Configurar TLS no Independent Gateway

O suporte a TLS para Independent Gateway está no Tableau Server 2022.1.2 e posterior.

Tanto o Tableau Server quanto o Tableau Server Independent Gateway usam o módulo SSL (mod_ssl) criado com OpenSSL para implementar os recursos TLS (Transport Layer Security).

Devido à sua complexidade e natureza sensível à segurança, recomendamos que a configuração do TLS seja planejada e implementada por um profissional de TI que esteja familiarizado com o TLS no Apache httpd.

Em muitos casos, usamos "SSL" nos nomes de coisas para compatibilidade com as propriedades ou conceitos de configuração TSM ou Apache httpd existentes. "SSL" na verdade se refere a versões de protocolo agora consideradas inseguras e obsoletas. No entanto, o nome legado persiste e geralmente é usado de forma intercambiável com TLS como convenção. O Tableau Server e o Independent Gateway não são compatíveis com protocolos da era SSL.

Exemplo de configuração do TSL

Para obter um exemplo de configuração TLS de ponta a ponta, consulte Configurar SSL/TLS do balanceador de carga para o Tableau Server(O link abre em nova janela) no Guia de implantação corporativa. O tópico mostra um exemplo passo a passo de configuração do TLS no Tableau Server no Linux em uma implantação da AWS. Embora o exemplo descreva o processo para Linux, o exemplo de configuração também é útil para o Tableau Server no Windows.

Visão geral da configuração do TSL

Você pode configurar o TLS para HTTPS em qualquer uma das seguintes seções do caminho da Internet para o Tableau Server:

  • Da rede externa (Internet ou balanceador de carga front-end) para o Independent Gateway
  • De Independent Gateway para Tableau Server
  • Para o processo de manutenção (HK) do Tableau Server para o Independent Gateway

Este tópico fornece procedimentos para configurar cada um desses saltos.

Você precisará fazer alterações de configuração nos computadores do Independent Gateway e no cluster do Tableau Server.

Requisitos e considerações do certificado

Os requisitos de certificado para o Independent Gateway são os mesmos especificados para o Tableau Server "SSL externo". Consulte Requisitos do certificado SSL.

Outras considerações:

  • Para simplificar o gerenciamento e a implantação de certificados e como prática recomendada de segurança, recomendamos o uso de certificados gerados por uma autoridade de certificação (CA) de terceiros confiável. Como alternativa, você pode gerar certificados autoassinados ou usar certificados de uma PKI para TLS. Nesse caso, preste atenção às opções de configuração para confiar em certificados de CA e validar certificados.
  • Se sua implementação exigir o uso de um arquivo de cadeia de certificados, consulte o artigo da Base de Conhecimento, Configurar TLS no Independent Gateway ao usar um certificado que tenha uma cadeia de certificados(O link abre em nova janela) .
  • Se você estiver executando várias instâncias do Independent Gateway, deverá distribuir certificados para cada computador no mesmo local (caminho do arquivo).
  • Se você estiver executando uma implantação do Tableau Server com mais de um nó, os certificados carregados com comandos do TSM serão distribuídos automaticamente entre os nós. Execute todos os comandos do TSM no nó inicial.

Configurações globais de TLS

As configurações a seguir são globais. As opções de configuração abaixo referem-se às chaves de configuração que devem ser definidas com o comando tsm configuration set. Os comandos devem incluir a opção --force-keys.

É improvável que você precise alterar esses valores.

Observe que cada par de chaves compartilha o mesmo formato de nomenclatura, em que a cadeia de caracteres ,tsig, define o valor do Independent Gateway. A chave que não inclui a cadeia de caracteres, tsig, define o valor do processo de gateway no cluster do Tableau Server.

Se você não definir um valor para a chave tsig, o valor padrão do gateway do Tableau Server será usado.

gateway.tsig.httpd.socache ou gateway.httpd.socache

Padrão: shmcb

Valor alternativo: dbm

O tipo de armazenamento do Cache de Sessão SSL entre processos. Para obter mais informações sobre os tipos de armazenamento, consulte Diretiva SSLSessionCache(O link abre em nova janela) no site da Web Apache.

gateway.tsig.httpd.shmcb.size ou gateway.httpd.shmcb.size

Padrão: 2048000

Quantidade de memória, em bytes, a ser usada para o buffer circular ao usar o tipo de armazenamento shmcb.

