Quando você precisar adicionar várias camadas de dados geográficos a um mapa, use camadas de marcas no cartão Marcas. As camadas de marcas agem como sobreposições transparentes. Cada camada funciona de forma independente e pode ter seu próprio tipo de marca, legendas e cor.

Observação:

  • As camadas de marcas só podem ser usadas com dados geográficos.
  • Os campos podem ser compartilhados entre camadas de marcas, mas todos os filtros que você aplicar a um campo se aplicarão a todas as camadas de marcas

Crie uma exibição usando camadas de marcas

À medida que você cria um mapa, as opções para criar camadas de marcas ficam disponíveis quando você adiciona mais campos geográficos à exibição.

Adicionar uma camada de marcas

  1. Crie seu primeiro mapa na exibição. Pense nisso como a camada base.

  2. Arraste um campo geográfico até a exibição. Observe que o controle Adicionar uma camada de marcas está disponível no canto superior esquerdo da exibição.

  3. Solte o campo geográfico no controle Adicionar uma camada de marcas. Uma nova camada de marcas é adicionada ao cartão Marcas e a camada aparece na exibição.

Exemplo: trabalhando com camadas de marca

As instruções a seguir usam a pasta de trabalho da amostra Exemplo de camada de marcas.

  1. Abra a pasta de trabalho do Exemplo de camadas de marcas. Ele usa uma conexão com uma fonte de dados geográfica.

  2. Arraste um campo Geometria da vizinhança para a exibição. Isso cria um mapa na exibição.

  3. Arraste a dimensão Nomes de vizinhança até Cor no cartão Marcas.

  4. Arraste um campo Criação de geometria para a exibição. O destino para soltar Adicionar uma camada de marcas é exibido no canto superior esquerdo da exibição.

    Observe que o cartão Marcas agora inclui duas camadas rotuladas Geometria Boston_Buildings.Buildings e geometria Boston_Neighborhoods.Neighborhood.

  5. Adicione outra camada de dados à exibição. Arraste a Geometria dos Centros Comunitários para a exibição. Observação: como um atalho, você pode clicar com o botão direito do mouse em um campo geográfico e clique em Adicionar à nova camada no menu suspenso.

  6. Na pasta de trabalho da amostra, clique na nova camada para abrir suas opções Marcas e, em seguida, arraste o campo Nome dos centros comunitários até Cor.

  7. Para alterar o tipo de marca, clique na seta do menu suspenso Tipo de marcas e selecione Forma. Clique no campo Forma no cartão Marcas para esta camada e selecione o 'X' pesado.

O tipo de marca, cor e formatação de cada camada podem ser configurados independentemente. Para alterar o visual de qualquer camada, clique nessa camada para expandir o cartão Marcas e arraste um campo geográfico para uma das propriedades do cartão Marcas, como Cor.

Seleção de marca de controle em camadas

Depois de adicionar camadas à exibição, você pode querer controlar como o usuário interage com as camadas. Com uma camada, é fácil selecionar uma única marca para obter informações extras, como uma legenda ou rótulo de texto. No entanto, com várias camadas, pode não ser a melhor experiência do usuário permitir que seu público selecione todas as marcas em todas as camadas. Você pode controlar como seus usuários interagem com camadas nas configurações de camadas de marcas.

Existem duas maneiras de controlar como um usuário seleciona camadas na exibição.

Desabilitar seleção de marcas

No cartão Marcas, clique na seta de saída para uma camada e selecione Desativar a seleção. Isso impede que os usuários selecionem marcas dessa camada na exibição.

Imagens mostrando a opção "Desativar seleção" no menu suspenso.

Esconder uma camada

Para esconder todas as marcas em uma camada

  1. No cartão Marcas, clique no ícone de Visibilidade da camada de controle à esquerda do nome da camada.

    O ícone torna-se visível quando você seleciona a camada no cartão Marcas e permanece visível quando a visibilidade da camada é desativada.

  2. Para mostrar uma camada, clique novamente no ícone.

Animação que descreve a ocultação de uma camada.

Alterar as configurações da camada

Depois de criar um mapa com várias camadas, você pode alterar a ordem de camada, renomear camadas, remover camadas ou ocultar camadas.

Alterar a ordem da camada

O Tableau torna as camadas com base em seu pedido no cartão Marcas. As marcas em camadas no topo da lista serão exibidas sobre marcas em camadas mais baixas da lista. Para alterar a ordem de camada

1. No cartão Marcas, clique em um nome de camada e arraste-o até que a seta indicadora laranja apareça. Laranja indica para onde a camada pode ser movida.

