Solucionar problemas de uniões
Observação: se a sua inscrição estiver contando os dados de forma incorreta, pode ser um sinal de que você deve estar usando uma relação. Para obter mais informações sobre relações, consulte Relacionar os dados. Para obter informações sobre como o Tableau lida com a combinação de dados de diferentes níveis de detalhes (como relações de muitos para muitos), consulte Cardinalidade e integridade referencial.
Valores com contagem excessiva ou dados duplicados
Ao se conectar a e unir várias tabelas, o usuário configura uma versão desnormalizada dos dados. Em alguns casos, o Tableau trata as várias tabelas como uma tabela. Quando várias tabelas são tratadas como uma, após as tabelas serem unidas, todas as tabelas são consultadas. Isso pode fazer com que os valores sejam excessivamente contados.
Por exemplo, suponha que você tenha duas tabelas. A primeira tabela contém as informações dos funcionários, como ID e salário. A segunda tabela contém as informações organizacionais, como os nomes de departamento.
Tabela 1
| Tabela 2
|
Ao unir essas tabelas em ID do funcionário, o salário de um funcionário será contabilizado mais de uma vez, pois o funcionário está associado a vários departamentos.
ID do funcionário | Nome | Salário | Departamento | Data da contratação | Organização |
20107 | Wilson, Henry | 61.000 | Suporte | 28/07/2015 | Operações |
20107 | Wilson, Henry | 61.000 | Vendas | 25/08/2016 | Operações |
Este é um exemplo de cardinalidade de um para muitos (uma ID de funcionário na Tabela 1 tem vários resultados na Tabela 2). Para obter mais informações sobre a cardinalidade entre tabelas, consulte Otimizar consultas de relações usando opções de desempenho.
Para ajudar a resolver esse problema, tente uma das soluções a seguir:
Relacionar os dados: em vez de criar uma união, que talvez duplique seus dados, você pode usar relações. Para obter mais informações, consulte Relacionar os dados.
Alterar a agregação: dependendo da análise, use a agregação MIN ou AVG para remover a contagem excessiva.
Por exemplo, se você alterar a agregação de Salário de SUM para MIN ou de SUM para AVG.
Criar um campo calculado que combine as colunas de data e hora: você pode criar um cálculo que divide a soma do campo que está sendo duplicado pelo número de instâncias exclusivas do campo que está causando a duplicação.
Por exemplo, os valores de Salário estão sendo duplicados pelo número de instâncias da ID do funcionário para Wilson, Henry. Neste caso case, na exibição, substitua Salário pelo campo calculado que usa a fórmula a seguir:
SUM ([Salary])/ COUNT ([Employee ID])
.Também é possível usar uma expressão de nível de detalhe para excluir os dados duplicados. Para obter mais informações, consulte Como remover dados duplicados com cálculos de LOD(O link abre em nova janela) na base de dados de conhecimento do Tableau.
Usar SQL personalizado: o Tableau oferece suporte ao uso do SQL personalizado para conectar várias tabelas em uma fonte de dados. É possível agregar as tabelas antes de uni-las com uma cláusula GROUP BY. Essa opção requer conhecimento sobre como escrever consultas SQL e a assistência de um especialista em banco de dados, se possível. Para obter mais informações sobre como se conectar a uma consulta de SQL no Tableau, consulte Conectar a uma consulta de SQL personalizado.
Uniões de tabela rompidas e uniões entre bancos de dados
Antes de unir tabelas (da mesma fonte de dados ou usando uma junção cruzada de banco de dados), certifique-se de que os tipos de dados são correspondentes às chaves de união. Se os tipos de dados e as chaves de união não forem correspondentes, a união é rompida, o que é indicado por um ponto de exclamação vermelho e o texto de erro "incorrespondência de tipos entre campos de união". Para corrigir uma união rompida, faça uma das sugestões a seguir:
Você pode alterar o formato de um campo (incluindo seus tipos de dados) no diálogo de junção para corresponder as chaves de junção, por meio da criação de um cálculo de união. Um cálculo de junção é compatível com um subconjunto de cálculos que permite a modificação do formato da chave de união em uma ou mais tabelas que deseja combinar. Para criar um cálculo de união de colunas, clique no ícone de união entre as tabelas com uma união quebrada, clique no campo cujo formato precisa ser modificado e, em seguida, selecione Criar cálculo de união de colunas. Para obter mais informações, consulte Solucionar problemas de uniões.
Para dados de texto ou Excel, modifique o tipo de dados de um campos de texto ou Excel na chave de união usando o menu de tipo de dados na grade de dados.
Somente Tableau Desktop: para a maioria das conexões, é possível usar a opção Converter em SQL personalizado para alterar o tipo de dados de um dos campos na chave de união, usando a função CAST (). A opção Converter em SQL personalizado está disponível somente quando a fonte de dados tiver somente uma conexão. Nesse caso, remova a segunda conexão e selecione Dados > Converter em SQL personalizado.