Observação: outra chave global é gateway.tsig.ssl.key.passphrase.dialog. Se aplicável, há apenas uma única configuração para gateway.tsig.ssl.key.passphrase.dialog. Por design, ele coleta senhas para todos os arquivos de chave privada criptografados na configuração. As seções aplicáveis posteriormente neste tópico descrevem o uso dessa chave.

TLS externo para Independent Gateway

O processo de configuração de conexões externas para encerrar o TLS nos servidores de Independent Gateway é conceitualmente semelhante a como o "SSL externo" é configurado para um cluster do Tableau Server. A mecânica é diferente. O TSM não distribui automaticamente certificado e material de chave para nós de Independent Gateway. Além disso, o Independent Gateway não fornece automaticamente uma maneira de fornecer a senha da chave TLS opcional na inicialização.

As etapas a seguir descrevem como configurar o TLS de fonte externa para computadores Independent Gateway.

Etapa 1: distribuir arquivos para computadores de Independent Gateway

  1. Coloque certificados e arquivos relacionados em um local e com permissões que permitam que o serviço Independent Gateway (tsig-httpd) os leia. Recomendamos restringir o acesso aos arquivos de chave de forma que apenas o serviço Independent Gateway possa lê-los.
  2. Coloque todos os arquivos, certificados e chaves exatamente nos mesmos locais em todos os computadores do Independent Gateway. Coloque os arquivos fora dos caminhos TSIG_INSTALL e TSIG_DATA para que eles não sejam removidos se você reinstalar ou atualizar o Independent Gateway.

Etapa 2: atualizar variáveis de ambiente em computadores do Independent Gateway

Em cada computador do Independent Gateway, defina as variáveis de ambiente TSIG_PORT e TSIG_PROTOCOL para443 (por convenção, mas qualquer número de porta TCP não utilizado é suportado) e https respectivamente.

Altere esses valores executando novamente a cadeia de caracteres de pós-instalação para fornecer um valor diferente para TSIG_PORT e TSIG_PROTOCOL. Por padrão, o script está em C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\independentgateway\scripts\initialize-tsig.bat.

Etapa 3: definir as propriedades de configuração do TLS em Tableau Server

A maioria das chaves de configuração do TSM na tabela a seguir são derivadas das diretivas httpd do Apache. Assim, os valores de configuração para essas chaves de configuração do TSM são mapeados diretamente para os valores válidos para a diretiva Apache correspondente. Os links para as diretivas correspondentes estão incluídos na tabela a seguir.

Em alguns casos, a configuração usará configurações de fallback se uma chave específica não estiver definida. Elas são chamadas na tabela abaixo.

As opções de configuração na tabela a seguir referem-se às chaves de configuração que você deve definir com o comando tsm configuration set. Todos os comandos devem incluir a opção--force-keys. Por exemplo:

tsm configuration set -k gateway.tsig.ssl.enabled -v true --force-keys

Depois de definir as chaves de configuração, você deve executar tsm pending-changes apply.

Propriedade de configuraçãoDescriçãoDiretiva correspondente do Apache
gateway.tsig.ssl.enabled

Obrigatório.

Habilita TLS. Deve ser definido para true.

N/A
gateway.tsig.ssl.cert.file_name

Obrigatório.

Caminho + nome de arquivo do arquivo de certificado para Independent Gateway. Por exemplo, /etc/ssl/certs/tsig-ssl.crt.

SSLCertificateFile(O link abre em nova janela)
gateway.tsig.ssl.key.file_name

Obrigatório.

Caminho + nome do arquivo de chave de certificado para o Independent Gateway. Por exemplo, /etc/ssl/keys/tsig-ssl.key.

SSLCertificateKeyFile(O link abre em nova janela)
gateway.tsig.ssl.key.passphrase.dialogSe sua chave requer uma senha, você deve configurar essa chave com a string correta esperada pela diretiva Apache httpd SSLPassPhraseDialog. Não insira a senha literal para esta chave. Consulte a documentação do Apache para obter informações sobre como configurar essa chave.
Essa configuração é global para o Independent Gateway.
Caixa de diálogo SSLPassPhrase(O link abre em nova janela)

gateway.tsig.ssl.protocols

Fallback: ssl.protocols

Especifique as versões suportadas de SSL/TLS. Consulte Lista de verificação do reforço de segurança para obter mais informações sobre a configuração padrão.SSLProtocols(O link abre em nova janela)

gateway.tsig.ssl.ciphersuite

Fallback: ssl.ciphersuite

Especifica as cifras que o cliente tem permissão para negociar para conexão SSL.SSLCipherSuite(O link abre em nova janela)
gateway.tsig.ssl.client_certificate_login.required

Defina este valor como true para habilitar o TLS mútuo nesta conexão.

