Instalar o RMT Server usando a linha de comando

O Resource Monitoring Tool Server (RMT Server) hospeda o aplicativo Web com os quais os usuários interagem. Ele também faz grande parte do processamento em segundo plano para agrupar e monitorar os dados dos Agentes. O RMT Server deve ser instalado no hardware dedicado.

Este tópico descreve as etapas que você pode usar para instalar o RMT Server usando a linha de comando. A instalação da linha de comando é aceita em sistemas operacionais Windows e Linux.

Em um esforço para nos alinhar com os valores de Igualdade de nossa empresa, mudamos a terminologia não inclusiva sempre que possível. Como a alteração dos termos em determinados locais pode causar uma alteração significativa, mantemos a terminologia existente, Portanto, você pode continuar a ver os termos em comandos e opções da CLI, pastas de instalação e arquivos de configuração e outras instâncias. Para obter mais informações, consulte Sobre a Ajuda do Tableau.

Para instalar o RMT Server:

  1. Instale o RMT Server:

    1. Baixe o Instalador do RMT Server rpm ou .deb e salve-o em um local que você pode acessar na máquina onde você planeja instalar o RMT Server.

    2. Faça login na máquina onde você deseja que o RMT Server seja instalado como um usuário que tenha acesso do sudo.

    3. Execute o seguinte comando para instalar o RMT Server, onde <version> é formatado como manutenção major-minor-maintenance:

      Para distribuição semelhante a rhel, incluindo CentOS:

      sudo yum install <pathtormtserverinstaller>/Tabrmt-Master-x86_64-<version>.rpm

      Para distribuições do Ubuntu:

      sudo apt install ./<pathtormtserverinstaller>/Tabrmt-Master-amd_64-<version>.deb

    Isso instala o pacote e os pré-requisitos, incluindo RabbitMQ, Erlang e um banco de dados PostgreSQL. O banco de dados PostgreSQL é usado para armazenar dados de uso coletados do Tableau Server. Em seguida, ele vai instalar o RMT Server.

  2. Inicializar RMT Server:

    Você deve aceitar explicitamente o Contrato de licença de usuário final (EULA) ao inicializar o RMT Server. Você também tem a opção de especificar configurações não padrão. Para inicializar o RMT Server com uma configuração padrão, execute este comando:

    sudo /opt/tableau/tabrmt/master/install-scripts/initialize-rmt-master --accepteula

    O EULA ser encontrado na pasta /opt/tableau/tabrmt/master/docs.

    A partir da versão 2023.1, você pode especificar uma conta Run As personalizada a ser usada pelo RMT, bem como outras opções de configuração. Por padrão, o RMT cria e usa uma conta chamada rmt-master para execução subjacente. Para especificar uma conta Run As personalizada a ser usada pelo RMT Server, inclua a opção --unprivileged-user ao executar o script de inicialização. Para obter informações sobre todos os switches disponíveis para o script initialize-rmt-master, consulte Opções de script de inicialização do RMT Server.

  3. Configure o RMT Server
    1. Execute o seguinte comando como o usuário tabrmt-master:

      sudo su --login tabrmt-master

      rmtadmin master-setup [options]

      As opções de configuração podem ser fornecidas através do prompt de comando, um arquivo de configuração. Se você não fornecer as opções, os valores padrão serão aplicados, exceto pela senha do administrador. O nome de usuário do administrador será definido como administrador e você será solicitado a fornecer a senha.

      Comando de exemplo, incluindo o parâmetro de senha necessário:

      rmtadmin master-setup --admin-username=<name of the administrator user> --admin-password=<administrator user password>

      A tabela a seguir lista as opções necessárias e algumas opções comumente usadas para configurar o RMT Server. Para obter uma lista completa das opções de configurações, consulte o Utilitário de linha de comando rmtadmin.

      Observação: exigir opção HTTPS garante comunicações seguras entre o RMT Server e os usuários. Quando você precisa de HTTPS para comunicações, você também deve selecionar um modo para o certificado que deve ser usado para essas comunicações. A tabela abaixo inclui as várias opções. Para saber mais sobre essas modalidades e certificados, consulte Requisitos e modo de certificado SSL

      OpçãoObrigatório?

      Padrão

      Descrição
      admin-password

      Sim

      A senha pode ser fornecida na linha de comando ou fornecer um arquivo com a senha a ser usada. Se nenhuma for fornecida, você será solicitado a fornecer uma senha.

      n/aA senha do usuário administrador.
      admin-password-file

      Não

      A senha pode ser fornecida na linha de comando ou fornecer um arquivo com a senha a ser usada. Se nenhuma for fornecida, você será solicitado a fornecer uma senha.

      n/a

      O arquivo onde a senha do usuário administrador é armazenada.

