Microsoft SQL Server
Este artigo descreve como conectar o Tableau a um banco de dados do Microsoft SQL Server e configurar a fonte de dados.
Observação: use o conector Microsoft SQL Server para conectar-se ao Parallel Data Warehouse (PDW) do Microsoft SQL Server, ao Microsoft Azure Synapse Analytics (antigo Azure SQL Data Warehouse) ou ao Banco de dados do Microsoft Azure SQL.
Antes de começar
Antes de começar, colete estas informações de conexão:
- Nome do servidor ao qual deseja se conectar
- (Opcional) Número da porta se você deseja se conectar a uma porta não padrão
- (Opcional) Insira um nome de banco de dados se desejar se conectar a um banco de dados contido.
- Método de autenticação: autenticação do Windows ou nome de usuário e senha
- Você está se conectando a um servidor SSL?
- Deseja definir o nível de isolamento do banco de dados para ler dados não confirmados?
- (Opcional) Instrução de SQL Inicial para execução sempre que o Tableau se conecta
Driver necessário
Este conector exige um driver para se comunicar com o banco de dados. Se o driver não estiver instalado no computador, o Tableau exibirá uma mensagem na caixa de diálogo de conexão com um link para a página Download do driver(O link abre em nova janela), na qual é possível encontrar links para o driver e instruções de instalação.
Fazer a conexão e configurar a fonte de dados
Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione Microsoft SQL Server. Para obter uma lista completa de conexões de dados, selecione Mais em A um servidor. Em seguida, execute estes procedimentos:
Digite o nome do servidor ao qual você deseja se conectar.
Para se conectar a uma porta não padrão, use o formato
<server name>, <port number>
ao entrar no nome do servidor. Por exemplo,ExampleServer, 8055
.(Opcional) Insira um nome de banco de dados se desejar se conectar a um banco de dados contido.
Selecione como você deseja se conectar ao servidor. Especifique o que deve ser usado: a autenticação do Windows ou um nome de usuário e senha específicos. Se o servidor estiver protegido por senha e você não estiver em um ambiente do Kerberos, insira o nome de usuário e a senha.
Marque a caixa de seleção Exigir SSL para conectar-se a um servidor SSL.
Especifique se você deseja Ler dados não confirmados. Essa opção permite que o Tableau seja executado no nível de isolamento não comprometido. Consultas longas de outras transações, inclusive atualizações de extrações, podem bloquear o banco de dados e atrasar transações do Tableau. Selecione essa opção para permitir que as consultas leiam linhas que foram modificadas por outras transações, mesmo quando ainda não tiverem sido confirmadas. Quando essa opção é desmarcada, o Tableau usa o nível de isolamento padrão especificado pelo banco de dados.
(Opcional) Selecione SQL inicial para especificar um comando SQL a ser executado no início de cada conexão quando você abre a pasta de trabalho, atualiza uma extração, faz logon no Tableau Server ou publica no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Executar o SQL inicial.
Selecione Fazer logon.
Se o Tableau não conseguir fazer a conexão, verifique se as suas credenciais estão corretas. Se ainda assim não conseguir se conectar, seu computador está enfrentando problemas para localizar o servidor. Entre em contato com o administrador de rede ou de banco de dados para obter assistência.
Na página da fonte de dados, faça o seguinte:
(Opcional) Selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau. Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.
Na lista suspensa Banco de dados, selecione um banco de dados ou use a caixa de texto para pesquisá-lo pelo nome.
Em Tabela, selecione uma tabela ou use a caixa de texto para procurar uma tabela pelo nome.
Você também pode especificar um procedimento armazenado no banco de dados. Para obter mais informações sobre procedimentos armazenados, como uma lista de restrições específicas para bancos de dados do SQL Server, consulte Usar um procedimento armazenado.
Arraste a tabela ou o procedimento armazenado para a tela e selecione a guia da planilha para iniciar sua análise.
Use SQL personalizado para se conectar a uma consulta específica em vez de à fonte de dados inteira. Para obter mais informações, consulte Conectar a uma consulta de SQL personalizado.É possível usar o SQL personalizado para executar análise espacial avançada em colunas espaciais no Microsoft SQL Server. Para obter mais informações, consulte Usar SQL personalizado e RAWSQL para executar a análise espacial avançada
Observação:O Tableau Desktop não suporta o tipo de dados TIME do Microsoft SQL Server. Os campos desse tipo de dados não são importados e não aparecem no Tableau Desktop. Se incluso no procedimento de armazenamento, os campos do tipo de dados TIME não serão exibidos no Tableau Desktop. Para obter mais informações, consulte Usar um procedimento armazenado.
Fazer logon em um Mac
Se você usa o Tableau Desktop em um Mac, quando inserir o nome de servidor com o qual se conectar, use um nome de domínio totalmente qualificado, como mydb.test.example.lan, em vez de um nome de domínio relativo, como mydb ou mydb.test.
Como alternativa, é possível adicionar o domínio à lista de Domínios de Pesquisa no computador Mac para que, quando você se conectar, seja necessário fornecer apenas um nome de servidor. Para atualizar a lista de Domínios de Pesquisa, vá para Preferências do Sistema > Rede > Avançado e depois abra a guia DNS.
Conectando-se a clusters de alta disponibilidade
Em uma conexão com um servidor SQL que faz parte de um cluster de alta disponibilidade, pode ser útil personalizar a conexão para usar o parâmetro MultiSubnetFailover
. Se uma conexão for perdida, esse parâmetro pode permitir que sua conexão seja restabelecida mais rapidamente, tentando se conectar a todos os endereços IP especificados para o servidor em paralelo até que uma conexão seja feita.
Para fazer isso, crie um arquivo TDC (ou atualize seu arquivo TDC existente) para personalizar a cadeia de caracteres de conexão e as personalizações extras do ODBC usadas. Será necessário incluir a seguinte personalização:
<customization name='odbc-connect-string-extras' value='MultiSubnetFailover=yes;' />
Para obter mais informações sobre como configurar esta opção para sua conexão com o SQL Server, consulte Personalizar a sequência de conexão para conectores nativos e Personalizar e ajustar uma conexão.
Para saber mais sobre como otimizar sua conexão com clusters de alta disponibilidade, consulte Suporte do SQL Server para alta disponibilidade e recuperação de desastres.
Observação: no uso de personalizações extras do ODBC no Tableau Server, os parâmetros (neste caso, MultiSubnetFailover
) deve ser adicionado à lista de permissões de extras do ODBC. Para obter instruções, consulte Personalizar a sequência de conexão para conectores nativos. O Tableau Cloud já aceita essa propriedade de driver ao publicar uma pasta de trabalho que inclui um TDC do Tableau Desktop.
Resolver "Planilha indisponível"
Ao abrir uma pasta de trabalho, poderá ver uma mensagem de erro “Planilha não disponível” e, quando você seleciona Editar conexão, será solicitado a fornecer as credenciais de logon. Este erro normalmente aparece nas seguintes circunstâncias:
Você não tem acesso a uma conexão de dados usada na pasta de trabalho.
Suas credenciais são inválidas, por exemplo, sua senha expirou.
Para solucionar isso, verifique se as suas credenciais de logon estão corretas. Se estiverem, entre em contato com o administrador do Tableau para perguntar sobre o acesso à conexão de dados.
Consulte também
- Configurar fontes de dados – Adicione mais dados a esta fonte de dados ou prepare os dados antes de analisá-los.
- Criar gráficos e analisar dados – Inicie a análise de dados.