Contêiners de microsserviço do Tableau Server

Por padrão, uma instância do Contêiner de microsserviço interativo é adicionada a cada nó que tem o Servidor de aplicativos (Vizportal) instalado e uma instância do Contêiner de microsserviço não interativo é adicionada a cada nó que tem o Processador em segundo plano instalado. Embora você não possa adicionar um Contêiner de microsserviço diretamente, é possível usar a CLI do TSM para alterar o número de instâncias para os dois Contêineres de microsserviço, quando necessário. Se todas as instâncias do Processador em segundo plano ou do Servidor de aplicativos forem removidas de um nó, o processo de contêiner também será removido.

Contêiner de microsserviço e os microsserviços:

  • Contêiner de microserviço interativo:

    • Microsserviço MessageBus
    • Microsserviço de consulta de relação
    • Serviço de credenciais
  • Contêiner de microserviço não interativo:

    • Microsserviço de ingestor de relação
    • Microsserviço de provedor de conteúdo externo
    • Microsserviço de provedor de fluxo
    • Microsserviço de provedor de conteúdo

Visualização do status do Contêiner de microsserviço

Veja o status dos processos do Contêiner de microsserviço na página Status do TSM ou na linha de comando, usando o comando tsm status -v. Ao usar a página Status do TSM para Exibir o status de processos do servidor, o status de cada processo de contêiner é apresentado, mas não é possível ver o status dos microsserviços no contêiner. Ao usar a linha de comando, mais detalhes são mostrados, incluindo o status de cada microsserviço individual.

Status do Contêiner de microsserviço

O status de um processo de contêiner depende do status dos microsserviços dentro dele. Quando todos os microsserviços em um processo de contêiner estiverem em execução conforme o esperado, o status do contêiner é Ativo (na página Status do TSM) ou running (quando exibido a partir da linha de comando do TSM). Se todos os microsserviços em um processo de contêiner estiverem interrompidos, o status do contêiner é Erro (na página Status do TSM) ou stopped (a partir da linha de comando do TSM). Se um microsserviço for interrompido mas pelo menos um outro estiver em execução, o status do contêiner é Degradado (na página Status do TSM) ou degraded (a partir da linha de comando do TSM).

Quando todos os microsserviços em um processo de contêiner apresentarem o status em execução, o status será Active. Se algum microsserviço em um contêiner estiver em estado de erro (com status stopped ) o status do processo de contêiner será degraded. Se todos os microsserviços em um contêiner estiverem em estado de erro, o status será error.

Para exibir o status do Contêiner de microsserviço na página Status do TSM:

  1. Abra o TSM em um navegador:

    http://<tsm-computer-name>:8850

  2. Clique em Status:

    A página exibe o status dos processos do Contêiner de microsserviço interativo e do Contêiner de microsserviço não interativo, bem como o status de outros processos em execução como parte do TSM ou do Tableau Server.

    Não é possível ver o status de qualquer microsserviço individual dentro de um processo de contêiner, mas se o processo apresentar o status Ativo (marca verde), os microsserviços contidos nele estão em execução conforme o esperado. Para ver o status de microsserviços individuais, use a linha de comando do TSM.

    Observação: o status dos processos de contêiner não são exibidos na antiga página de status do Tableau Server. Para obter detalhes sobre as duas páginas de status e suas diferenças, consulte Exibir o status de processos do servidor.