Usar filtros de contexto

Por padrão, todos os filtros definidos no Tableau são calculados de modo independente. Ou seja, cada filtro acessa todas as linhas na sua fonte de dados, sem considerar outros filtros. No entanto, você pode definir um ou mais filtros categóricos como filtros de contexto para a exibição. Você pode pensar em um filtro de contexto como um filtro independente. Qualquer outro filtro que você estabeleça será definido como filtro dependente, pois ele processa apenas os dados que passam através do filtro de contexto.

Você pode criar um filtro de contexto para:

  • Force a execução de um filtro primeiro.
  • Crie um filtro numérico ou top N dependente. Você pode definir um filtro de contexto para incluir apenas os dados de interesse e depois definir um filtro numérico ou top N.

Por exemplo, vamos supor que você seja o responsável pelos produtos de café da manhã de uma grande cadeia de mercados. Sua tarefa é localizar os 10 principais produtos de café da manhã por lucratividade em todas as lojas. Se a fonte de dados for muito grande, você poderá definir um filtro de contexto para incluir somente produtos de café da manhã. Em seguida, você pode criar um filtro top 10 por lucro como um filtro dependente, que processaria apenas os dados que passassem pelo filtro de contexto.

Criar filtros de contexto

Para criar um filtro de contexto, selecione Adicionar ao contexto no menu de contexto de um filtro categórico existente. O contexto é calculado uma vez para gerar a exibição. Todos os outros filtros são calculados em seguida, em relação ao contexto. Filtros de contexto:

  • Aparecem na parte superior da divisória Filtros.
  • São identificados por uma cor cinza na divisória Filtros.
  • Não podem ser reorganizados na divisória.

Conforme mostrado abaixo, a dimensão Modo de envio é definida para ser o contexto de uma exibição. O filtro Região é calculado usando apenas os dados que passam por Modo de envio.

Você pode modificar um filtro de contexto:

  • Removendo o campo da divisória Filtros – Se outros filtros de contexto permanecerem na divisória, um novo contexto será calculado.
  • Editando o filtro – Um novo contexto é calculado cada vez que você edita um filtro de contexto.
  • Selecionando Remover do contexto – o filtro permanece na divisória como um filtro padrão. Se outros filtros de contexto permanecerem na divisória, um novo contexto será calculado.

Agilizar filtros de contexto

Para melhorar o desempenho dos filtros de contexto, especialmente em grandes fontes de dados, siga estas regras gerais.
  • Usar um único filtro de contexto que reduza significativamente o tamanho do conjunto dos dados é muito melhor do que aplicar muitos filtros de contexto.
  • Preencha toda a modelagem de seus dados antes de criar um contexto. Alterações no modelo de dados, como converter dimensões em medidas, exigem a recomputação do contexto.
  • Configure os filtros necessários para o contexto e crie o contexto antes de adicionar campos a outras divisórias. Fazer esse trabalho primeiro torna as consultas que são executadas ao soltar campos em outras divisórias mais rápidas.
  • Se desejar configurar um filtro de contexto em uma data, você poderá usar uma data contínua. Entretanto, usar compartimentos de datas como YEAR(date) ou filtros de contexto em datas discretas é muito eficaz.

Observação: os filtros de contexto podem afetar negativamente as melhorias de desempenho da consulta ao usar a opção Presumir integridade referencial no menu Dados da fonte de dados. Para obter mais informações, consulte Assumir a integridade referencial para uniões de colunas.

Exemplo: criar filtros de contexto

Este exemplo mostra como criar um filtro de contexto. Primeiro, você filtrará uma exibição para mostrar os 10 principais produtos por vendas. Em seguida, você criará um filtro de contexto em uma categoria de produto para que possa visualizar os 10 principais produtos de mobília.

  1. Use a fonte de dados Exemplo - Superloja para criar a exibição inicial mostrada abaixo. A exibição mostra as vendas de todas as subcategorias classificadas com a venda mais alta no início.

  2. Agora, crie um filtro Top 10 para mostrar apenas os produtos mais vendidos. Você pode criar esse filtro arrastando o campo Subcategoria para a divisória Filtros. Na caixa de diálogo Filtro, alterne para a guia Superior e defina um filtro 10 principais por soma de vendas. Consulte Filtrar dados das suas exibições(O link abre em nova janela) para saber mais sobre a definição de um filtro N principal.

  3. Quando você clicar em OK, observará que a exibição está filtrada para mostrar as 10 subcategorias principais em termos de vendas.

  4. Agora, vamos adicionar outro filtro para mostrar apenas os produtos de mobília. Arraste o campo Categoria para a divisória Filtros e selecione apenas Mobiliário. Ao terminar, clique em OK.

    A exibição é filtrada, mas em vez de 10 produtos, agora ela mostra apenas 3. Isso porque, por padrão, todos os filtros são avaliados separadamente e a exibição mostra a interseção dos resultados. Assim, essa exibição mostra que três dos 10 principais produtos são móveis.

  5. Para descobrir quais são os 10 principais produtos de mobiliário, precisamos tornar o filtro Categoria um filtro de contexto. Clique com o botão direito do mouse na divisória Filtros e selecione Adicionar ao contexto.

  6. O filtro é marcado como um filtro de contexto e a exibição é atualizada para mostrar os quatro principais produtos de mobiliário. Por que não 10? Porque apenas quatro das subcategorias contêm o mobiliário. Mas agora sabemos que o filtro Top 10 está sendo avaliado com base nos resultados do contexto.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!