Solucionar problemas de fontes de dados

Para que os usuários trabalhem com as fontes de dados do Tableau Server, até três itens precisa ser definidos:

  • Permissões para a fonte de dados: qualquer pessoa que se conectar a uma fonte de dados deve ter os recursos das permissões Conectar e Exibir para essa fonte. Isso também se aplica a usuários que acessam exibições que se conectam a fontes de dados. Qualquer pessoa que esteja publicando e modificando fontes de dados deve ter a função de site do usuário e também ter as permissões Salvar e Baixar/Salvar como. Consulte Recursos da permissão para obter mais informações.

    As fontes de dados multidimensionais (cubo) devem ser baixadas e usadas no Tableau Desktop e, portanto, exigem a permissão Baixar/salvar na Web como. Para obter mais informações sobre cubos no Tableau, consulte Fontes de dados de cubo.

  • Capacidade de autenticação no banco de dados: Há várias maneiras de se conectar aos dados no Tableau e controlar quem tem acesso a quê. Basicamente, qualquer entidade que esteja se conectando ao banco de dados deve ser capaz de se autenticar. A entidade pode ser o Tableau Server executando uma atualização de extração. Pode ser um usuário do Tableau Desktop se conectando a uma fonte de dados que então se conecta a um banco de dados dinâmico. Também pode ser um usuário do Tableau Server que está acessando uma exibição que se conecta a um banco dedados ativo. Consulte Segurança de dados para saber mais sobre suas opções.

  • Drivers de banco de dados: Se a pessoa que criou e publicou a fonte de dados no Tableau Desktop precisou instalar drivers de bancos de dados adicionais, talvez você precise instalá-los também no Tableau Server. Se estiver executando uma instalação distribuída do Tableau Server onde, por exemplo, o processo do servidor de dados está sendo executado em um nó adicional, todos os drivers de banco de dados necessários devem ser instalados no nó de servidor inicial. Outros processos também requerem drivers. Consulte Drivers de banco de dados para obter mais informações.

Mensagens de erro da fonte de dados

Veja aqui alguns erros que os autores da pasta de trabalho e outros usuários podem encontrar enquanto trabalham com fontes de dados e exibições:

A permissão para acessar esta fonte de dados do Tableau Server foi negada: A conexão com uma fonte de dados exige a permissão Conectar. Consulte Acesso aos dados para fontes de dados publicadas do Tableau para obter mais informações.

Fonte de dados não encontrada: Alguém que estiver trabalhando com uma exibição poderá ver esse erro se uma fonte de dados for removida do Tableau Server ou se a página Conectar a dados precisar ser atualizada. Para atualizar a página Conectar a dados no Tableau Desktop, clique no ícone Atualizar:

Não é possível conectar a esta fonte de dados do Tableau Server: Esse erro pode aparecer se as informações de conexão para a fonte de dados forem alteradas, por exemplo, em resultado da alteração do nome do servidor de banco de dados. Observe as informações de Conexão de dados da fonte de dados e verifique se as configurações estão corretas.

Não é possível listar fontes de dados do Tableau Server: Esse erro poderá ocorrer se um usuário estiver tentando acessar as fontes de dados do Tableau Server e houver problemas de conectividade entre o Tableau Server e o Tableau Desktop.

Não é possível conectar a uma fonte de dados de cubo: Para usar uma fonte de dados multidimensional (cubo) publicada, você deve baixar a fonte de dados e usá-la no Tableau Desktop. Verifique se você tem a permissão Baixar/salvar na Web como para a fonte de dados. Se tentar adicionar uma fonte de dados de cubo publicada em uma pasta de trabalho no modo Edição na Web do Tableau Server, ocorrerá o erro Não é possível conectar-se à fonte de dados. / DataServiceFailure Não é possível conectar-se ao servidor "<Tableau_Server_name>". Para obter mais informações sobre cubos no Tableau, consulte Fontes de dados de cubo.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.