Incidentes de agente

Agentes não licenciados (crítico)

Versão do Agente incompatível (crítica)

Falha na rotação da credencial da fila de mensagens do agente (crítica)

Agente inativo (aviso)

Em um esforço para nos alinhar com os valores de Igualdade de nossa empresa, mudamos a terminologia não inclusiva sempre que possível. Como a alteração dos termos em determinados locais pode causar uma alteração significativa, mantemos a terminologia existente, Portanto, você pode continuar a ver os termos em comandos e opções da CLI, pastas de instalação e arquivos de configuração e outras instâncias. Para obter mais informações, consulte Sobre a Ajuda do Tableau.

Agentes não licenciados

Os incidentes de agents não licenciados serão registrados como críticos ao detectar que o Tableau Server não foi devidamente licenciado para usar o Resource Monitoring Tool do Tableau.

Para monitorar o Tableau Server usando o Resource Monitoring Tool, o Tableau Server deve ser licenciado com o Advanced Management do Tableau.

No estado não licenciado, os agentes deixam de coletar dados e enviar ao RMT Server. No entanto, você pode continuar vendo os dados coletados anteriormente quando o ambiente estava devidamente licenciado.

Para solucionar esse problema, licencie o Tableau Server com uma chave do produto Advanced Management válida. Para obter mais informações, consulte Sobre o Tableau Advanced Management no Tableau Server.

Observação: pode levar até uma hora depois de adicionar uma licença válida ao Tableau Server para que o incidente seja liberado.

Há outras causas possíveis que podem causar um incidente Agents Unlicensed:

  • As credenciais da API do Tableau Server podem não estar corretas. Na página de configuração do ambiente, verifique se o nome de usuário e a senha estão corretos e que a conta utilizada tem a função Administrador de servidor no Tableau Server.

  • Não é possível se conectar à API REST do Tableau Server. Certifique-se de que a API REST está habilitada no Tableau Server e que o Tableau Server está em execução.

    Para solucionar o problema de conectividade da AP RESTI, no menu Admin, selecione Environments, clique em Edit Environment no ambiente que deseja modificar e, na guia Environment Details, clique no botão Test Connection da seção Tableau Server REST API do lado direito da página.

  • O RMT Server não conseguiu se conectar ao Tableau Server, provavelmente devido a uma conectividade de rede ou problema semelhante.

Versão do Agente incompatível

Incidentes incompatíveis de Agente serão registrados como críticos quando um ou mais Agentes no ambiente estiverem em uma versão que não é compatível com a versão do RMT Server.

Para resolver o problema, você precisa ter certeza de que o Agente está em uma versão compatível com a versão atual do RMT Server.

Utilize uma das seguintes de solução de problemas para resolver isso:

  • Recomendamos que o RMT Server e todos os Agentes estejam na mesma versão.
    • Se o Agente estiver em uma versão anterior à versão mínima compatível, você deverá atualizá-lo para pelo menos a versão mínima compatível listada no relatório de incidente.
    • Se o agente estiver em uma versão posterior à versão do RMT Server, recomendamos que você atualize o RMT Server para a mesma versão posterior também. Pode ser necessário atualizar outros Agentes, dependendo da versão em que eles estão atualmente.

    Atualização dos Agentes:

    Use as etapas a seguir para atualizar o Agente:

    1. Copie o pacote do Agente para as máquinas em que você tem agentes instalados. Os agentes são instalados nos nós do Tableau Server que você está monitorando. O Agente deve estar na mesma versão do RMT Server ou usar uma versão compatível com a versão do RMT Server. Os detalhes do incidente fornecem a versão mínima compatível.

    2. Pare o serviço do Agente do Resource Monitoring Tool em todos os nós do Tableau Server usando o seguinte comando:

      rmtadmin stop --agent

    3. Atualize todos os Agentes executando o seguinte comando:

      Para distribuições semelhante a RHEL, incluindo CentOS:

      sudo yum install <pathtoagentinstaller>/<tabrmt-agent-setup-<version>-x86_64.rpm>

      sudo /opt/tableau/tabrmt/agent/install-scripts/upgrade-rmt-agent --accepteula

      Para distribuições Ubuntu e Debian:

      Se você estiver atualizando da versão 2020.4 para 2020.4.1 ou posterior:

      touch /tmp/tabrmt-agent-upgrading.txt && sudo apt install <tabrmt-agent-setup-<version>-amd_64.deb>

      sudo /opt/tableau/tabrmt/agent/install-scripts/upgrade-rmt-agent --accepteula

      Observação: o comando de toque só é necessário ao atualizar a partir de 2020.4. Se você não executar o comando de toque antes de instalar o pacote, sua versão existente do Resource Monitoring Tool será desinstalada antes de atualizar.

      Se você estiver atualizando da versão 2020.4.1 para 2020.4.2 ou posterior:

      sudo apt install <pathtoagentinstaller>/<tabrmt-agent-setup-<version>-amd_64.deb>

      sudo /opt/tableau/tabrmt/agent/install-scripts/upgrade-rmt-agent --accepteula

    4. Confirme se o Agente está em execução e foi atualizado. Você pode exibir o status de registro do Agente navegando até a guia Admin -> Ambientes -> Editar o ambiente -> servidores para ver uma lista completa de nós do Tableau Server e o status do Agente.

