Migrar pastas de trabalho e fontes de dados com extrações

Os usuários do Tableau Server podem publicar extrações que são cópias ou subconjuntos dos dados originais. Essas extrações podem ser incorporadas em uma pasta de trabalho ou em uma fonte de dados. Por padrão, quando você usa o Content Migration Tool do Tableau para migrar uma pasta de trabalho ou fonte de dados que contém uma extração, essa extração é migrada junto com a pasta de trabalho ou fonte de dados que a contém. O Content Migration Tool fornece algumas opções para controlar esse comportamento:

  • Alternar para uma conexão ao vivo

    Adicione a transformação Remover extração ao plano de migração para remover a extração da pasta de trabalho ou fonte de dados durante a migração. Como sempre, a pasta de trabalho de origem ou a fonte de dados não será modificada. A cópia da pasta de trabalho ou fonte de dados migrada para o site de destino terá a extração removida dela. Isso alterna a conexão de dados de volta para uma conexão ao vivo.

  • Atualizar extrações após a migração

    Habilite a opção Atualizar extrações após a migração em seu plano de migração para ter uma tarefa de atualização de extração imediata agendada após a pasta de trabalho ou a fonte de dados ser migrada.

    Não é recomendável usar a opção Atualizar extrações após a migração se o plano de migração também usar a transformação Definir informações de conexão para apontar para um conjunto de dados diferente (por exemplo, um servidor de banco de dados ou banco de dados diferente). Ao alterar as informações de conexão para apontar para diferentes dados e usar a opção Atualizar extrações após a migração, isso pode expor dados involuntariamente, de uma forma que haja um possível problema de segurança.

    Para obter mais informações, consulte Opção 3: atualizar extrações após a migração.

Alterar conexões de dados que usam extrações

As conexões de dados do Tableau são conexões em tempo real que consultam diretamente uma fonte de dados ou são extrações de uma fonte de dados. As extrações são cópias ou subconjuntos dos dados originais e podem ser incorporadas em uma pasta de trabalho ou fonte de dados. Quando presente, os modos de exibição consultarão dados da extração em vez da fonte de dados subjacente.

Normalmente, você desejará modificar a conexão da fonte de dados durante a migração, para que ela aponte para um banco de dados diferente no servidor de destino do que apontava no servidor de origem.

Por exemplo, se estiver migrando uma pasta de trabalho do site de preparo para o site de produção, provavelmente desejará atualizar as conexões de dados dentro da pasta de trabalho para se conectar ao banco de dados de produção. Implemente isso usando a transformação Definir informações de conexão no plano de migração. Agora você tem um plano de migração que copia uma pasta de trabalho da preparação para a produção e atualiza as conexões de dados para apontar para o banco de dados de produção.

Se sua pasta de trabalho usar uma extração, será necessário trabalho adicional. Nesse cenário, a pasta de trabalho será migrada e a conexão de dados ao vivo atualizada. No entanto, as exibições ainda mostrarão dados do banco de dados de preparo, pois ele ainda contém a extração do banco de dados de preparo - copiado do site de origem (preparado). Há algumas maneiras de fazer isto.

Opção 1: usar fontes de dados publicadas

Altere as pastas de trabalho para que elas usem fontes de dados publicadas. Dessa forma, a extração será gerenciada como parte da fonte de dados publicada, e a migração de atualizações para as pastas de trabalho que usam essa fonte de dados poderá ser simplificada ao não ter que se preocupar com a conexão ao banco de dados dinâmico ou à extração de dados.

Opção 2: remover a extração durante a migração

Adicione uma transformação Remover extração ao plano de migração. Isso removerá a extração da pasta de trabalho, alternando a fonte de dados para uma conexão em tempo real.

Opção 3: atualizar a extração após a migração

Use a opção Atualizar extrações após a migração do seu plano de migração. Isso migrará a extração junto com a pasta de trabalho, mas agendará uma tarefa de atualização de extração imediata para essa pasta de trabalho após a concluir a migração.

Essa opção geralmente não é recomendada quando usada em combinação com uma transformação Definir informações de conexão devido a possíveis problemas de segurança que podem ser apresentados.

O problema é que a pasta de trabalho migrada no on your site de destino ainda mostrará os dados de extração (origem) antigos do período entre a conclusão da migração e a conclusão da tarefa de atualização da extração. Se a tarefa de atualização de extração falhar, os dados de extração/de origem antigos permanecerão até que a extração seja atualizada.

Em um cenário como descrito acima, migrar de um ambiente de preparação para de produção, isso pode ser aceitável, mas você deve estar ciente de que os usuários das pastas de trabalho talvez não estejam cientes de que a pasta de trabalho está mostrando dados antigos/de preparação porque ela já foi migrada e a extração ainda não foi atualizada.

Em outros cenários, em que você pode usar Definir informações de conexão para alterar conexões de dados e apontar para um conjunto diferente de clientes os dados de cliente, isso pode gerar sérios problemas de segurança, em que a extração da pasta de trabalho contém dados de um cliente diferente até que a extração tenha sido atualizada após a migração.

Uma maneira de solucionar esse problema é implementar uma migração de duas etapas. Essa abordagem exige que você crie dois planos de migração, uma para cada etapa descrita abaixo, e garanta que as pastas de trabalho e as fontes de dados tenham uma extração atualizada antes de serem disponibilizadas.

  • Etapa 1: migre o conteúdo para um projeto no site de destino ao qual apenas os administradores tenha acesso. Essa migração permite usar a opção Atualizar a extração após a migração junto com a transformação Definir informações de conexão para atualizar a conexão de dados, pois nenhum usuário não autorizado terá uma oportunidade de visualizar os dados antigos, mesmo se a atualização de extração falhar.
  • Etapa 2: ao concluir a etapa 1 e confirmar que há uma atualização de extração bem-sucedida, execute um segundo plano de migração para migrar o conteúdo do destino da etapa 1 para o destino final, no qual ele fica visível para os usuários finais.

Quem pode fazer isso

Um usuário do site do Tableau com uma função Explorer ou superior. Para migrar o conteúdo, você deve ter recursos de Visualizar e Baixar de trabalho/Salvar uma cópia no site de origem e direitos de Publicação no site de destino (recursos Visualizar e Publicar) para projetos de destino no local de destino. Para obter mais informações, consulte Permissões.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!