Você também deve definir a propriedade gateway.tsig.ssl.cacert.file conforme especificado abaixo.

N/A
gateway.tsig.ssl.cacert.fileEspecifica o arquivo que contém os certificados de CA concatenados para o processo de autenticação do cliente.SSLCACertificateFile(O link abre em nova janela)
gateway.tsig.ssl.revocation.fileEspecifica o arquivo que contém as listas de revogação de CA concatenadas para clientes que se conectam ao Independent Gateway.SSLCARRevocationFile(O link abre em nova janela)
gateway.tsig.ssl.redirect

Quando o gateway independente tiver sido configurado para TLS, esta opção forçará as solicitações do cliente da porta 80 (padrão) a redirecionar para o TLS.

Padrão: true.

N/A
gateway.tsig.ssl.redirect_from_port

Quando gateway.tsig.ssl.redirect está configurado para true, esta opção permite especificar a porta da qual o tráfego é redirecionado.

Padrão: 80.

N/A

Independent Gateway no Tableau Server

Esta seção descreve como criptografar a conexão entre o Independent Gateway e o Tableau Server.

Etapa 1: configurar e habilitar o TLS no Tableau Server

Consulte Configurar o SSL para tráfego de HTTP externo e do Tableau Server.

Observe que "SSL" é, na verdade, uma implementação de TLS e "externo" refere-se a uma conexão externa ao Tableau Server. Nesse cenário, o Independent Gateway é a conexão "externa".

Recomendamos habilitar e verificar se os clientes podem se conectar com o TLS diretamente ao Tableau Server antes de configurar o Independent Gateway.

Etapa 2: distribuir arquivos de certificado em computadores do Independent Gateway

Você precisará distribuir arquivos de certificado nos computadores do Independent Gateway se uma das seguintes condições for verdadeira:

  • Você está usando certificados autoassinados ou PKI para os certificados TLS na implantação do Tableau Server.
  • Você está habilitando o TLS mútuo na conexão do Independent Gateway com o Tableau Server.

Assim como todos os arquivos relacionados a TLS em computadores com Independent Gateway, você deve colocar os arquivos nos mesmos caminhos em cada computador. Além disso, todos os nomes de arquivo para arquivos compartilhados TLS devem ser os mesmos.

Etapa 3: definir as propriedades de configuração do TLS em Tableau Server

A maioria das chaves de configuração do TSM na tabela a seguir são derivadas das diretivas httpd do Apache. Assim, os valores de configuração para essas chaves de configuração do TSM são mapeados diretamente para os valores válidos para a diretiva Apache correspondente. Os links para as diretivas correspondentes estão incluídos na tabela a seguir.

Em alguns casos, a configuração usará configurações de fallback se uma chave específica não estiver definida. Elas são chamadas na tabela abaixo.

As opções de configuração na tabela a seguir referem-se às chaves de configuração que você deve definir com o comando tsm configuration set. Todos os comandos devem incluir a opção--force-keys. Por exemplo:

tsm configuration set -k gateway.tsig.ssl.enabled -v true --force-keys

Depois de definir as chaves de configuração, você deve executar tsm pending-changes apply.

Propriedade de configuraçãoDescriçãoDiretiva correspondente do Apache

gateway.tsig.ssl.proxy.cacertificatefile

Se sua organização usa um certificado TLS autossingrado ou gerado por PKI para o Tableau Server, você deve especificar um caminho para o arquivo de certificado CA raiz. Esse arquivo de certificado CA raiz deve ser armazenado nos computadores do Independent Gateway.SSLProxyCACertificateFile (O link abre em nova janela)

gateway.tsig.ssl.proxy.protocols

Fallback: ssl.protocols

Especifique as versões suportadas de SSL/TLS. Consulte Lista de verificação do reforço de segurança para obter mais informações sobre a configuração padrão.SSLProtocols(O link abre em nova janela)

gateway.tsig.ssl.proxy.ciphersuite

Fallback: ssl.ciphersuite

Especifica as cifras que o cliente tem permissão para negociar para conexão SSL.SSLCipherSuite(O link abre em nova janela)
gateway.tsig.ssl.proxy.machinecertificatefilePara TLS mútuo. Especifica o arquivo que contém os pares de chave de certificado concatenados para autenticação do Independent Gateway para o Tableau Server.SSLProxyMachineCertificateFile(O link abre em nova janela)
gateway.tsig.ssl.proxy.verify

