O serviço de arquivos do cliente (CFS) gerencia a maioria dos arquivos compartilhados em um cluster com vários nós. Por exemplo, certificados, chaves e arquivos relacionados à autenticação (OpenID, SSL mútuo, SAML e Kerberos) e arquivos de personalização são gerenciados pelo CFS.

Uma única instância do CFS (Serviço de arquivo do cliente) é configurada no nó inicial ao instalar o Tableau Services Manager (TSM) e o Tableau Server pela primeira vez. Você pode e deve configurar instâncias adicionais em outros nós.

Em um cluster, se um nó que está executando sua única instância do CFS falhar, todos os arquivos gerenciados pelo CFS serão perdidos e você precisará preencher novamente esses arquivos do CFS, reimportando certificados e imagens personalizadas e fazendo quaisquer alterações de configuração relacionadas.Para obter uma lista de arquivos gerenciados pelo CFS, consulte Serviço de arquivo do cliente do Tableau Server.

Lembre-se destas limitações e recomendações:

  • Deve haver pelo menos uma instância do CFS para qualquer instalação do Tableau Server. Não é possível remover todas as instâncias do CFS.
  • Recomendamos não configurar mais de uma instância em qualquer nó. As instâncias adicionais não forneceriam qualquer benefício e seriam um desperdício de recursos.
  • Recomendamos configurar uma instância do CFS em cada nó onde você implanta o Serviço de coordenação. Isso fornece redundância e ajuda a proteger o Tableau Server de erros inesperados no caso de falha de um nó.

Este artigo explica como adicionar ou remover uma instância do CFS. Não é possível configurar o CFS na interface do usuário na Web. É necessário usar o CLI para adicionar ou remover o CFS. O procedimento é o mesmo usado para adicionar um processo a um nó.

Configurar o CFS em nós adicionais

  1. No nó inicial, abra uma sessão do terminal.

  2. Encontre a ID do nó ao qual você está adicionando o CFS:

    tsm topology list-nodes -v

  3. Adicione o CFS ao nó especificando o nó, o processo e uma única instância.

    Por exemplo, este comando adiciona uma instância do CFS ao node2:

    tsm topology set-process -n node2 -pr clientfileservice -c 1

    Se você tentar adicionar uma instância do CFS a um nó que já foi configurado com o CFS, uma mensagem de erro informará que já existe uma instância no nó.

    Para adicionar o CFS a outros nós, repita essa etapa para cada nó.

  4. Aplique as alterações:

    tsm pending-changes apply

Agradecemos seu feedback!