Extensibilidade

Este conteúdo faz parte do Tableau Blueprint, uma estrutura de maturidade que permite ampliar e melhorar a forma como sua organização usa dados para gerar impacto. Para começar sua jornada, faça nossa avaliação(O link abre em nova janela).

O Tableau oferece suporte a uma estrutura de extensibilidade robusta para integrações corporativas profundas e complexas e soluções de análise incorporada. A extensibilidade abrange desde a automação de tarefas administrativas até a integração avançada de visualizações aos aplicativos do portal corporativo, convertendo quaisquer dados de qualquer origem para um formato suportado pelo Tableau e fornecendo automação de sistema com um conjunto crescente de APIs baseadas em padrões. Para mais informações, consulte Ferramentas de TI e Programa de desenvolvedores do Tableau.

API REST

Com a API REST do Tableau, você pode criar, ler, atualizar, excluir e gerenciar entidades do Tableau Server e do Tableau Cloud programaticamente via HTTP. A API fornece acesso simplificado às funcionalidades por trás de fontes de dados, projetos, pastas de trabalho, usuários e sites no Tableau Server ou no Tableau Cloud. Você pode usar esse acesso para criar seus próprios aplicativos personalizados ou criar scripts de interações com os recursos do Tableau.

API Hyper

O Tableau Server fornece suporte direto e conexão a diversas fontes de dados; no entanto, em certas ocasiões você talvez prefira pré-processar ou acessar e agregar dados de outros aplicativos antes de trabalhar com eles no Tableau. A API Hyper do Tableau contém um conjunto de funções que você pode usar para automatizar suas interações com os arquivos de extração (.hyper) do Tableau para o Tableau Server 10.5 e posterior e o Tableau Cloud, incluindo o seguinte:

  • Criar arquivos de extração para fontes de dados não suportadas atualmente pelo Tableau.
  • Automatizar os processos de extração, transformação e carregamento (ETL) personalizados (por exemplo, implementar atualizações sem interrupção ou atualizações incrementais personalizadas).
  • Recuperar dados de um arquivo de extração.

Além de oferecer suporte a todos os recursos da API de extração 2.0 anterior para criar arquivos de extração, a API Hyper fornece acesso a novos recursos. Você pode criar, ler, atualizar e excluir dados (CRUD) em arquivos .hyper enquanto aproveita toda a velocidade do Hyper para criar e atualizar arquivos de extração. Você pode carregar dados diretamente de arquivos CSV sem precisar escrever um código especial. Com o poder do SQL de interagir com dados em arquivos .hyper, a API fornece métodos para executar comandos SQL arbitrários em arquivos .hyper.

Conector de dados da Web

Você pode usar o Conector SDK de dados da Web do Tableau para criar conectores para fontes de dados adicionais com Javascript e HTML no Tableau Server e no Tableau Cloud. Os conectores de dados da Web (WDCs) são páginas da Web que fornecem uma conexão de dados acessível por HTTP para fontes de dados que ainda não têm um conector no Tableau. Os WDCs permitem a conexão dos usuários a quase todos os dados acessíveis pela Web e a criação de extrações para as pastas de trabalho. As fontes de dados para o WDC podem incluir serviços da Web internos, dados JSON, REST APIs e outras fontes disponíveis por HTTP ou HTTPS. Os usuários podem criar seus próprios WDC ou usar os conectores criados por outros. Para obter mais informações, acesse Como usar um conector de dados da Web no Tableau Server e no Tableau Cloud. Para mais informações sobre conectores da comunidade, consulte o Fórum do Conector de dados da Web.

API JavaScript

Com a API JavaScript do Tableau, você pode integrar totalmente as visualizações do Tableau aos seus próprios aplicativos da Web. A API usa uma arquitetura baseada em eventos, oferecendo flexibilidade para o controle de ida e volta das ações dos usuários nas visualizações do Tableau e o controle das interações dos usuários. Por exemplo, sua empresa pode ter um portal da Web que interliga vários aplicativos de linhas de negócios e painéis. Para facilitar a vida dos usuários, você quer que IU seja consistente em todos os aplicativos. Com a API JavaScript, você pode criar botões e outros controles no seu estilo preferido para controlar os elementos de um painel do Tableau.

API de extensões

Com a API de extensões do Tableau, os desenvolvedores podem criar extensões de painel que permitem aos clientes integrar e interagir com dados de outros aplicativos diretamente de um painel do Tableau, como funcionalidade de write-back, interfaces interativas personalizadas e integração de produtos de terceiros. As extensões de painel são executadas em zonas personalizadas do painel e podem interagir com o restante do painel usando a API de extensões do Tableau. As extensões de terceiros disponíveis estão publicadas no Tableau Exchange. Para serem publicadas no Tableau Server, as extensões precisarão estar na lista de permissões (Windows | Linux). Os administradores do Tableau Server podem habilitar APIs de extensões por servidor ou por site com base na revisão de código e avaliação de segurança. Para o Tableau Cloud, confira Gerenciar extensões de painel no Tableau Cloud.

API de documentos

A API de documentos fornece um caminho suportado para modificar o XML de pastas de trabalho e fontes de dados do Tableau. Usando o Python, você pode criar uma pasta de trabalho de modelo no Tableau e implantá-la facilmente em vários servidores, atualizar fontes de dados e conexões e avaliar campos em uma fonte de dados.

API do TSM

O Tableau Server inclui um conjunto de serviços administrativos chamado Tableau Services Manager (TSM). Este conjunto de documentação descreve a API do TSM de pré-lançamento (0.5 alfa), que você pode usar para executar diversas tarefas, incluindo iniciar e parar o Tableau Server, exibir o status de serviços e nós, fazer backup e restaurar o Tableau Server, fazer mudanças na configuração e na topologia, alterar atribuições de porta para serviços e criar arquivos de registro.

API de metadados

Tabelas, fontes de dados, pastas de trabalho e planilhas no Tableau Server e no Tableau Cloud estão disponíveis para consulta por meio da API de metadados do Tableau. A API é rápida e flexível e inclui atributos comuns como nome, nome do host e URI, bem como informações específicas de tipo, como tipos de campos de dados e certificação. A API também permitirá que você consulte itens conectados (por exemplo, tabelas e colunas usadas por uma fonte de dados específica). Além da API de metadados, a API REST do Tableau disponibiliza métodos de metadados, que podem ser consultados no tópico Métodos de metadados.

Mobile App Bootstrap

Desenvolva aplicativos móveis personalizados com o Mobile App Bootstrap (MAB). O MAB é um aplicativo móvel de amostra de código aberto que demonstra como se conectar e permanecer conectado aos Tableau Servers, incorporar conteúdo do Tableau e usar a API JavaScript do Tableau para incorporar os conteúdos do Tableau que você queira ter na ponta dos dedos. Para mais informações, visite Mobile App Bootstrap – React Native, Mobile App Bootstrap – Cordova ou Mobile App Bootstrap – Objective-C.

API de Webhooks

O Webhooks fornece uma forma comum de acionar fluxos de trabalho automatizados que respondem a eventos em sua implantação do Tableau. Você pode começar criando fluxos de trabalho com o Tableau Server 2019.4 e posterior e o Tableau Cloud. Para obter mais informações, acesse Documentação e amostras de Webhooks.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!