  • Atualização do RMT Server

    Atualize o RMT Server se um ou mais Agentes estiverem em uma versão posterior.

    Use as etapas a seguir para atualizar o RMT Server:

    1. Copie a nova versão do pacote do RMT Server para o computador em que o RMT Server está instalado.
    2. Pare o Resource Monitoring Tool no RMT Server usando o seguinte comando:

      rmtadmin stop --master

    3. Pare o Agente do Resource Monitoring Tool em todos os nós do Tableau Server usando o seguinte comando:

      rmtadmin stop --agent

    4. Depois que os serviços forem interrompidos, é recomendável verificar se os processos de Resource Monitoring Tool estão em execução: qualquer um com tabrmt-agent ou tabrmt-master. Isto não inclui PostgreSQL ou RabbitMQ. Você pode verificar o status usando o seguinte comando:

      rmtadmin status

    5. Execute os comandos de atualização no RMT Server. Isso atualizará a versão existente para a nova versão:

      Para distribuições semelhante a RHEL, incluindo CentOS:

      sudo yum install <pathtomasterserverinstaller>/<tabrmt-master-setup-<version>-x86_64.rpm>

      sudo /opt/tableau/tabrmt/master/install-scripts/upgrade-rmt-master --accepteula

      Para distribuições Ubuntu e Debian:

      Se você estiver atualizando da versão 2020.4 para 2020.4.1 ou posterior:

      touch /tmp/tabrmt-master-upgrading.txt && sudo apt install <tabrmt-master-setup-<version>-amd_64.deb>

      sudo /opt/tableau/tabrmt/master/install-scripts/upgrade-rmt-master --accepteula

      Observação: o comando de toque só é necessário ao atualizar a partir de 2020.4. Se você não executar o comando de toque antes de instalar o pacote, sua versão existente do Resource Monitoring Tool será desinstalada antes de atualizar.

      Se você estiver atualizando da versão 2020.4.1 para 2020.4.2 ou posterior:

      sudo apt install <pathtomasterserverinstaller>/<tabrmt-master-setup-<version>-amd_64.deb>

      sudo /opt/tableau/tabrmt/master/install-scripts/upgrade-rmt-master --accepteula

    6. Confirme se os serviços Agente e RMT Server estão em execução. Inicie os serviços Agente e RMT Server se não reiniciarem automaticamente após a conclusão da atualização.

    Falha na rotação da credencial da fila de mensagens do agente

    A partir da versão 2021.3, como prática recomendada de segurança, as credenciais para conexões entre o Agente e o Rabbit MQ devem ser exclusivas para esse Agente. As credenciais exclusivas são criadas durante uma nova instalação ou atualizadas ao fazer upgrade para 2021.3.

    Durante a atualização, se houver problemas de rede, o processo de atualização de credenciais pode falhar, resultando em um relatório de incidente crítico. Isso, no entanto, não interrompe o processo de atualização e o processo de atualização continuará. Depois que a atualização for concluída, a Resource Monitoring Tool tentará novamente diariamente para criar as credenciais exclusivas. Um relatório de incidente crítico é criado para a falha inicial e todas as tentativas subsequentes com falha. Durante esse tempo, o Agente continuará a trabalhar usando as credenciais anteriores até que novas credenciais sejam criadas.

    O problema pode ser resolvido sozinho, mas se persistir, faça o seguinte:

    • Verifique se os agentes podem se conectar ao RMT Server.
    • Verifique se há problemas de firewall entre o Agente e o RMT Server.

    Agente inativo

    Os incidentes Agente inativo serão registrados como avisos quando o Resource Monitoring Tool do Tableau não puder se comunicar com os Agentes do Tableau Server.

    Utilize as seguintes etapas de solução de problemas:

    1. Certifique-se de que o hardware que hospeda os Agentes esteja em execução e disponível para se comunicar com o RMT Server.
    2. Certifique-se de que o serviço do Agente foi registrado com êxito e está em execução. Você pode exibir o status de registro do Agente navegando até a guia Admin -> Ambientes -> Editar o ambiente -> servidores para ver uma lista completa de nós do Tableau Server e o status do Agente.

    Sondagem de agente e tempos de criação de incidentes

    • O agente envia uma mensagem de heartbeat para o servidor do Resource Monitoring Tool a cada 5 minutos.
    • O servidor do Resource Monitoring Tool verifica se a mensagem de heartbeat mais recente do Agente tem menos de 15 minutos.
      • Se a última mensagem de heartbeat recebida do Agente tiver menos de 15 minutos, o Agente será considerado online e nenhum incidente será criado, e todos os incidentes de Agente Inativo existentes serão apagados.
      • Se a última mensagem de heartbeat recebida do Agente tiver mais de 15 minutos, será considerada a primeira tentativa com falha. A cada minuto depois disso, uma verificação é feita mais duas vezes. Se após três tentativas (primeira tentativa e duas tentativas) ainda não houver nenhuma mensagem de heartbeat recente, será criado um incidente Agente Inativo.

      Observação: com base no intervalo de sondagem descrito acima, leva cerca de 17 (15+1+1) minutos para que um incidente de inatividade do agente seja criado depois que o agente estiver offline.

    Quem pode fazer isso

    O administrador do Resource Monitoring Tool ou um usuário do Resource Monitoring Tool com função Gerente de servidor/ambiente.

    Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!