      Observação: tabrmt-mastero usuário deve ter acesso a este arquivo.

      admin-usernameNãoadminO nome de usuário administrador.
      http-portNão80 
      require-httpsNãoFalseRedirecione o tráfego http para HTTPS.
      https-certificate-modeNão

      "Padrão"

      Opções disponíveis:

      Padrão

      Local

      O tipo de pesquisa de certificado para realizar o certificado HTTPS.

      Padrão: este modo usa o certificado de autoassinatura padrão fornecido pelo instalador.

      Local: permite que você especifique um certificado baseado em arquivo na pasta /var/opt/tableau/tabrmt/master/config.

      https-certificate-local-nome

      Não

      Nota: se não especificado, o Resource Monitoring Tool é instalado com um certificado autoassinado e usará esse certificado para comunicações HTTPS.

      NuloO nome do arquivo de certificado HTTPS sem a extensão do arquivo.
      https-certificate-local-senhaNãoNuloA senha a ser usada para o certificado HTTPS.
      https-certificate-local-password-fileNãoNuloO caminho para o arquivo contendo a senha a ser usada para o certificado HTTPS.
  4. Criar um ambiente

    1. Execute o seguinte comando para criar um ambiente:

      rmtadmin create-env --name=<myenvironment> --api-username=<TableauServer API user name> --api-password=<password for the Tableau Server API user account>

      Configure o ambiente usando as opções disponíveis para este comando. Aqui estão algumas opções de configuração principais a serem consideradas:

      • A REST API do Tableau Server e as configurações do Repositório do Tableau Server são usadas para se comunicar com o Tableau Server. A configuração do Repositório do Tableau Server é opcional, mas é um método de preferência para acessar o Tableau Server.
      • Você tem a opção de configurar a conexão criptografada segura quando o RMT se conectar ao Repositório do Tableau Server. Para usar as conexões SSL entre o banco de dados RMT e o Repositório do Tableau Server, o Tableau Server deve ser configurado para usar o SSL. Para obter mais informações, consulte Como configurar o SSL para comunicação interna com o Postgres.

      A tabela a seguir lista algumas das opções comuns. Para ver obter uma lista completa das opções, consulte o utilitário da linha de comando Utilitário de linha de comando rmtadmin.

      OpçãoObrigatório?PadrãoDescrição
      --nameSimn/aO nome do ambiente.
      --gateway-url

      Sim

       

      n/a

      URL usado para acessar o gateway do Tableau Server.

      --versionSimn/aVersão do Tableau Server que este ambiente monitorará.
      --api-usernameNãoNuloNome de usuário da conta usada para se conectar às APIs do Tableau Server. A conta de usuário deve ser um administrador do Tableau Server com acesso a todos os sites do Tableau Server.
      --api-password

      Não

      (Se você especificar o nome de usuário da API do Tableau, fornecerá a senha ou especificará o caminho do arquivo e o arquivo que contém a senha)

      Nulo

      Senha da conta de usuário da API do Tableau Server usada para se conectar às APIs do Tableau Server.

      --api-password-fileNãoNuloO caminho para o arquivo e o nome do arquivo que contém a senha da conta de usuário da API do Tableau Server.
      --repository-serverNão

      Nulo

      É o nome do servidor para o banco de dados PostgreSQL que está instalado com Tableau Server
      --repository-portNãoNuloO número da porta do aplicativo do banco de dados do Repositório do Tableau Server.
      --repository-usernameNãoNulo

      Nome de usuário usado para se conectar ao banco de dados PostgreSQL instalado com o Repositório do Tableau Server.

      O Resource Monitoring Tool acessa o banco de dados do Repositório do Tableau Server diretamente, por motivos de desempenho. Para que isso funcione, o acesso ao repositório deve ser habilitado, com uma senha definida para o usuário do banco de dados readonly (somente leitura). Para obter detalhes, consulte Habilitar o acesso ao repositório do Tableau Server.

      --repository-passwordNãoNulo

      Senha para a conta de usuário usada para se conectar ao banco de dados PostgreSQL instalado com o Tableau Server.