2. Solte a camada no local da nova ordem. Observação: para cancelar o movimento enquanto estiver arrastando a camada, solte a camada em uma parte diferente da exibição (onde quer que a seta indicadora laranja não seja exibida).

Uma animação que descreve a reordenação de camadas no menu de marcas.

Renomear camadas

Quando uma nova camada é criada, o Tableau atribui um nome automaticamente, com base no nome da tabela e no nome do campo. Com fontes de dados grandes, pode se tornar difícil gerenciar muitas camadas diferentes. Você pode facilitar isso renomeando as camadas e dando a cada uma um nome distinto. Para renomear uma camada

1. No cartão Marcas, clique em uma camada e clique na seta de saída à direita do nome da camada.

2. Selecione Renomear, digite o novo nome e pressione Enter.

Uma imagem que descreve a opção "Renomear" no menu suspenso.

Remover camadas

Se uma camada não for mais útil, você pode removê-la.

Para remover uma camada:

  1. No cartão Marcas, clique em uma camada.

  2. Clique na seta suspensa à direita do nome da camada e, em seguida, selecione Remover.

Uma imagem que descreve a opção "Remover" do menu suspenso.

Adicionar à extensão de zoom

Por padrão, quando você adicionar uma nova camada a um mapa, o Tableau incluirá todas as marcas na exibição. Se houver uma grande diferença entre o escalonamento de marcas — por exemplo, uma camada mostrando todos os postes de luz em um bairro e as outras camadas mostrando a rede elétrica de todo o país — o detalhe desejado pode ser perdido.

Para resolver isso, podemos desativar esse recurso em uma base por camada selecionando a seta de esquerda no nome da camada e, em seguida, desmarcar Adicionar à extensão de zoom.

Uma animação que descreve a exibição mudando o foco nos elementos quando a opção Adicionar à extensão de zoom está desmarcada.

Permitir que os usuários personalizem as exibições com o Controle de camada

Com o advento das Camadas geográficas para mapas, você pode criar exibições densas e ricas em informações. No entanto, essas exibições podem se tornar difíceis de navegar à medida que o número de camadas e marcas aumenta.

O Controle de camada é um painel que se expande na visualização quando selecionado, exibindo todas as camadas de dados geográficos e oferecendo acesso rápido a cada camada de marcas.

Widget de visualização de mapa

Usando o Controle de camada, você pode ocultar ou desabilitar as interações em cada camada, bem como salvar essa seleção como uma exibição personalizada, se estiver trabalhando com uma pasta de trabalho publicada.

Habilitar o Controle de camada

Como criador, você pode habilitar o Controle de camada antes de publicar a pasta de trabalho.

  • Selecione Mapas > Opções de mapa > Marque ou desmarque “Controle de camada”

Por padrão, o Controle de camada está marcado, portanto, quando uma pasta de trabalho for publicada, os usuários poderão acessar o painel e ocultar ou mostrar camadas de marca.

Uso do Controle de camada

Se o Controle de camada estiver ativado, o ícone aparecerá nos controles de mapa, no lado superior esquerdo da exibição. Clicar no ícone expandirá um painel onde podemos ver todas as camadas de marcas na exibição.

O Controle de camada pode ser arrastado livremente pela visualização, mas a posição será redefinida cada vez que a exibição for recarregada.

Cada camada do painel tem um par de ícones ao lado: o ícone de interação e o botão Visibilidade. Quaisquer mudanças que você fizer usando o Controle serão refletidas nas Camadas de Marcas. Ocultar uma camada usando as funções de controle é exatamente o mesmo que ocultar uma camada no cartão Marcas de camadas.

Selecionar o ícone de interação desativará a capacidade de selecionar ou interagir com marcas nessa camada. Isso pode ser muito útil para evitar que os elementos de fundo sejam selecionados ao fazer uma seleção de laço, por exemplo.

Desativar a Visibilidade ocultará todas as marcas em uma camada, enquanto ativá-la exibirá todas as marcas na camada. Observe que as marcas ocultas também são removidas de todas as seleções.

Exibições personalizadas com o Controle de camada

Quando você publica uma exibição com o Controle de camada ativado, quaisquer alterações que um usuário fizer nas camadas com o Controle de camada não serão retidas. No entanto, o usuário pode Usar exibições personalizadas(O link abre em nova janela) para manter suas alterações intactas.

Agradecemos seu feedback!