Conector de dados da Web

Este artigo descreve os conectores de dados da Web, o que fazer antes de usá-los e como conectá-los ao Tableau.

Usar um conector de dados da Web

Você pode usar um conector de dados da Web para conectar-se a dados acessíveis através de HTTP e que ainda não têm um conector. Um conector de dados da Web é um arquivo HTML que inclui o código JavaScript. Você pode criar seu próprio conector de dados da Web ou usar um que foi criado por outra pessoa. O conector de dados da Web deve estar hospedado em um servidor Web executado localmente no computador, no domínio ou por terceiros.

Teste e verificação do conector de dados da Web

Você deve usar um conector de dados da Web confiável. Se não estiver familiarizado com o conector de dados da Web, você ou o administrador do Tableau Server deve testá-lo e verificá-lo antes de usá-lo. Para obter mais informações, consulte Teste e verificação dos conectores de dados da Web na Ajuda do Tableau Server.

Como usar um conector de dados da Web no Tableau Server e Tableau Online

Ao usar um conector de dados da Web, o Tableau cria uma extração de dados acessada pelo conector. Você pode atualizar a extração no Tableau Desktop.

Ao publicar a fonte de dados ou a pasta de trabalho, não é possível atualizar a extração no Tableau Server, a menos que o conector de dados da Web seja adicionado à lista segura do Tableau Server. Se o conector exigir credenciais para fazer logon na fonte de dados baseada na Web, será necessário providenciar que as credenciais estejam inseridas na fonte de dados. Para obter mais informações, consulte Conectores de dados da Web no Tableau Server na Ajuda do Tableau Server.

Após o conector de dados da Web ter sido testado e aprovado, o administrador de servidor pode adicionar a URL do conector à lista segura no servidor. O administrador do servidor deve fornecer essa URL para você e para qualquer outra pessoa que deseje usar o conector em uma pasta de trabalho.

Se você abrir no Tableau Server uma pasta de trabalho que foi criada usando um conector de dados da Web, mas tal conector não tenha sido adicionado à lista segura do Tableau Server e você deseja atualizar a extração, siga o processo de teste, verificação e adição do conector. Se o conector exigir credenciais para fazer logon, será necessário garantir que as credenciais estejam inseridas na fonte de dados. Você pode, então, atualizar os dados no Tableau Server.

Como medida de segurança, ao publicar no Tableau Online, não é possível conectar-se ou atualizar uma extração criada por um conector de dados da Web. Para atualizar algumas extrações do conector de dados da Web, use o Tableau Bridge. Para obter mais informações, consulte Quando usar o Tableau Bridge para manter os dados atualizados na Ajuda do Tableau Online.

Ao publicar no Tableau Public, não é possível atualizar as extrações do conector de dados da Web diretamente no Tableau Public, pois este não pode ser adicionado ao Tableau Public.

Conectar-se à fonte de dados

  1. Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione Conector de dados da Web. Para uma lista completa de conexões de dados, selecione Mais, em Para um servidor.

  2. Insira a URL do conector de dados da Web ao qual você deseja se conectar e, em seguida, pressione Enter.

    Observação: se você inserir uma URL para um site, em vez de um conector de dados da Web, uma mensagem de erro será exibida.

  3. Se o conector exibir uma página da Web, insira qualquer informação que seja solicitada, e, em seguida, envie a página.

  4. Aguarde enquanto o conector recupera seus dados e os importa para o Tableau como uma extração.

  5. Selecione a guia de planilha para iniciar a sua análise.

Exemplo de fonte de dados do conector de dados da Web

Um exemplo de uma fonte de dados do conector de dados da Web é mostrado abaixo. A primeira vez que você se conectar a um conector de dados da Web, a página de conexão descreverá como se conectar a ele.

Após conectar-se a um conector de dados da Web, na página de conexão, você pode fazer o seguinte:

  • Exibir um histórico de todos os conectores de dados da Web conectados ou limpar o histórico, na lista suspensa na barra de endereços.

  • Exibir os cinco conectores usados mais recentemente em Conectores recentes.

  • Selecione os links na parte inferior da janela para saber mais sobre os conectores de dados da Web:

    • O que é isso? vincula a uma visão geral desse recurso.

    • Use um conector vincula a esse tópico.

    • Links para Criar um conector para o SDK do Conector de Dados da Web, que fornece ferramentas e documentação para a criação de um conector de dados da Web.

Configurações opcionais

Após se conectar, você pode fazer as seguintes alterações de configuração para a fonte de dados antes de iniciar a análise.

  • Classificar campos e linhas – Da lista suspensa Classificar campos, selecione como você deseja classificar as colunas na grade ou a grade de metadados. Classifique os valores da linha ao selecionar o botão de classificação, ao lado do nome da coluna.

  • Renomear ou ocultar as colunas – Selecione a seta suspensa do cabeçalho da coluna e selecione a opção desejada.

  • Dividir colunas – Dependendo de como os dados são estruturados, é possível dividir as colunas dos dados em novos campos. Para obter mais informações, consulte Dividir um campo em vários campos.

  • Criar cálculos – Crie um novo cálculo com base em um campo existente na fonte de dados.

  • Copiar valores – Copie valores na grade selecionando-os e, em seguida, pressionando Ctrl+C. Como alternativa, copie os valores na grade de metadados, clique com o botão direito do mouse e selecione Copiar.

  • Adicione novas fontes de dados ou edite outras fontes de dados – Selecione a seta suspensa perto da fonte de dados.

Suporte do Tableau para o Conector de dados da Web

O Tableau fornece um suporte limitado ao cliente para conexões usando o Conector de dados da Web. O Tableau não oferece suporte para conectores ou outros programas gravados na interface com a API do WDC. No entanto, você pode enviar perguntas e solicitar ajuda nos Fóruns da comunidade de desenvolvedores do Tableau.

O Tableau oferece suporte para a biblioteca do WDC e SDK. Ao encontrar um problema com a biblioteca do WDC, o simulador ou qualquer uma das amostras de desenvolvedor, envie uma questão no Github.

 

Consulte também

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.