Especifique se o Independent Gateway deve verificar o certificado apresentado pelo Tableau Server.

O padrão é require.

SSLProxyVerify(O link abre em nova janela)
gateway.tsig.ssl.proxy.checkpeername

Especifique se o Independent Gateway inspeciona o certificado do Tableau Server para verificar se o nome da entidade corresponde ao nome do servidor.

O padrão é off.

SSLProxyCheckPeerName(O link abre em nova janela)
gateway.tsig.ssl.proxy.checkpeerexpire

Especifique se o Independent Gateway inspeciona o certificado do Tableau Server para verificar a validade:

O padrão é off.

SSLProxyCheckPeerExpire(O link abre em nova janela)

Etapa 4: carregar o certificado de CA raiz para o Tableau Server

Se o certificado TLS que você está usando nos computadores do Independent Gateway for um certificado autoassinado ou gerado por PKI, você deverá executar esta etapa adicional. Se o certificado TLS que você está usando no computador do Independent Gateway for um certificado de uma autoridade de certificação de terceiros confiável, você poderá ignorar esta etapa.

Copie o certificado de CA raiz usado para os computadores do Independent Gateway para o nó inicial do Tableau Server e execute os seguintes comandos:

tsm security custom-cert add -c <root-certificate-file-name>.pem
tsm pending-changes apply

Conexão de manutenção do Tableau Server e o Independent Gateway

O processo de manutenção (HK) mantém o estado de configuração entre a implantação do Tableau Server de back-end e o Independent Gateway.

Quando o Independent Gateway é instalado, a configuração padrão fornece uma conexão HTTP não criptografada. O Independent Gateway escuta solicitações de manutenção originadas no cluster do Tableau Server (conforme você o definiu durante a instalação).

Se você estiver executando várias instâncias do Independent Gateway, todos os servidores deverão aceitar solicitações de manutenção com TLS ou todos sem TLS. Esta seção descreve como configurar a conexão HK para TLS. Esse processo requer a reinicialização do Tableau Server e resultará em tempo de inatividade.

Assim como nos cenários TLS anteriores descritos acima, muitas das alterações de configuração para a conexão HK são definidas nas propriedades de configuração gerenciadas pelo cluster do Tableau Server. No entanto, a configuração TLS de HK requer etapas adicionais no Independent Gateway.

Etapa 1: distribuir arquivos para computadores de Independent Gateway

Se você habilitou o TLS com rede externa e Independent Gateway, você pode usar o mesmo certificado e arquivos de chave para a conexão HK.

Se você estiver usando os mesmos ativos, o único outro arquivo de certificado que você precisa distribuir é o certificado CA raiz do certificado usado pelo Tableau Server. Se o certificado TLS apresentado pelo Tableau Server for gerado por uma autoridade de certificação confiável de terceiros, você não precisará copiar um certificado de autoridade de certificação raiz para os computadores do Independent Gateway.

  1. Coloque certificados e arquivos relacionados em um local e com permissões que permitam que o serviço Independent Gateway (tsig-httpd) os leia. Recomendamos restringir o acesso aos arquivos de chave de forma que apenas o serviço Independent Gateway possa lê-los.
  2. Coloque todos os arquivos, certificados e chaves exatamente nos mesmos locais em todos os computadores do Independent Gateway.

Etapa 2: importar o certificado de CA raiz do Independent Gateway para o armazenamento confiável do Tableau Server

Se o certificado TLS que você está usando nos computadores do Independent Gateway for um certificado autoassinado ou gerado por PKI, você deverá executar esta etapa adicional. Se o certificado TLS que você está usando no computador do Independent Gateway for um certificado de uma autoridade de certificação de terceiros confiável, você poderá ignorar esta etapa.

