Arquivo de estatística

Este artigo descreve como conectar o Tableau a um arquivo de estatística e configurar a fonte de dados.

O Tableau se conecta a arquivos de dados SAS (*.sas7bdat), SPSS (*.sav) e R (*.rdata, *.rda).

Observação: a partir da versão 2020.1, o Tableau não oferece mais suporte a arquivos estatísticos compactados com SASYZCR2. Use um esquema de compactação diferente para tornar o arquivo legível para o Tableau.

Fazer a conexão e configurar a fonte de dados

  1. Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione Arquivo estatístico, selecione o arquivo ao qual deseja se conectar e, em seguida, selecione Abrir.

  2. Na página da fonte de dados, faça o seguinte:

    1. (Opcional) Selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau. Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.

    2. Selecione a guia de planilha para iniciar a sua análise.

      Para obter informações sobre a conexão com mais de uma tabela, consulte Unir colunas de dados.

Exemplo de fonte de dados de arquivo de estatística

Veja a seguir um exemplo de uma fonte de dados do arquivo estatístico usando o Tableau Desktop em um computador com Windows:

Observe o seguinte:

  • O conector do Arquivo de estatística não suporta rótulos de valor.

  • O conector do Arquivo de estatística suporta apenas uma tabela por arquivo de estatística.

    Se uma mensagem de erro "Ocorreu um erro na comunicação com a fonte de dados" aparecer, certifique-se de que o arquivo de estatística contém apenas um objeto, e que esse objeto seja uma matriz ou um data frame. Arquivos R podem conter objetos ocultos em algo que aparenta ser uma área de trabalho limpa. Para verificar se há objetos escondidos, execute ls(environment(), all.names=TRUE) no RStudio.

  • Você pode alterar a codificação de caracteres para um arquivo de estatística. Para obter mais informações, consulte Alterar a codificação de caracteres para os arquivos de estatística.

Suporte a formato e a objeto de arquivo de dados R

Arquivos de dados R devem conter apenas um dos seguintes tipos de objetos:

  • Matrizes bidimensionais

  • Vetores

  • Fatores

  • Quadros de dados

Observe que, se o arquivo de dados R contiver mais de um objeto, o Tableau se conectará ao primeiro.

O Tableau é compatível com arquivos de dados R que usam formato binário.

O Tableau Desktop não é compatível com arquivos no formato ASCIII. Se você tentar usar um arquivo .rdata ou .rda com formato ASCII, verá um erro dizendo: "Incapaz de ler a tabela a partir do arquivo'' '[TableauTemp].[filename.rdata]' não existe". Nesse caso, você pode usar o RStudio para salvar o arquivo em um formato binário, da seguinte maneira:

  1. Baixe RStudio se você ainda não tiver.
  2. Abra o arquivo de dados R no RStudio. Você deve ver o objeto de dados na janela de ambiente global no canto superior direito.
  3. Salve o objeto em um novo arquivo com a função "save()" da seguinte maneira:

    save(<objectName>,file="<filename>",ascii=FALSE)

    Em que:<objectName> é o seu objeto de dados,<filename> é o nome do seu novo arquivo e “FALSE" diferencia maiúsculas de minúsculas

    Dica: para ver rapidamente a documentação dessa função, digite “?save" no prompt de comando.

O Tableau Desktop não dá suporte a arquivos compactados. Primeiro é preciso descompactar os arquivos com outro programa, como Gzip ou WinZip, antes de conectar ao Tableau.

Alterar codificação de caractere para um arquivo estatístico

O Tableau lê os dados em um arquivo de estatística (por exemplo, um arquivo SAS ou R) baseado na codificação de caracteres do arquivo ou em informações em um arquivo de entrada. Os arquivos R geralmente usam codificação de caracteres do sistema operacional, comparado com os arquivos de SAS e SPSS, que incluem as informações de codificação de caracteres no arquivo. Às vezes, você pode precisar especificar uma codificação diferente. Por exemplo, se um colega envia a você um arquivo estatístico com codificação de caracteres em grego, você deverá especificar um conjunto de caracteres em grego para usar o arquivo com o Tableau. Se você precisar usar um conjunto de caracteres diferente ao ler um arquivo de estatística, poderá criar um arquivo de personalização de fonte de dados do Tableau (TDC) e especificar a codificação que deve ser usada.

Criar o arquivo TDC

Um arquivo .tdc é um arquivo XML que se aplica a uma única fonte de dados e contém informações do nome do fornecedor e do driver do provedor de fonte de dados. Para o conector de arquivos de estatística, o nome do fornecedor e do driver é stat-direct.

Para criar um arquivo TDC:

  1. Abra um editor de texto simples, como, por exemplo, o Bloco de Notas.

  2. Copie as informações da amostra fornecida abaixo, cole-as no arquivo de texto e especifique o valor source-charset. (Para uma lista de codificações, consulte Codificações definidas pelo usuário suportadas pelo conector do arquivo de estatística.)

  3. Salve o arquivo com uma extensão .tdc - por exemplo, r-statsfile.tdc - e coloque na pasta Meu repositório do Tableau\Datasources.

Arquivo TDC de amostra define o valor de source-charset

O arquivo TDC de exemplo a seguir define o valor de source-charset como shift-jis para uma fonte de dados de arquivo de estatística.

<connection-customization class='stat-direct' enabled='true' version='10.0'>
<vendor name='stat-direct' />
<driver name='stat-direct' />
  <customizations>
    <customization name='source-charset' value='shift-jis' />
  </customizations>
</connection-customization>

Importante: os arquivos TDC podem ser utilizados para personalizar a funcionalidade de uma conexão ou para diagnosticar e resolver problemas relacionados à conexão com seus dados. O Tableau não consegue testar exaustivamente todas as possíveis modificações que você pode fazer com esses arquivos. Criar e usar arquivos TDC requer edição manual e é crucial testá-los completamente antes de implantá-los em um ambiente de produção.

Sobre arquivos .ttde e .hhyper

Você observará arquivos .ttde ou .hhyper ao navegar pelo diretório do computador. Ao criar uma fonte de dados do Tableau que se conecta aos seus dados, o Tableau cria um arquivo .ttde ou.hhyper. Esse arquivo, também conhecido como uma extração clandestina, é usado para ajudar a melhorar a velocidade dos carregamentos de fontes de dados no Tableau Desktop. Embora uma extração clandestina contenha dados subjacentes e outras informações semelhantes à extração do Tableau padrão, ela é salva em um formato diferente e não pode ser usada para recuperar seus dados.

Observação: os arquivos .tde não são mais compatíveis com versões do Tableau posteriores a 2024.2. Todas as extrações estão agora no formato .hyper.

 

Consulte também