      O Resource Monitoring Tool acessa o banco de dados do Repositório do Tableau Server diretamente, por motivos de desempenho. Para que isso funcione, o acesso ao repositório deve ser habilitado, com uma senha definida para o usuário do banco de dados readonly (somente leitura). Para obter detalhes, consulte Habilitar o acesso ao repositório do Tableau Server.

      --repository-password-fileNãoNuloO caminho incluindo o nome do arquivo onde a senha da conta do usuário é usada para se conectar ao banco de dados PostgreSQL instalado com o Tableau Server.
      --repository-ssl-mode

      Não

      Prefira

      Modo SSL do repositório do Tableau Server:

      Prefira SSL ou Exija SSL para configurar conexões SSL para o repositório do Tableau.

      Desative para nunca usar SSL para fazer conexões de Repositório do Tableau Server.

      --repository-ssl-thumbprint

      Não

      NuloVocê pode optar por fornecer a impressão digital gerada pelo Tableau Server ou copiar o arquivo server.crt para a máquina da Resource Monitoring Tool Server (RMT Server). Se você optar por copiar o arquivo de certificado, não precisará fornecer a impressão digital. Para obter mais informações, consulte Configurar Postgres SSL para permitir conexões diretas de clientes.
    2. Baixe o arquivo bootstrap e salve-o em um local que pode ser acessado no Tableau Server.

      rmtadmin bootstrap-file --env=<myenvironment> --filename<The absolute or relative path including the file name>

  5. Etapa opcional - somente se não usar SSD: O Resource Monitoring Tool é otimizado para SSD por padrão. Se você não estiver usando hardware SSD, execute o comando:

    sudo /opt/tableau/tabrmt/master/tabrmt-master optimize --no-ssd

Para instalar o RMT Server:

  1. Execute o programa de instalação do RMT Server.
    1. Baixe o instalador do RMT Server e salve-o em um local que você pode acessar na máquina onde você planeja instalar o RMT Server.
    2. Abra o prompt de comando como um administrador.
    3. Navegue até a localização do instalador do RMT Server e execute o arquivo exe usando o seguinte comando

      Tabrmt-Master-64bit-<version>.exe /silent ACCEPTEULA=1

      Observação: use o switch /silent ou /quiet para executar a configuração sem vigilância e sem exibir qualquer interface do usuário ou prompts.

      A pasta de instalação padrão é normalmente parecida com C:\Program Files\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\master. Para fornecer um local de instalação diferente, execute o seguinte comando:

      Tabrmt-Master-64bit-<version>.exe /silent ACCEPTEULA=1 InstallFolder="D:\Tableau Resource Monitoring Tool\master"

      A lista completa de todas as propriedades de comando de instalação e switches pode ser encontrada nesta seçãoabaixo.

    Isso instala o pacote e os pré-requisitos, incluindo RabbitMQ, Erlang e um banco de dados PostgreSQL. O banco de dados PostgreSQL é usado para armazenar dados de uso coletados do Tableau Server. Em seguida, ele vai instalar o RMT Server.

  2. Configure o RMT Server.
    1. Execute o seguinte comando e forneça as opções:

      rmtadmin master-setup [options]

      As opções de configuração podem ser fornecidas através do prompt de comando, um arquivo de configuração. Se você não fornecer as opções, os valores padrão serão aplicados, exceto pela senha do administrador. O nome de usuário do administrador será definido como administrador e você será solicitado a fornecer a senha.

      Comando de exemplo, incluindo o parâmetro de senha necessário:

      rmtadmin master-setup --admin-username=<name of the administrator user> --admin-password=<administrator user password>

      A tabela a seguir lista as opções necessárias e algumas opções comumente usadas para configurar o RMT Server. Para obter uma lista completa das opções de configurações, consulte o Utilitário de linha de comando rmtadmin.

      Observação: exigir opção HTTPS garante comunicações seguras entre o RMT Server e os usuários. Quando você precisa de HTTPS para comunicações, você também deve selecionar um modo para o certificado que deve ser usado para essas comunicações. A tabela abaixo inclui as várias opções. Para saber mais sobre esses modos e certificados, consulte Instalar o Resource Monitoring Tool do Tableau

      OpçãoObrigatório?PadrãoDescrição
      admin-password

      Sim

      A senha pode ser fornecida na linha de comando ou fornecer um arquivo com a senha a ser usada. Se nenhuma for fornecida, você será solicitado a fornecer uma senha.

      n/aA senha do usuário administrador.
      admin-password-file

      Não

      A senha pode ser fornecida na linha de comando ou fornecer um arquivo com a senha a ser usada. Se nenhuma for fornecida, você será solicitado a fornecer uma senha.

      n/aO arquivo onde a senha do usuário administrador é armazenada.
      admin-usernameNãoadminO nome de usuário administrador.
      http-portNão80 
      require-httpsNãoFalseRedirecione o tráfego http para HTTPS.
      https-certificate-modeNão

      Padrão

      Opções disponíveis:

      • Padrão
      • De identidade
      • Local

      O tipo de pesquisa de certificado para realizar o certificado HTTPS.

