A partir da versão 2019.4, o serviço de mensagens do Tableau Server usa o Apache ActiveMQ. Ele é uma plataforma de publicação/assinatura que permite uma comunicação orientada para mensagens segura, escalável, de bom desempenho e altamente disponível para microsserviços. O Serviço de mensagens é usado para oferecer suporte à comunicação entre microsserviços no Tableau Server.

O servidor executa uma única instância do Serviço de Mensagens.

Processo Serviço de mensagens
Status O status do Serviço de mensagens fica visível na Página de status e na linha de comando, usando o comando tsm status -v. Para obter mais informações, consulte Exibir o status de processos do servidor.
Registros Registros gerados pelo repositório são encontrados em /var/opt/tableau/tableau_server/data/tabsvc/logs/activemqserver. Para obter mais informações, consulte Locais de arquivo de registro e registros do Tableau Server.

Impacto se o Serviço de mensagens não estiver funcionando corretamente

Se o Serviço de mensagens parar ou não iniciar, as consequências são relativamente leves. O impacto real dependerá se você tem uma ou duas instâncias do Serviço de mensagens configuradas.

Várias instâncias do Serviço de mensagens (vários nós, versão 2020.1 e posterior)

Você pode ter duas instâncias do Serviço de mensagens configuradas se tiver a versão 2020.1 ou posterior e, se tiver uma instalação de vários nós do Tableau Server, poderá instalar duas instâncias do Serviço de mensagens. Neste caso, se uma das instâncias falhar, a outra lidará com todo o tráfego e você poderá remover a instância com falha e reinstalar uma outra.

Um exemplo do Serviço de mensagens

Se você tiver uma instalação de nó único do Tableau Server, ou estiver executando a versão 2019.4.x, estará limitado a uma única instância do Serviço de mensagens. Nesse caso, se ocorrer uma falha na instância configurada, o Tableau Server ainda funcionará, mas o status será exibido como "Corrompido" e os usuários mencionados nos comentários não receberão a notificação da menção por e-mail. Não ocorre perda de dados.

Se o Serviço de mensagens parar, ele será reiniciado automaticamente. Contanto que o computador em si esteja em boas condições, o Serviço de mensagens deverá reiniciar. Se não for possível reiniciar o serviço, você pode desativá-lo para que a mensagem use o mecanismo mais antigo.

Desativar uma instância do Serviço de mensagens com falha

Se você tiver uma única instância do Serviço de mensagens que não reiniciará automaticamente:

  1. Desative o uso do serviço usando a CLI do TSM para definir essas opções como false e aplicar as alterações pendentes:

    tsm configuration set -k features.MessageBusEnabled -v false
    tsm configuration set -k features.ActiveMQ -v false
    tsm pending-changes apply
  2. Reinicie o Tableau Server (se você não tiver reiniciado o servidor ao aplicar as alterações pendentes).

Essas etapas configuram o Tableau Server para usar o mecanismo de mensagens anterior à versão 2019.4.

Serviço de mensagens em um cluster de vários nós

A configuração do Serviço de mensagens em um cluster de vários nós dependerá da versão do Tableau Server que estiver em execução. Em todos os casos, você deverá executar uma instância do Serviço de mensagens.

  • 2020.1 e posterior: a partir da versão 2020.1, você pode executar duas instâncias do serviço em um ambiente de vários nós. É recomendável executar duas instâncias, pois isso oferece redundância. Você pode adicionar uma segunda instância a qualquer nó que ainda não tenha o Serviço de mensagens configurado. Você não pode adicionar mais do que um total combinado de duas instâncias no cluster de vários nós.
  • 2019.4.x: na versão 2019.4.x, você está limitado a uma única instância do serviço. Em uma instalação de vários nós, você pode executar essa instância em qualquer um deles.
Agradecemos seu feedback!