VizQL Data Service do Tableau Server

O VizQL Data Service (VDS) é uma API que permite acessar fontes de dados publicadas no Tableau por meio de consultas programáticas em vez de visualizações.

Para tornar o VizQL Data Service altamente disponível, configure um ou mais processos do VizQL Data Service para serem executados em vários nós do cluster.

Processo VizQL Data Service
StatusO status do processo de VizQL Data Service é visível na Página de status, a menos que o serviço tenha sido desabilitado. Para obter mais informações, consulte Exibir o status de processos do servidor.
RegistrosOs logs gerados pelo processo do VizQL Data Service são encontrados em C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\data\tabsvc\logs\vizqldataservice. Para obter mais informações, consulte Locais de arquivo de registro e registros do Tableau Server.

O que acontece quando ocorre uma falha em um processo do VizQL Data Service? Consultas executadas por meio do processo do VizQL Data Service falharão, resultando na perda de acesso direto de todas as consultas programáticas às fontes de dados publicadas em aplicativos do cliente, fluxos de trabalho automatizados, etc. A interface do usuário do Tableau Server e a criação de visualizações não dependem do VizQL Data Service para funcionar.

O processo padrão do VizQL Data Service em execução em um nó é um. Alta disponibilidade requer a configuração de instâncias redundantes do VizQL Data Service e do VizData Service. Se vários processos do VizQL Data Service estiverem em execução, a falha de um processo único resultará na falha de quaisquer consultas e na perda de dados da consulta no momento da falha. Quaisquer solicitações futuras serão reencaminhadas para os outros processos do VizQL Data Service em funcionamento no cluster do Tableau Server.