Você só pode carregar um certificado de CA raiz para o Tableau Server. Portanto, se você já carregou um certificado de CA raiz, o mesmo certificado de CA raiz deve assinar o certificado que você usará para conexão HK.

Copie o certificado de CA raiz usado para os computadores do Independent Gateway para o nó inicial do Tableau Server e execute os seguintes comandos:

tsm security custom-cert add -c <root-certificate-file-name>.pem
tsm pending-changes apply

Etapa 3: atualizar variáveis de ambiente em computadores do Independent Gateway

Em cada computador do Independent Gateway , defina a variável ambiental TSIG_HK_PROTOCOL parahttps . Você pode especificar uma porta alternativa para HK (o padrão é 21319) configurando também a variável de ambiente TSIG_HK_PORT.

Altere esses valores executando novamente a cadeia de caracteres de pós-instalação para fornecer um valor diferente para TSIG_HK_PROTOCOL e TSIG_HK_PORT. Por padrão, o script está em C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\independentgateway\scripts\initialize-tsig.bat.

Etapa 4: atualizar httpd.conf.stub no Independent Gateway

Você deve atualizar o arquivo httpd.conf.stub em cada servidor Independent Gateway . O arquivo httpd.conf.stub é usado para propagar a configuração global do httpd.

O arquivo está localizado em TSIG_DATA/config/httpd.conf.stub.

  1. Abra o arquivo httpd.conf.stub em um editor de texto. Você deve atualizar o bloco <VirtualHost *:${TSIG_HK_PORT}> com detalhes de configuração HK. O exemplo a seguir mostra as alterações necessárias:

    <VirtualHost *:${TSIG_HK_PORT}>
     SSLEngine on
     #TLS# SSLHonorCipherOrder on
     #TLS# SSLCompression off
     SSLCertificateFile /etc/ssl/certs/tsig-ssl.crt
     SSLCertificateKeyFile /etc/ssl/private/tsig-ssl.key
     SSLCACertificateFile /etc/ssl/certs/rootTS-CACert.pem 
    #TLS# SSLCARevocationFile /path/to/file
    </VirtualHost>				

    Observações:

    • Por padrão, cada linha no bloco <VirtualHost *:${TSIG_HK_PORT}> é comentado pela cadeia de caracteres, #TLS#. Para "habilitar" uma linha no bloco, exclua a cadeia de caracteres #TLS# no início da linha.
    • Como em todas as configurações do httpd, cada arquivo referenciado requer um caminho absoluto para o arquivo.
    • SSLCACertificateFile especifica o certificado de CA raiz para a CA que gera o certificado apresentado pelo Tableau Server. Você só precisa definir isso se o certificado TLS usado pelo Tableau Server for autoassinado ou gerado por uma PKI.
  2. Pare o serviço tsig-httpd.

    Você começará a receber verificações de status com falha neste ponto, indicando no TSM que seu componente de Independent Gateway está degradado.

  3. Cópia de httpd.conf.stub para httpd.conf.

    O arquivo httpd.conf está no mesmo diretório. Substitua o arquivo httpd.conf pelo arquivo httpd.conf.stub.

  4. Inicie o serviço tsig-httpd.

    Você continuará recebendo verificações de status com falha neste momento, indicando no TSM que seu componente de Independent Gateway está degradado. Essas verificações de status falharão até que você tenha concluído a configuração conforme descrito nas etapas a seguir.

Etapa 5: defina as propriedades de configuração do TLS no Tableau Server

A aplicação das alterações de configuração requer uma reinicialização do servidor. Para evitar longos tempos de espera, recomendamos interromper o servidor antes de aplicar as alterações definidas aqui. Na Etapa 6, você executará um comando de atualização e reiniciará o TSM. Parar o TSM nesta fase da configuração resulta em um tempo de inatividade mais curto.

  1. Pare o TSM. Execute o seguinte comando:

    tsm stop
  2. A maioria das chaves de configuração do TSM na tabela a seguir são derivadas das diretivas httpd do Apache. Assim, os valores de configuração para essas chaves de configuração do TSM são mapeados diretamente para os valores válidos para a diretiva Apache correspondente. Os links para as diretivas correspondentes estão incluídos na tabela a seguir.

