o Tableau Desktop off-line (se necessário)" em Instalar o Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder da interface do usuário.

Registros de falha

Ao encontrar circunstâncias imprevistas, o Tableau Desktop pode sair inesperadamente. Caso ocorra uma falha, os arquivos de registro e os arquivos de despejo são produzidos para capturar informações detalhadas para a equipe de engenharia do Tableau resolver o problema. Na próxima vez em que o Tableau Desktop for aberto, o usuário terá a opção de carregar automaticamente os arquivos de registro e de despejo.

Entretanto, se a sua empresa adere a regulamentações de privacidade de dados, pode ser interessante impedir que os usuários possam fazer o upload de logs e arquivos de despejo. Nesses casos, desabilite a exibição do prompt de upload de dados de falha. Para obter informações sobre como desabilitar o prompt de upload de dados de falha para usuários, consulte Alterar as configurações de instalação após a instalação.

Tableau Public

O Tableau Public precisa acessar os seguintes domínio e porta: public.tableau.com: 443.

Teste de acesso à Internet

Para testar se os parâmetros de firewall e proxy estão configuradas corretamente e se o computador tem o acesso à Internet exigido pelo Tableau, teste os links a seguir em um computador com o Tableau Desktop instalado:

Se a configuração estiver funcionando, esses links produzem um mapa de Miami e Havana. No entanto, se você não visualizar um mapa de Miami ou Havana, ou se o seu teste passa somente por ter inserido as credenciais do usuário manualmente, precisará alterar as configurações da rede ou os seus usuários precisarão trabalhar offline.

Trabalhar off-line (Tableau Desktop)

Em alguns casos, se você ou administrador de TI não forem capazes de alterar as configurações de proxy ou firewall da Web para permitir que o Tableau acesse os sites necessários, seus usuários podem usar o Tableau offline. Isso significa que você deve ativar o produto usando um processo offline, e que seus usuários usam os mapas offline para as visualizações necessárias.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.