Salvar fontes de dados

Caso tenha criado uma conexão de dados que venha a querer usar com outras pastas de trabalho ou compartilhar com colegas, é possível exportar (salvar) a fonte de dados em um arquivo. Talvez também convenha fazer isso se você adicionou ao painel Dados: tabelas unidas, propriedades padrão ou campos personalizados, como grupos, conjuntos, campos calculados e campos em compartimento.

Observação: Este tópico descreve como salvar uma fonte de dados reutilizada localmente, caso não publique no Tableau Server ou no Tableau Online. Para obter mais informações sobre o compartilhamento de fontes de dados, consulte Publicar fontes de dados e pastas de trabalho.

Opções para salvar uma fonte de dados local

Você pode salvar uma fonte de dados em um dos dois formatos:

Fonte de dados (.tds): contém apenas as informações necessárias para se conectar à fonte de dados, incluindo o seguinte:

  • Tipo de fonte de dados

  • Informações de conexão especificadas na página da fonte de dados, por exemplo, servidor, porta, local de arquivos locais, tabelas

  • Grupos, conjuntos, campos calculados e compartimentos

  • Propriedades de campo padrão, por exemplo, formatos de número, agregação e ordem de classificação

Use este formato caso todos que utilizarão a fonte de dados tenham acesso ao arquivo ou fonte de dados subjacente nas informações de conexão. Por exemplo, os dados subjacentes são um arquivo CSV em seu computador, e você é a única pessoa que irá usá-lo; ou o arquivo está hospedado em uma plataforma da nuvem, e todos os seus colegas possuem o mesmo acesso que você.

Fonte de dados em pacote (.tdsx): contém todas as informações no arquivo da fonte de dados (.tds), bem como uma cópia de quaisquer dados ou extrações baseados em arquivo local.

Uma fonte de dados em pacote é um único arquivo zipado. Use este formato caso queira compartilhar sua fonte de dados com pessoas que não possuem acesso aos dados subjacente definidos nas informações de conexão.

Salvar uma fonte de dados

  1. No Tableau Desktop, abra a pasta de trabalho que tem conexão com os dados que deseja salvar como arquivo.

  2. Na parte superior do painel de Dados, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) e selecione Adicionar a fontes de dados salvas.

  3. Insira um nome de arquivo, selecione o tipo de arquivo (.tds ou .tdsx) e clique em Salvar.

Conectar-se à fonte de dados.

Por padrão, o Tableau salva arquivos .tds e .tdsx na pasta Fontes de dados no repositório do Tableau. Ao usar a localização padrão, é possível conectar a fonte de dados no painel Conectar.

Caso tenha definido um local diferente, é possível se conectar à fonte de dados ao selecionar Arquivo > Abrir e navegar até ela.

Atualizar uma fonte de dados após a alteração da localização dos dados subjacentes

Se mover um arquivo de dados local mencionado por um arquivo .tds, você deverá localizar ou substituir a fonte de dados original ao tentar abrir o arquivo de conexão dos dados no Tableau. Caso você substitua a fonte de dados original, os dados substitutos deverão ser do mesmo tipo (por exemplo, Excel ou MySQL). Para evitar salvar um caminho de arquivo específico, salve a fonte de dados como um arquivo .tdsx.

Agradecemos seu feedback!