Migrar do licenciamento baseado em núcleo para o licenciamento baseado em função

Você pode migrar o Tableau Server de uma métrica de licença baseada em núcleo (que conta os núcleos do processador no qual o Tableau Server está instalado) para uma métrica de licença baseada em função (que conta os usuários nomeados). Para obter mais informações sobre as métricas de licenciamento, consulte Visão geral do licenciamento.

Preparar para migração para licenciamento baseado em função

As licenças baseadas em núcleo permitem um número de usuários ilimitado, incluindo contas de visitante de apenas exibição. Cada usuário possui uma função de site ao ser adicionado ao Tableau Server, e esses usuários e funções são mantidos quando a licença é alterada. Como as licenças baseadas em função limitam o número de usuários, é necessário garantir que as novas licenças baseadas em função acomode o número de usuários atualmente conectados ao Tableau Server, incluindo os que usam contas de visitante no momento. Caso as novas licenças baseadas em função não acomodem o número total de usuários, alguns deles serão movidos para a função no site de Não licenciado, que pode consumir muita CPU. Se você tiver um grande número de usuários, os processos do servidor de aplicativos podem ficar indisponíveis até que todos os usuários sejam processados. Esta operação pode levar horas para ser concluída, portanto, planeje adequadamente.

Antes de migrar, verifique se você tem licenças de usuário e chaves do produto correspondentes para permitir que todos os usuários acessem o Tableau Server após a conclusão da migração:

Migrar para licenciamento baseado em função

Para migrar para o licenciamento baseado em função, é necessário interromper o Tableau Server, desativar a chave do produto baseada no núcleo, ativar as chaves do produto baseadas em função e, em seguida, iniciar o Tableau Server. Como esse processo resultará em uma reinicialização do Tableau Server e causará um tempo de inatividade para os usuários do Tableau Server, é necessário migrar o licenciamento durante um período de baixo uso.

  1. Interrompa o Tableau Server:

    Use o comando tsm stop.

  2. Desativar as chaves do produto baseadas em núcleo:

    Use o comando tsm licenses deactivate com as chaves do produto baseadas em núcleo.

  3. Ativar as chaves do produto baseadas em função:

    Use o comando tsm licenses activate com as chaves do produto baseadas em função.

  4. Inicie o Tableau Server:

    Use o comando tsm start.

Usar licenças baseadas em função em um servidor com licenciamento baseado em núcleo

A versão 2018.1 do Tableau Server permite adicionar licenças baseadas em função com a função de Creator às instalações do Tableau Server com licenciamento baseado em núcleo.

Observação: se você atualizar uma instalação do Tableau Server para 2018.1 sem ativar as licenças baseadas em função, o Tableau Server continuará funcionando da mesma forma que antes, sem alterações na interface do usuário ou nas permissões do Tableau Server, exceto que a função no site de Viewer será renomeada para Somente leitura. Na versão 2018.2, a função no site de Somente leitura foi descontinuada e se tornou novamente a função no site de Viewer.

Quando as licenças de Creator são adicionadas ao Tableau Server, todos os usuários de Administrador do servidor são obrigados a ter funções de licença de Creator, o que pode exigir licenças adicionais. Os administradores podem ativar licenças adicionais de Creator usando o comando tsm licenses activate no Tableau Server para aumentar a capacidade do usuário licenciado. A ativação dessas licenças baseadas em função fornece uma combinação dos recursos concedidos pelas licenças baseadas em função de Creator e daqueles concedidos pela licença baseada em núcleo. Para saber mais sobre os diferentes tipos de licenças baseadas em função, consulte Licenças baseadas em função.

Observação: o número de usuários ilimitados com acesso total ao Tableau Server sob o licenciamento baseado em núcleo tem recursos equivalentes aos usuários com uma licença de Explorer com licenciamento baseado em função. A funcionalidade de Creator é limitada aos modelos de licença de usuário definidos.

Por exemplo, se uma instalação do Tableau Server tiver uma licença de 16 núcleos que inclua acesso de visitante e você adicionar 10 licenças de Creator, esse servidor terá os seguintes recursos:

  • Um limite de 16 núcleos de processadores no hardware que executa o Tableau Server
  • Acesso de visitantes
  • As licenças de Explorer/Viewer ilimitadas (das licenças de usuário ilimitadas fornecidas com uma licença de núcleo)
  • 10 licenças de Creator

Exemplo de conclusão de uma migração do licenciamento baseado em núcleo

Para reforçar o exemplo acima: se a licença baseada em núcleo foi desativada, os seguintes recursos estarão disponíveis:

  • Não há limites no hardware do servidor
  • Sem acesso de visitantes
  • 10 licenças de Creator

Se você adicionasse 50 licenças de Explorer e 200 de Viewer, após desativar a licença baseada em núcleo, os seguintes recursos estariam disponíveis:

  • Não há limites no hardware do servidor
  • Sem acesso de visitantes
  • 10 licenças de Creator
  • 50 licenças de Explorer
  • 200 licenças de Viewer
Agradecemos seu feedback!