      Padrão: este modo usa o certificado de autoassinatura padrão fornecido pelo instalador.

      Armazenamento: permite que você digite a impressão digital de um certificado na loja de certificados do Windows.

      Local: permite especificar um certificado baseado em arquivo na pasta <installation directory>\config. Como padrão, é C:\Program Files\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\master\config.

      https-certificate-store-thumbprintNãoNuloO certificado HTTPS hash/impressão digital para procurar no modo de certificado 'store'.
      https-certificate-local-nomeNão

      Nulo

      Nota: se não especificado, o Resource Monitoring Tool é instalado com um certificado autoassinado e usará esse certificado para comunicações HTTPS.

      O nome do arquivo de certificado HTTPS sem a extensão do arquivo.
      https-certificate-local-senhaNãoNuloA senha a ser usada para o certificado HTTPS.
      https-certificate-local-password-fileNãoNuloO caminho para o arquivo contendo a senha a ser usada para o certificado HTTPS.
  3. Criar um ambiente

    1. Execute o seguinte comando para criar um ambiente:

      rmtadmin create-env --name=<myenvironment> --api-username=<TableauServer API user name> --api-password=<password for the Tableau Server API user account>

      Configure o ambiente usando as opções disponíveis para este comando. Aqui estão algumas opções de configuração principais a serem consideradas:

      • A REST API do Tableau Server e as configurações do Repositório do Tableau Server são usadas para se comunicar com o Tableau Server. A configuração do Repositório do Tableau Server é opcional, mas é um método de preferência para acessar o Tableau Server.
      • Você tem a opção de configurar a conexão criptografada segura quando o RMT se conectar ao Repositório do Tableau Server. Para usar as conexões SSL entre o banco de dados RMT e o Repositório do Tableau Server, o Tableau Server deve ser configurado para usar o SSL. Para obter mais informações, consulte Como configurar o SSL para comunicação interna com o Postgres.

      A tabela a seguir lista algumas das opções comuns. Para ver obter uma lista completa das opções, consulte o utilitário da linha de comando Utilitário de linha de comando rmtadmin.

      OpçãoObrigatório?PadrãoDescrição
      --nameSimn/aO nome do ambiente.
      --gateway-url

      Sim

       

      n/a

      URL usado para acessar o gateway do Tableau Server.

      --versionSimn/aVersão do Tableau Server que este ambiente monitorará.
      --api-usernameNãoNuloNome de usuário da conta usada para se conectar às APIs do Tableau Server. A conta de usuário deve ser um administrador do Tableau Server com acesso a todos os sites do Tableau Server.
      --api-password

      Não

      (Se você especificar o nome de usuário da API do Tableau, fornecerá a senha ou especificará o caminho do arquivo e o arquivo que contém a senha)

      Nulo

      Senha da conta de usuário da API do Tableau Server usada para se conectar às APIs do Tableau Server.

      --api-password-fileNãoNuloO caminho para o arquivo e o nome do arquivo que contém a senha da conta de usuário da API do Tableau Server.
      --repository-serverNão

      Nulo

      É o nome do servidor para o banco de dados PostgreSQL que está instalado com Tableau Server
      --repository-portNãoNuloO número da porta do aplicativo do banco de dados do Repositório do Tableau Server.
      --repository-usernameNãoNulo

      Nome de usuário usado para se conectar ao banco de dados PostgreSQL instalado com o Repositório do Tableau Server.

      O Resource Monitoring Tool acessa o banco de dados do Repositório do Tableau Server diretamente, por motivos de desempenho. Para que isso funcione, o acesso ao repositório deve ser habilitado, com uma senha definida para o usuário do banco de dados readonly (somente leitura). Para obter detalhes, consulte Habilitar o acesso ao repositório do Tableau Server.

      --repository-passwordNãoNulo

      Senha para a conta de usuário usada para se conectar ao banco de dados PostgreSQL instalado com o Tableau Server.

