Sincronizar os grupos do Active Directory no servidor
O usuário na função de administrador de servidor pode sincronizar todos os grupos (que foram configurados no Tableau Server) de diretório externo (como o Active Directory) em uma agenda regular ou sob demanda na guia Geral da página Configurações do servidor.
Observação: no contexto da sincronização de usuário e de grupo, o Tableau Server configurado com o armazenamento de identidades LDAP é equivalente ao Active Directory. Os recursos de sincronização do Active Directory no Tableau Server funcionam perfeitamente com soluções de diretório LDAP devidamente configuradas.
Antes de começar
Antes de sincronizar grupos como descrito neste tópico, você deve primeiro importar o grupo de diretório externo para o Tableau Server. Consulte Criar grupos pelo Active Directory.
Sincronização dos grupos de diretório externo em uma agenda
Site único: clique em Configurações > Geral.
Vários sites: no menu do site, clique em Gerenciar todos os sites e, em seguida, em Configurações > Geral.
Use a barra de rolagem da página até Sincronização do Active Directory, selecione Sincronizar grupos do Active Directory em uma agenda regular.
Selecione a frequência e o horário da sincronização.
Clique em Salvar.
Observação: a partir das versões 2021.1.23, 2021.2.21, 2021.3.20, 2021.4.15, 2022.1.11, 2022.3.3, 2023.1, um limite de tempo padrão de 4 horas limita quanto tempo uma sincronização de grupo agendada pode levar antes de ser cancelada. Um administrador do servidor pode alterar esse limite de tempo se sua sincronização agendada for de grupos muito grandes ou demorar mais do que o padrão. Para obter mais informações, consulte Sincronizar todos os grupos do Active Directory em uma agenda e backgrounder.timeout.sync_ad_group.
Sincronização de todos os grupos de diretório externo sob demanda
A qualquer momento, é possível sincronizar os grupos do diretório externo (como o Active Directory) com o Tableau Server para garantir que os novos usuários e as alterações no diretório externo sejam refletidos em todos os grupos do diretório externo no Tableau Server.
Site único: clique em Configurações > Geral.
Vários sites: no menu do site, clique em Gerenciar todos os sites e, em seguida, clique em Configurações > Geral.
Em Sincronização do Active Directory, clique em Sincronizar todos os grupos.
Exibição da atividade de sincronização
Você pode visualizar os resultados dos trabalhos de sincronização na exibição administrativa Tarefas em segundo plano para não extrações. A Fila de sincronização dos grupos do Active Directory coloca em filas e indica o número de tarefas de Sincronização do grupo do Active Directory que devem ser executadas.
Único site: Clique em Status.
Vários sites: No menu do site, clique em Gerenciar todos os sites e, em seguida, clique em Status.
Clique no link Tarefas em segundo plano para não extrações.
Defina o filtro Tarefa para incluir a Fila de sincronização dos grupos do Active Directory e a Sincronização do grupo do Active Directory.
Navegue rapidamente para essa exibição administrativa clicando no link Exibir atividade de sincronização na página Configurações do servidor.
Definir uma função de site mínima para usuários em um grupo de diretório externo
Na página Grupos - Detalhes, é possível definir a função mínima de site para os usuários do grupo, para ser aplicada durante a sincronização do Active Directory.
Essa configuração não executa a sincronização; em vez disso, ela define a função mínima de site para ser aplicada ao grupo toda vez que uma sincronização for executada. O resultado é que, quando você sincroniza grupos do diretório externo, os novos usuários são adicionados ao site com a função mínima. Se um usuário já existir, a função mínima de site é aplicada, caso proporcione ao usuário mais acesso em um site. Se você não definir uma função de site mínima, novos usuários são adicionados como Não licenciados como padrão.
Observação: Uma função de site do usuário pode ser promovida, mas nunca rebaixada, com base na configuração de função de site mínima. Se um usuário já tem a capacidade de publicar, essa capacidade será sempre mantida. Para obter mais informações sobre a função de site mínima, consulte Funções de site, importação e sincronização do Active Directory.
Em um site, clique em Grupos.
Na página Grupos, selecione um grupo.
Clique em Ações > Função de site mínima.
Selecione uma função de site mínima e clique em Alterar função de site.
O que acontece quando os usuários são removidos do diretório externo de origem?
Os usuários não podem ser automaticamente removidos do Tableau Server por meio de uma operação de sincronização do diretório externo. Os usuários desabilitados, excluídos ou removidos de grupos no diretório externo permanecem no Tableau Server, para que os administradores possam fazer a auditoria e reatribuir o conteúdo do usuário, antes da remoção completa da conta de usuário. Para obter mais informações, consulte Comportamento de sincronização ao remover usuários do Active Directory.
Melhora do desempenho da sincronização de grupos
A sincronização do diretório externo é realizada pelo processo do processador em segundo plano. O processo do processador em segundo plano é o mesmo usado para gerenciar e criar extrações e também para gerar conteúdo de assinatura. Em grandes empresas com associação dinâmica de grupo e uso intenso de extração, o processo de sincronização de grupos do diretório externo pode provocar interrupções indesejadas. Recomendamos executar a sincronização de grupo durante o horário não comercial.
Por padrão, o processo do processador em segundo plano realiza a sincronização em uma operação serial. Isso significa que cada grupo é sincronizado, um após o outro, em um único processo do processador em segundo plano. Se você estiver executando várias instâncias de processos do processador em segundo plano em um único Tableau Server ou em uma implantação distribuída, considere habilitar o processamento paralelo para sincronização do diretório externo. Quando o processamento paralelo do processador em segundo plano é habilitado, a sincronização de grupo é distribuída por meio de vários processos do processador em segundo plano para obter o melhor desempenho.
Para habilitar o processamento do processador em segundo plano paralelo para sincronização de grupo, abra a CLI do TSM e digite os seguintes comandos:
tsm configuration set -k backgrounder.enable_parallel_adsync -v true
tsm pending-changes apply