Configurar opções de previsão

Use a caixa de diálogo Opções de previsão para configurar opções de previsão, incluindo:

  • A duração da previsão

  • O intervalo e a agregação temporal dos dados da fonte a partir dos quais a previsão deve ser gerada

  • O modelo de previsão

  • Intervalos de previsão

Quando a previsão está habilitada, é possível abrir a caixa de diálogo Opções de previsão escolhendo Análise > Previsão > Opções de previsão.

Duração da previsão

A seção Período de previsão determina até quando a previsão se estende. Selecione um dos seguintes:

  • Automático: o Tableau determina o período de previsão com base nos dados.

  • Exatamente: Estende a previsão pelo número especificado de unidades.

  • Até: Estende a previsão até o ponto especificado no futuro.

Dados da fonte

Use a seção Fonte de dados para especificar:

  • Agregado por: Especifica a granularidade temporal da série de tempo. Com o valor padrão (Automático), o Tableau escolhe a melhor granularidade para estimativa. Isso geralmente corresponde à granularidade temporal da visualização (isto é, a dimensão de data na qual a previsão se baseia). No entanto, às vezes, é possível e desejável estimar o modelo de previsão em uma granularidade mais fina do que a da visualização, por exemplo, quando a série de tempo na visualização é muito curta para permitir a estimativa.

    Observação: quando você estiver usando uma dimensão inteira em vez de uma dimensão de data para previsão, o Agregado por valor é sempre Períodos. Consulte Previsão quando não houver data na exibição.

  • Ignorar último(s): Especifica o número de períodos no final dos dados reais que devem ser ignorados na estimativa do modelo de previsão. Os dados de previsão são usados no lugar dos dados reais para esses períodos de tempo. Use esse recurso para ajustar os períodos posteriores não confiáveis ou parciais que podem enganar a previsão. Quando a granularidade de estimativa especificada na seção Dados de origem for mais fina do que na visualização, os períodos ajustados serão períodos de estimativa. Dessa forma, o período de visualização real final pode se tornar um período de previsão, uma agregação dos períodos real e de previsão da granularidade de estimativa. Por outro lado, os valores nulos não são preenchidos com zeros e devem ser filtrados para permitir a previsão.

  • Preencher valores ausentes com zeros: Caso haja valores ausentes na medida que você está tentando prever, é possível especificar para que o Tableau preencha esses valores ausentes com zero.

Modelo de previsão

A seção Modelo de previsão especifica como o modelo de previsão deve ser produzido.

Use o menu suspenso para especificar se o Tableau seleciona o que determina como sendo o melhor de todos os modelos (Automático), o melhor deles sem um componente sazonal (Automático sem sazonalidade) ou o modelo especificado por você (Personalizado).

Quando você escolhe a opção Personalizar , dois novos campos são exibidos na caixa de diálogo Opções de previsão, usados para especificar a tendência e as características de temporada para seu modelo:

As opções são as mesmas para ambos os campos:

  • Nenhum: Quando você seleciona Nenhuma para Tendência, o modelo não avalia os dados da tendência. Quando você seleciona Nenhuma para Temporada, o modelo não avalia os dados da sazonalidade.

  • Aditivo: Um modelo aditivo é aquele no qual o efeito combinado de vários fatores independentes é a soma dos efeitos isolados de cada fator. Você pode avaliar os dados em sua exibição para tendência aditiva, sazonalidade aditiva ou ambas.

  • Multiplicativo : Um modelo multiplicativo é aquele no qual o efeito combinado de vários fatores independentes é o produto dos efeitos isolados de cada fator. Você pode avaliar os dados em sua exibição para tendência multiplicativa, sazonalidade multiplicativa ou ambas.

Caso haja mais de uma série única em sua visualização, a opção Personalizado força todas para previsão usando o mesmo modelo personalizado. A restrição dos modelos dessa forma normalmente resulta em modelos de menor qualidade do que os que seriam produzidos pela seleção de modelo automática.

Restrições em modelos multiplicativos

  • Você não pode usar um modelo multiplicativo quando a medida a ser prevista tem um ou mais valores menores que ou iguais a zero, ou mesmo quando algum dos pontos de dados está muito próximo de zero, em relação a outros pontos de dados.

  • Você não pode especificar um modelo com tendência multiplicativa e temporada aditiva porque o resultado pode ser numericamente instável.

Intervalo de previsão

Você pode definir o intervalo de previsão como 90, 95 ou 99 por cento, ou inserir um valor personalizado. Esse valor é usado em dois locais:

  • Nas faixas de previsão exibidas com uma previsão.

  • Para as opções de intervalo de previsão (Intervalo de previsão superior e Intervalo de previsão inferior) disponíveis como tipos de resultado de previsão para uma medida na exibição:

Resumo de previsão

A caixa de texto na parte inferior da caixa de diálogo Opções de previsão fornece uma descrição da previsão atual. O resumo de previsão é atualizado sempre que você altera qualquer uma das opções de previsão acima. Caso haja um problema com a previsão, a caixa de texto fornece uma mensagem de erro que pode ajudar a resolver o problema. Consulte Resolução de erros de previsão.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!