Implantação do Tableau Mobile

Este conteúdo faz parte do Tableau Blueprint, uma estrutura de maturidade que permite ampliar e melhorar a forma como sua organização usa dados para gerar impacto. Para começar sua jornada, faça nossa avaliação(O link abre em nova janela).

O business intelligence móvel permite que qualquer usuário tome decisões, independentemente de onde ele esteja. Não estamos mais presos às nossas mesas; estamos em trânsito, visitando clientes, viajando ou andando pela loja. Com o Tableau, qualquer pasta de trabalho que você cria é automaticamente adaptada para dispositivos móveis quando acessada em aparelhos desse tipo. Você pode pinçar para ampliar, deslizar para rolar e aproveitar outras interações otimizadas para toque, como filtros rápidos. Também é possível editar pastas de trabalho e criar novas exibições para responder a novas perguntas de seus dados. Tudo isso funciona perfeitamente em navegadores móveis, com uma visualização incorporada em aplicativos móveis personalizados e no próprio aplicativo Tableau Mobile.

As considerações mais importantes para implantar o Tableau Mobile estão listadas na guia Pesquisa de arquitetura do Tableau Enterprise do Planificador do Tableau Blueprint. As seguintes funções devem estar envolvidas na implantação móvel: administrador de rede, administrador de segurança e administrador de dispositivos móveis, além do administrador do Tableau Server ou do Tableau Cloud, dos autores de conteúdo e de usuários corporativos com requisitos móveis específicos.

Distribuição do aplicativo Tableau Mobile

As organizações têm várias estratégias para distribuir aplicativos móveis para seus usuários. Muitas empresas distribuem aplicativos por meio de uma plataforma de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), que fornecem controle preciso sobre como e para quem o aplicativo foi implantado. Além de controlarem a entrega de aplicativos, as plataformas de MDM permitem personalizar a experiência de logon do Tableau, configurar políticas de aplicativos e fornecer controles adicionais de segurança e governança. Elas também podem facilitar o progresso de logon. Nesse cenário, um usuário com um dispositivo registrado na plataforma de MDM da sua organização acessaria a loja de aplicativos interna fornecida pela plataforma de MDM e baixaria o aplicativo desse catálogo.

Para gerenciar as implantações móveis do Tableau, recomendamos o uso do gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) ou gerenciamento de aplicativos móveis (MAM). Confira a seguir os sistemas de gerenciamento de dispositivos móveis suportados: Blackberry Dynamics, VMware Workspace ONE, MobileIron, Citrix Endpoint Management (anteriormente XenMobile) e Microsoft Intune. Os usuários verão visualizações otimizadas para toque no iPad e iPhone da Apple, em celulares e tablets Android, bem como em navegadores móveis. Para mais informações, viste o Guia de implantação do Tableau Mobile.

Para organizações que não investiram em MDM, os usuários podem simplesmente baixar o aplicativo Tableau Mobile de lojas de aplicativos públicas e conectar-se diretamente ao serviço.

Protegendo dados móveis

A segurança é fundamental em qualquer implantação móvel. Os dispositivos móveis estarão andando por aí, livres e soltos. Serão usados em todos os tipos de redes diferentes. Eles podem incluir até os dispositivos pessoais dos usuários, se sua organização tiver uma política BYOD (traga seu próprio dispositivo). É fundamental que seus dados permaneçam tão seguros em trânsito, quanto em repouso.

Se você usa o Tableau Cloud, conectamos com segurança os dados para você, de modo que não será preciso fazer mais nada. O Tableau Cloud utiliza por padrão as comunicações SSL, que também são suportadas por padrão pelo aplicativo Tableau Mobile. Se você usa o Tableau Server, o SSL deve ser configurado. Isso garante que todo o tráfego de chegada e de saída seja criptografado, ajudando a evitar potenciais ataques de intermediários (tipo man-in-the-middle).

Você também deve determinar como seu Tableau Server será acessível por um dispositivo móvel se o dispositivo não estiver na mesma rede ou na internet. Existem duas opções para passar pelo seu firewall corporativo de modo a acessar o servidor: usar uma rede VPN para se conectar ou um servidor de proxy reverso. A escolha de qual opção é melhor para sua organização depende de muitos fatores, como se você possui uma solução existente (VPN ou proxy) que possa ser usada, os custos de licenciamento, considerações de segurança e experiência dos usuários. Verifique se a equipe multifuncional do projeto discutiu a questão e entende quais são as opções. Como o Tableau Cloud é uma oferta SaaS totalmente hospedada, ele pode ser acessado da Internet com credenciais de logon válidas em seu site.