    Existem nomes de propriedades de configuração do TSM que incluem o nó hk no prefixo: gateway.tsig.hk.xyz.abc. Se configurados, esses valores são usados para a configuração HK TLS. Se não for definido, muitas propriedades de configuração usarão o fallback para gateway.tsig.xyz.abc, que podem ou não recair gateway.xyz.abc. A propriedade de configuração de fallback é listada quando relevante.

    As opções de configuração na tabela a seguir referem-se às chaves de configuração que você deve definir com o comando tsm configuration set. Todos os comandos devem incluir a opção--force-keys. Por exemplo:

    tsm configuration set -k gateway.tsig.hk.ssl.enabled -v true --force-keys
    Propriedade de configuraçãoDescriçãoDiretiva correspondente do Apache

    gateway.tsig.hk.ssl.enabled

    (Sem fallback)

    Obrigatório.

    Habilita TLS. Deve ser definido para true.

    N/A

    gateway.tsig.hk.ssl.cert.file_name

    Fallback:

    gateway.tsig.ssl.cert.file_name

    Caminho + nome de arquivo do arquivo de certificado para Independent Gateway. Por exemplo, /etc/ssl/certs/tsig-ssl.crt.

    SSLCertificateFile(O link abre em nova janela)

    gateway.tsig.hk.ssl.key.file_name

    Fallback:

    gateway.tsig.ssl.key.file_name

    Caminho + nome do arquivo de chave de certificado para o Independent Gateway. Por exemplo, /etc/ssl/keys/tsig-ssl.key.

    SSLCertificateKeyFile(O link abre em nova janela)

    gateway.tsig.ssl.key.passphrase.dialog

    (Propriedade global)

    Se sua chave requer uma senha, você deve configurar essa chave com a string correta esperada pela diretiva Apache httpd SSLPassPhraseDialog.
    Essa configuração é global para o Independent Gateway.
    Caixa de diálogo SSLPassPhrase(O link abre em nova janela)

    gateway.tsig.hk.ssl.protocols

    Fallbacks:

    gateway.tsig.ssl.protocols

    ssl.protocols

    Especifique as versões suportadas de SSL/TLS. Consulte Lista de verificação do reforço de segurança para obter mais informações sobre a configuração padrão.SSLProtocols(O link abre em nova janela)

    gateway.tsig.hk.ssl.ciphersuite

    Fallbacks:

    gateway.tsig.ssl.ciphersuite

    ssl.ciphersuite

    Especifica as cifras que o cliente tem permissão para negociar para conexão SSL.SSLCipherSuite(O link abre em nova janela)

    gateway.tsig.hk.ssl.client_certificate_login.required

    (Sem fallback)

    Defina este valor como true para habilitar o TLS mútuo nesta conexão.

    Você também deve definir a propriedade gateway.tsig.hk.ssl.cacert.file conforme especificado abaixo.

    N/A

    gateway.tsig.hk.ssl.cacert.file

    Fallback:

    gateway.tsig.ssl.cacert.file

    Especifica o arquivo que contém os certificados de CA concatenados para o processo de autenticação do cliente.SSLCACertificateFile(O link abre em nova janela)

    gateway.tsig.hk.ssl.revocation.file

    Fallback:

    gateway.tsig.hk.ssl.revocation.file

    Especifica o arquivo que contém as listas de revogação de CA concatenadas para clientes que se conectam ao Independent Gateway.SSLCARRevocationFile(O link abre em nova janela)
  3. Aplique as alterações. Execute o seguinte comando:

    tsm pending-changes apply.

Etapa 6: atualizar o arquivo de configuração JSON do Independent Gateway

A etapa final é atualizar a configuração do Independent Gateway com um arquivo JSON refletindo a mudança parahttps e, se aplicável, outros números de porta.

Consulte o tópico de instalação para obter mais informações sobre como editar este arquivo. Consulte Etapa 3: habilitar o Independent Gateway no Tableau Server.

Depois de atualizar o arquivo JSON, execute os seguintes comandos:

tsm topology external-services gateway update -c tsig.json
tsm start

Solução de problemas

Para obter dicas de solução de problemas, consulte Solução de problemas do Independent Gateway do Tableau Server(O link abre em nova janela) no Guia de implantação corporativa (EDG). O EDG fornece exemplos de implantação do Tableau Server no Linux. As etapas de solução de problemas são úteis para as versões Windows ou Linux do Tableau Server.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!