Práticas recomendadas para painéis eficazes

Um painel bem projetado pode alinhar os esforços da sua organização, ajuda a descobrir informações importantes e acelear o processo e tomada de decisões. Use este tópico para obter dicas sobre práticas recomendadas para criar painéis eficazes no Tableau.

Qual o seu objetivo?

Conhecer seu objetivo e seu público-alvo

As melhores visualizações têm um objetivo claro e funcionam para o público-alvo pretendido. O que você está tentando dizer com esse painel? Está apresentando uma conclusão ou uma pergunta importante?

Além de saber o que está tentando dizer, é importante saber para quem está dizendo. Seu público-alvo conhece muito bem o assunto ou isso será novidade para eles? Que tipos de dicas eles precisarão? Considerar essas perguntas antes de seguir para a fase de design pode ajudá-lo a criar um painel bem-sucedido.

Aproveitar o local mais visualizado

A maioria dos visualizadores visualizam conteúdo na Web pela parte superior esquerda de uma página da Web. Depois de conhecer o principal objetivo do painel, certifique-se de colocar sua exibição mais importante, de modo que ela ocupe o canto superior esquerdo do painel. No painel abaixo, o autor decidiu que a visualização de mapa contém a mensagem importante.

Projete para o mundo real

Autor no tamanho final da exibição

Por padrão, os painéis do Tableau são definidos para usar um tamanho fixo e, se você mantiver essa configuração, lembre-se de criar a sua visualização no tamanho que ela será visualizada. Também é possível definir Tamanho como Automático, fazendo com que o Tableau se adapte automaticamente às dimensões gerais de uma visualização baseada no tamanho da tela. Isso significa que, se você projetar um painel com 1300 x 700 pixels, o Tableau o redimensionará para telas menores e, às vezes, isso resulta em exibições desorganizadas ou barras de rolagem. O recurso de dimensionamento Intervalo é útil para evitar isso.

Se você estiver usando o Tableau Desktop para criar painéis, também pode criar layouts para dispositivo específicos. Por exemplo, para que o painel contenha um conjunto de exibições e objetos em tablets e mostre outro conjunto em celulares. Consulte Criar layouts de painel para tipos de dispositivo diferentes, para obter as etapas.

Limitar o número de exibições

Em geral, é uma boa ideia limitar o número de exibições incluídas no painel para duas ou três. Se você adicionar exibições demais, a clareza visual e o objetivo geral podem se perder nos detalhes. Se descobrir que o escopo de sua história precisa ser maior do que duas ou três exibições, sempre é possível criar mais painéis.

Exibições demais também podem interferir no desempenho do painel depois da publicação. Consulte Tornar as visualizações mais rápidas para obter mais detalhes sobre desempenho.


Clique na imagem para reproduzi-la.

Seja consciente sobre segurança

Um painel pode incluir mais do que apenas exibições, ele pode incluir objetos, como páginas da Web incorporadas. Se optar por incluir objetos de página da Web no painel, veja algumas dicas para ter em mente:

  • HTTPS: quando você adiciona um objeto de página da Web ao painel, recebe uma solicitação para especificar uma URL. É uma prática recomendada usar HTTPS (https://) em sua URL. Isso assegura que a conexão de seu painel com a página da Web seja criptografada. Além disso, se o Tableau Server estiver executando HTTPS e usar HTTP na URL, os navegadores de seus usuários não conseguirão exibir a página da Web para qual a URL aponta. Se não especificar um protocolo, será estabelecido o HTTP.
  • Plug-ins: se o objeto de página da Web exigir um plug-in, como o Adobe Flash, esse plug-in deve ser instalado no computador que executa o Tableau. O componente do Tableau que trata os plug-ins requer que o Safari também esteja instalado.
  • Opções de segurança das exibições na Web (somente Tableau Desktop): é possível controlar quando um objeto de página da Web tem JavaScript e plug-ins habilitados, entre outras coisas. Para ajustá-los, selecione Ajuda > Configurações e desempenho > Segurança de exibição da Web para painéis e, em seguida, desmarque uma ou mais das opções listadas abaixo:
    • Habilitar JavaScript. Habilita o suporte a JavaScript na exibição da Web. Se você desmarcar essa opção, algumas páginas da Web que requerem JavaScript poderão não funcionar corretamente no painel.

    • Habilitar plug-ins. Habilita qualquer plug-in utilizado pela página da Web, como Adobe Flash ou Quick Time Player.

    • Bloquear pop-ups. Quando selecionada, bloqueia pop-ups.

    • Habilitar ações de foco de URL. Habilita as ações de foco de URL. Para obter mais informações, consulte Ações de URL.

    Observação: qualquer alteração às opções de segurança será aplicada a todos os objetos de página da Web na sua pasta de trabalho, inclusive novos objetos de página da Web criados e todas as pastas de trabalho subsequentes que forem abertos no Tableau Desktop. Para ver as alterações, talvez seja necessário salvar e reabrir a pasta de trabalho.

Adicionar interatividade para estimular a exploração

Mostrar filtros

Os filtros ajudam os usuários a especificar quais dados são mostrados na exibição.

Para ativar filtros em um campo:

  • No Tableau Desktop — Clique com o botão direito do mouse no campo na Janela de dados e selecione Mostrar filtro.

  • No Tableau Server ou Tableau Online — Na barra de ferramentas, clique em Mostrar/ocultar cartões > Filtros.

É possível personalizar cada filtro para tipos diferentes de dados. Por exemplo, é possível mostrar filtros rápidos como caixas de seleção de múltipla escolha, botões de opção para seleção única, listas suspensas etc. Inclua o botão de pesquisa, a opção de mostrar todos os campos, os controles nulos e muito mais. Além disso, edite o título do filtro para dar aos visualizadores instruções claras quanto à interação com os dados.

Habilitar destaque

Use o botão Destaque na barra de ferramentas para configurar o destaque entre as exibições. Quando o destaque estiver ativado, uma seleção em uma exibição destacará os dados relacionados nas outras exibições. É possível ativá-lo para todos os campos ou selecionar campos específicos. Para obter informações sobre os diferentes métodos que podem ser usados para destacar os dados, consulte Ações de destaque.

Disponibilize um destacador que permite aos seus clientes destacar as partes de uma exibição com base no que eles inserem ou selecionam.

Para exibir os destacadores:

  1. Vá para a planilha onde está a exibição (ou selecione Ir para planilha no painel).

  2. Clique com o botão direito do mouse no campo que deseja destacar e escolha Mostrar destacador:

    No destacador, seus usuários poderão selecionar ou inserir termos para destacar os dados na exibição:

Economizar tempo

Usar o comando Ir para a planilha

As exibições em um painel estão conectadas às planilhas que elas representam. O Tableau oferece menus de atalho para ajudá-lo a cumprir rapidamente as tarefas básicas, como sair do painel no qual está trabalhando na exibição original, onde é possível fazer outras ações.

Para ir para uma planilha:

  1. No painel, selecione a exibição que deseja acessar.

  2. Selecione Ir para a planilha.

Ocultar planilhas conforme prossegue

Quando estiver trabalhando com um grande número de planilhas para criar painéis, conforme termina um painel, é possível ocultar as planilhas que foram para o painel. Isso pode tornar sua planilha mais fácil de navegar.

Para ocultar as planilhas de um painel, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control, no Mac) na guia do painel, na parte inferior da pasta de trabalho, e selecione Ocultar todas as planilhas.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.