Este tópico descreve como conectar o Tableau a um banco de dados do Microsoft Analysis Services e configurar a fonte de dados.

Antes de começar

Antes de começar, colete estas informações de conexão:

  • Para um arquivo de cubo remoto: nome do servidor ou URL se estiver se conectando ao servidor usando HTTP

  • Para um arquivo de cubo local: nome do arquivo

  • Método de autenticação: autenticação do Windows ou nome de usuário e senha

Use este conector com o Tableau Desktop em um computador com Windows.

Driver necessário

Este conector exige um driver para se comunicar com o banco de dados. Você talvez já tenha esse driver instalado no computador. Se o driver não estiver instalado no computador, o Tableau exibirá uma mensagem na caixa de diálogo de conexão com um link para a página Download do driver(O link abre em nova janela), na qual é possível encontrar links para o driver e instruções de instalação.

Fazer a conexão e configurar a fonte de dados

  1. Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione Microsoft Analysis Services. Para obter uma lista completa de conexões de dados, selecione Mais em A um servidor. Em seguida, execute estes procedimentos:

    1. Selecione se você deve se conectar a um arquivo de cubo remoto em um servidor ou em um arquivo de cubo local.

      Para se conectar a um arquivo de cubo remoto, selecione Servidor e insira o nome do servidor na caixa de texto. Se você estiver se conectando ao servidor por HTTP, poderá digitar a URL como o nome do servidor.

      Para se conectar a um arquivo de cubo local, selecione Arquivo de cubo local e Procurar para navegar até o arquivo de cubo no seu computador.

    2. Selecione como você deseja se conectar ao servidor. Especifique o que deve ser usado: a autenticação do Windows ou um nome de usuário e senha específicos. Se o cubo estiver protegido por senha, e não estiver em um ambiente do Kerberos, digite o nome de usuário e senha.

      Especifique o que deve ser usado: a autenticação do Windows ou um nome de usuário e senha específicos.

    3. Selecione Fazer logon.

      Se o Tableau não conseguir fazer a conexão, verifique se as suas credenciais estão corretas. Se ainda assim não conseguir se conectar, seu computador está enfrentando problemas para localizar o servidor. Entre em contato com o administrador de banco de dados ou de rede.

  2. Na página da fonte de dados, faça o seguinte:

    1. (Opcional) Selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau. Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.

    2. Selecione um banco de dados.

    3. Selecione um cubo no banco de dados.

    4. Selecione a guia de planilha para iniciar a sua análise.

Medidas e dimensões incompatíveis

Ao criar exibições no Tableau usando um cubo do Microsoft Analysis Services, alguns campos serão destacados em cinza ou um símbolo de aviso surgirá em um campo na exibição com a mensagem: "Esta medida é incompatível com uma ou mais dimensões nesta exibição". Isso ocorre porque é possível ter medidas e dimensões que não fazem muito sentido quando colocadas juntas na exibição. Por exemplo, você pode ter uma medida para Cota de vendas. Não fará sentido colocar essa medida em uma dimensão que contenha produtos se os produtos não tiverem cotas de vendas.

O Tableau ajuda a calcular as dimensões e as medidas que podem ser usadas juntas de formas significativas destacando dimensões e medidas não relacionadas em cinza. Assim, no último exemplo, ao colocarmos Cota de vendas em uma divisória, as dimensões de produtos serão destacadas em cinza. As dimensões destacadas não são desabilitadas e ainda podem ser adicionadas à exibição. Quando você adiciona uma medida incompatível à exibição, a medida é marcada com um símbolo de cuidado. Para mais informações sobre como trabalhar com cubos, consulte Fontes de dados de cubo.

 

Consulte também

Agradecemos seu feedback!