O último elemento de segurança envolve dados em repouso, dos quais o Tableau se encarrega para você. Todas as informações que permanecem em um dispositivo, como metadados sobre conteúdo, instantâneos e tokens de acesso, são armazenadas com segurança usando a criptografia nativa do sistema operacional. Como prática recomendada, busque confirmar regularmente a segurança geral dos dados da sua organização solicitando uma auditoria de uma especialista em segurança independente.

Logon simplificado

Para que os usuários possam acessar seus dados, eles precisam entrar no Tableau Server ou no Tableau Cloud. Embora isso possa parecer óbvio, garantir que os usuários tenham uma experiência segura e descomplicada é fundamental. Se os usuários tiverem dificuldades em fazer logon, eles desistirão dos fluxos de trabalho móveis, o que frustrará todo seu esforço de implantação. O valor do Tableau Mobile é percebido quando as pessoas têm acesso aos dados quando e onde elas precisam. Para simplificar o logon, recomendamos o uso de uma tecnologia de logon único (SSO), como Active Directory, SAML ou Kerberos. O SSO permite que os usuários usem seu conjunto existente de credenciais da rede corporativa em vez de precisarem memorizar algo novo.

Além do SSO, recomendamos aproveitar os recursos adicionais fornecidos pelas plataformas de MDM para melhorar a experiência de logon. Com o MDM, os usuários podem visualizar uma lista predefinida de servidores disponíveis para conexão e até preencherem automaticamente o ID de usuário. O MDM também pode enviar políticas e certificados, para que tudo esteja pré-instalado e configurado com antecedência. Por exemplo, com autenticação Kerberos, o MDM pode enviar certificados para dispositivos, de modo que a autenticação ocorra em segundo plano e as credenciais sequer sejam solicitadas aos usuários. O MDM também pode automatizar tarefas como carregar um cliente VPN em segundo plano quando necessário, eliminando várias etapas iniciais para os usuários e permitindo que eles acessem o aplicativo e se conectem diretamente aos dados. Tudo que você puder fazer para reduzir o atrito na experiência de logon será compensado pelo aumento do uso de dispositivos móveis.

Configurar o acesso off-line

Quando os usuários móveis estão em trânsito, a conectividade da Internet pode variar, portanto, uma boa experiência off-line é uma grande vantagem. Para oferecer acesso off-line rápido em dispositivos móveis, o Tableau Mobile armazena em cache automaticamente instantâneos de alta resolução das exibições favoritas de um usuário. Quando os usuários sabem que ficarão off-line durante algum tempo, eles podem atualizar manualmente os instantâneos no aplicativo. No iOS, os instantâneos também são atualizados regularmente em segundo plano. Os instantâneos são vantajosos até quando os usuários têm conectividade, pois permitem acesso imediato ao conteúdo mais importante. Por exemplo, os usuários podem fazer uma panorâmica e ampliar/reduzir instantâneos para se concentrarem nas áreas de interesse e deslizar entre elas enquanto vão de uma reunião para a outra. Quando um usuário encontra algo interessante em um instantâneo, ele pode tocar nele para acessar a exibição interativa e responder a perguntas adicionais com seus dados. Como administrador, você pode desativar instantâneos em cache para sites específicos, mas, na maioria casos, você perceberá que as vantagens do acesso a instantâneos superam qualquer preocupação de segurança, pois os instantâneos excluem os dados subjacentes brutos e são armazenados criptografados no dispositivo.

Lançamento e suporte

Faça um piloto da sua implantação móvel, testando-a primeiro com um pequeno grupo de usuários. Depois de solucionar os eventuais problemas que surgirem, estenda a implantação para toda a empresa, oferecendo instruções passo a passo para ajudar os usuários a configurarem rapidamente seus dispositivos. Uma sessão introdutória de treinamento presencial pode acelerar drasticamente a adoção, especialmente se sua organização usar opções exclusivas de implantação.

Se você usa o Tableau Server, considere criar exibições administrativas para dispositivos móveis, baseando-se no abrangente banco de dados de comportamento do usuário armazenado no Repositório do Tableau Server. Para melhorar continuamente a experiência móvel da sua organização, obtenha feedback dos usuários enquanto eles estiverem em trânsito. Algumas estratégias de sucesso incluem uma reunião móvel semanal durante o horário comercial, aberta para todos os usuários, e um alias de e-mail específico para suporte móvel que encaminhe os pedidos de suporte diretamente para o seu grupo.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!