Google Analytics 4
Observação: o Tableau cumpre a Política de dados do usuário de serviços de API do Google e os Requisitos de uso limitado ao usar ou transferir informações de APIs do Google para outros aplicativos.
Este artigo descreve como conectar o Tableau ao Google Analytics 4 e configurar a fonte de dados.
Antes de começar, colete estas informações de conexão:
Endereço de e-mail e senha do Google Analytics
Recomendação
Configurar um cliente OAuth personalizado para usar as políticas de TI da sua empresa
Você pode controlar totalmente sua configuração OAuth de acordo com suas próprias políticas de TI com um cliente OAuth personalizado. A opção de usar seu próprio cliente OAuth faz com que você não fique preso aos ciclos de lançamento do Tableau e à agenda de rotação do cliente OAuth do Tableau. Para obter informações sobre como configurar seu próprio cliente OAuth, consulte Configurar OAuth personalizado para um site.
- Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione Google Analytics 4 na lista de Conectores adicionais.
- Selecione Instalar e reiniciar o Tableau para instalar o conector.
- Após a reinicialização do Tableau, em Conectar, selecione Google Analytics 4 na lista de Conectores instalados.
- Entre com seu endereço de e-mail e sua senha do Google.
- Marque a caixa de permissão para permitir que o Tableau acesse e baixe seus dados do Google Analytics.
- Siga as etapas na janela de diálogo do Google Analytics 4 para concluir a conexão.
- Selecione uma Conta e Propriedade.
- Em Intervalo de datas, selecione um intervalo de datas padrão ou datas específicas.
- Adicione dimensões e métricas (medidas).
Observação: algumas dimensões e medidas não podem ser usadas juntas. Para obter mais informações, consulte Guia de referência de dimensões e métricas no site de desenvolvedores do Google.
- Revise seus atributos de conexão e selecione Conectar.
O intervalo de datas pode ser datas de início e término fixas, relativas a uma data de início fixa ou relativas à data de atualização (ou seja, a data atual em que a conexão é criada ou atualizada).
- (Opcional) Na página Fonte de dados, selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau.
Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.
- Selecione a guia Planilha para iniciar sua análise. Depois de selecionar a guia de planilha, o Tableau importa os dados criando uma extração.
Observação: o Tableau só é compatível com extrações do Google Analytics 4. Você pode atualizar os dados atualizando a extração. Para obter mais informações, consulte Extrair seus dados.
Solucionar problemas do Google Analytics 4
Tipos de relatórios
O conector do Google Analytics 4 depende dos recursos básicos de relatórios principais da API de dados do Google Analytics. Relatórios de coorte, dinâmicos, em tempo real e de funil não são compatíveis no momento.
Cotas
O uso do conector do Google Analytics 4 está sujeito às cotas da API de dados do Google Analytics na categoria de cota principal. Detalhes adicionais podem ser encontrados no Guia da API de dados do Google Analytics.
Consulte também
- Configurar fontes de dados – Adicione mais dados a esta fonte de dados ou prepare os dados antes de analisá-los.
- Criar gráficos e analisar dados – Inicie a análise de dados.
5 dicas para obter mais do Google Analytics(O link abre em nova janela) - leia o whitepaper do Tableau (é necessário fazer o registro ou logon).