      O Resource Monitoring Tool acessa o banco de dados do Repositório do Tableau Server diretamente, por motivos de desempenho. Para que isso funcione, o acesso ao repositório deve ser habilitado, com uma senha definida para o usuário do banco de dados readonly (somente leitura). Para obter detalhes, consulte Habilitar o acesso ao repositório do Tableau Server.

      --repository-password-fileNãoNuloO caminho incluindo o nome do arquivo onde a senha da conta do usuário é usada para se conectar ao banco de dados PostgreSQL instalado com o Tableau Server.
      --repository-ssl-mode

      Não

      Prefira

      Modo SSL do repositório do Tableau Server:

      Prefira SSL ou Exija SSL para configurar conexões SSL para o repositório do Tableau.

      Desative para nunca usar SSL para fazer conexões de Repositório do Tableau Server.

      --repository-ssl-thumbprint

      Não

      NuloVocê pode optar por fornecer a impressão digital gerada pelo Tableau Server ou copiar o arquivo server.crt para a máquina da Resource Monitoring Tool Server (RMT Server). Se você optar por copiar o arquivo de certificado, não precisará fornecer a impressão digital. Para obter mais informações, consulte Configurar Postgres SSL para permitir conexões diretas de clientes.
    2. Baixe o arquivo bootstrap e salve-o em um local que pode ser acessado no Tableau Server.

      rmtadmin bootstrap-file --env=<myenvironment> --filename<The absolute or relative path including the file name>

O Windows instala propriedades e switches

Switches:

SwitchDescriçãoComentários
/install | /uninstallExecute a configuração para instalar ou desinstalar Resource Monitoring Tool.

O padrão é instalar, exibir a interface do usuário e todos os prompts. Se nenhum diretório for especificado usando a propriedade InstallFolder em uma nova instalação, C:\Arquivos de programas\Tableau\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\master será adotado. Se o Resource Monitoring Tool já estiver instalado, a Instalação assumirá o mesmo local da instalação atual.

Para remover completamente o Resource Monitoring Tool incluindo o diretório de dados, use /uninstall DELTEDATADIR=1

/passiveExecute a Instalação com interface do usuário mínima e sem prompts. 
/quiet | /silentExecutar a instalação em modo totalmente silencioso e não supervisionado. Nenhuma interface da Web ou prompts são exibidos.Use /quiet ou /silent, não ambos.
/norestartExecute a Instalação sem reiniciar o Windows, mesmo que seja necessária uma reinicialização.Em casos raros específicos, uma reinicialização não poderá ser cancelada, mesmo se essa opção for usada. Isso é mais provável quando uma reinicialização do sistema anterior foi ignorada. Por exemplo, se a reinicialização foi ignorada durante a instalação de outro software.
/log <log-file>Registrar informações no arquivos e caminho especificados. Por padrão, os arquivos de registro são criados em %TEMP%, com nome semelhante a Tableau_Resource_Monitoring_Tool_<version_code>.

Se nenhuma localização de arquivo for especificada, o arquivo de registro será gravado na pasta TEMP - C:\Users\<username>\AppData\Local\Temp. Verifique se há erros neste arquivo de registro, após a instalação.

Por exemplo: <Setup file> /quiet /log="C:\Tableau\Logs\RmtInstall

Propriedades:

PropriedadeDescriçãoComentários
InstallFolder=<path\to\installation\directory>Instalar no local de instalação não padrão especificado.

Especifica a localização para instalar o RMT. Se não for usado, o RMT é instalado C:\Program Files\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\master.

Exemplo: <Setup file> /silent InstallFolder="D:\Tableau\Tableau Resource Monitoring Tool\master"

ACCEPTEULA=1|0Aceita o Contrato de licença do usuário final (EULA). Exigido para instalação quieta, silenciosa e passiva nos nós inicial e adicional. 1 = true, aceita o EULA, 0 = false, não aceita o EULA.Se não estiver incluído quando /passive, /silent ou /quiet forem utilizados, a configuração falhará de modo silencioso. Se incluído, mas definido como 0, a instalação falha.

     

Quem pode fazer isso

Para instalar o Resource Monitoring Tool, você deve ter o seguinte:

Windows

  • Permissões de administrador na máquina que você está instalando o Resource Monitoring Tool.
  • Função de site Administrador no Tableau Server.
  • Resource Monitoring Tool Conta de administrador.

Linux

  • Acesso do sudo completo para a conta de usuário que é usada para instalar o Agente.
  • Portas de comunicação da Resource Monitoring Tool

Próxima etapa

Instalar o Agente usando a linha de comando

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!