O gráfico de Solicitações de carregamento de exibição lenta na página de desempenho é uma métrica útil para entender o desempenho das exibições e o impacto resultante nas interações do usuário no Tableau Server.

O gráfico de Solicitações de carregamento de exibição lenta mostra quando as exibições estão renderizando mais lentamente do que o normal no Tableau Server. Para fazer isso, o gráfico usa uma linha de base que é estabelecida para cada exibição e a usa para comparar o tempo que leva para renderizar aquela exibição e determinar se a exibição está demorando mais do que o esperado.

Na versão 2021.4 a linha de base é estabelecida calculando o valor médio das primeiras 10 vezes que uma pasta de trabalho específica é renderizada.

Na versão 2021.4.1 e posterior, a linha de base é estabelecida calculando o percentil 95 de 50 vezes que uma pasta de trabalho específica é renderizada com sucesso.

Quando uma linha de base é estabelecida, toda vez que a mesma pasta de trabalho é renderizada no futuro, o tempo gasto para carregá-la é então comparado à sua linha de base. Dependendo se o tempo gasto para renderizar a exibição está dentro do intervalo esperado ou em vários graus fora do intervalo esperado, eles são categorizados da seguinte forma:

  • Normal: <= 2x a linha de base
  • Longo: > = 2x a linha de base
  • Muito longo: >= 4x a linha de base
  • Falha: falha ao carregar ou resultou em erro

Observação: essa linha de base e as comparações se aplicam apenas à renderização inicial da exibição. Ela se aplica a ações subsequentes, como seleções de filtro. Além disso, quando você publica uma nova versão da pasta de trabalho, ela dispara um recálculo da linha de base.

O gráfico mostra a porcentagem de carregamentos de exibições que estão fora do intervalo normal para o intervalo de tempo selecionado. Portanto, se você vir picos amarelos (longos) ou vermelhos (muito longos) neste gráfico, é a primeira indicação de que provavelmente há um problema.

Dica: selecionar o intervalo de tempo “Últimas 48 horas” pode ser um bom ponto de início, pois dará a você algum contexto sobre a atividade no passado versus a atual.

Os gráficos Usuários simultâneos e de Solicitações de carregamento de exibição total na mesma página podem ser usados para ver o escopo do impacto resultante de carregamentos de exibição lenta no mesmo intervalo de tempo. Você também pode usar o gráfico de Processos do Tableau para identificar quaisquer correlações entre o desempenho de carregamento de exibição lenta e o uso de recursos – como, por exemplo, você pode ver um alto uso de recursos do VizQL Server em nós específicos ao mesmo tempo em que vê picos no gráfico de Solicitações de carregamento de exibição lenta.

Se você vir um pico no gráfico de solicitação de carregamento de exibição lenta, poderá começar a fazer uma busca detalhada para identificar o que pode estar causando o problema – se o problema é devido a uma única exibição ou a um problema muito mais amplo. Para fazer isso, no gráfico Solicitações de carregamento de exibição lenta, selecione um intervalo para incluir uma grande parte das exibições lentas. Isso o levará para a página Carregamentos de exibição, mostrando as solicitações de carregamento para o mesmo período.

Filtre por Categoria de severidade de tempo de carregamento e selecione a categoria apropriada para os carregamentos de exibição que você deseja investigar.

A lista deve indicar quais visualizações podem ter causado os resultados do gráfico e pode ser entendida das seguintes maneiras:

Várias exibições: se a lista mostrar várias exibições, provavelmente esse é um problema mais amplo com o Tableau Server. Volte para a página de desempenho e veja o gráfico Desempenho e Processos do Tableau Server para investigar o uso de recursos. A guia Status na página de desempenho mostrará o status dos processos, estejam eles ativos, ocupados ou inativos. Procure os processos VizQL Server, Data Server e Data Engine nesta lista.

Mesma exibição: se a lista for principalmente uma única exibição, isso pode significar que há um problema com essa exibição ou pasta de trabalho. Pode ser necessária uma investigação adicional para ver o que pode estar causando o problema. Clique no nome da exibição na lista para ver mais informações sobre tempos de carregamento, consultas de dados relacionadas e sessões VizQL.

Importante! No gráfico de tempos de carregamento, se o tempo médio de carregamento for consistente, mesmo ao ajustar o intervalo de datas para se estender um pouco antes e depois do início do pico, isso significa que o cálculo da linha de base foi provavelmente criado quando os carregamentos de exibição estavam fortemente armazenados em cache, fazendo com que os carregamentos de exibição subsequentes sejam considerados “lentos”. Esse cenário não reflete um problema com o Tableau Server ou com a exibição. Se for esse o caso, você pode disparar um recálculo da linha de base publicando uma nova versão da pasta de trabalho.

Aqui estão alguns recursos para ajudar na solução de problemas de desempenho para uma exibição específica:

Quem pode fazer isso

Qualquer usuário da Ferramenta de monitoramento de recursos pode visualizar os gráficos.

Agradecemos seu feedback!